domingo, 17 de outubro de 2010

[Dica]Últimos drivers da ATI/AMD e NVIDIA no Ubuntu

Instale os drivers proprietários da ATI/AMD e NVIDIA, e tire o melhor rendimento da sua placa gráfica

Como instalar os últimos drivers proprietários da sua placa gráfica ATI, para tirar o melhor rendimento da mesma nos jogos?

As distribuições Linux e as placas gráficas nunca tiveram a melhor relação, mas nos últimos tempos o suporte a nível de placas gráficas tem crescido nas diversas distribuições Linux, especialmente no Ubuntu.

ubuntu_ati_nvidia

Como sabemos, a maioria das distribuição Linux trazem por norma uma versão mais antiga, mas testada, dos drivers proprietários das gráficas mais recentes. Hoje deixo-vos os passos necessários para os utilizadores que possuam placas gráficas da ATI/AMD e NVIDIA, e que pretendam ter os drivers das mesmas sempre actualizado.

Para instalar os últimos drivers da NVIDIA
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates sudo apt-get update sudo apt-get install nvidia-current nvidia-current-modaliases nvidia-settings
Para instalar os últimos drivers da ATI/AMD
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates sudo apt-get update sudo apt-get install fglrx

Para quem já tem uma versão proprietária mais antiga dos drivers para ATI/AMD ou NVIA, pode proceder simplesmente a sua actualização através dos seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates sudo apt-get update sudo apt-get upgrade

No final basta fazer 'restart' à máquina para que os novos drivers sejam carregados correctamente.

Nota: Esta é uma alteração importante que se realiza ao nível do sistema e nesse sentido é importante que o utilizador tenha bons conhecimentos de Linux para resolver possíveis problemas que possa suceder aquando da actualização do drivers da gráfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário