CAM: Gravação efectuada a partir de uma câmara de vídeo rudimentar.
O áudio é obtido a partir do som ambiente da sala de cinema.
Qualidade de imagem: muito má a razoável.
Qualidade de som: muito má a regular.
TELESYNC (TS): Este formato é semelhante ao do formato anterior (CAM), a diferença está no audio que é obtido directamente a partir da sua fonte, fontes estas de conectores de audio especial para surdos.
O sistema principal de som da sala vai desde stereo até 6.1 canais.
Qualidade de imagens: muito má a razoável.
Qualidade de som: regula a boa.
TELECINE (TC): É uma cópia digital directa dos rolos ou cartuchos do filme (as que são projectadas nas salas de cinema).
Não são muito comuns pois os custos deste equipamento são muito elevados.
Nesta conversão geralmente podemos obter a qualidade de cópia VHS que todos nós conhecemos dos vídeo-clubes (pelo menos os antigos vídeo-clubes)
Não é uma gravação dentro da sala de cinema.
Imagem: boa a muito boa.
Som: bom a muito bom.
SCREENER (SCR): Fita VHS para uso promocional, dirigida a críticos de cinema ou membros da Academia de Oscars. São apresentadas mensagens em rodapé (geralmente) da distribuidora ou cenas em blanco e preto.
Qualidade de imagem: VHS.
Qualidade de som: VHS.
Não confundir com os conversores espanhóis que erradamente colocam por Screeners, que são gravações da sala de cinema, isso corresponderá a CAM ou Telesync.
R5: vídeo obtido de um DVD retail de qualidade razoável, muitas vezes este dvd não trás áudio em inglês, e os grupos de conversão são obrigados a colocar áudio em inglês de telesync incorporado no vídeo. Quando o áudio é de telesync se marca a release com a palavra "LiNE".
Imagem: DVD. (desde 50% qualidade razoável de um DVD Retail Zona 1, 2 ó 4)
Som: DVD. (se a release for somente marcada como R5), TeleSync (se a release for marcada como R5 e mais LiNE).
DVD-SCREENER (DVDscr): Idem que o anterior para DVD's.
Imagem: DVD.
Som: DVD.
Não confundir com "DvdScreeners" de webs espanholas (como elitedivx) onde as suas cópias têm o com gravado do cinema, montado sobre a imagem do Dvd americano, japones ou do pais que sai... esse conceito de Screener está errado por parte deles.
Um SCREENER, saído de VHS ou DVD, é uma cópia de alta qualidade.
DVDRip: cópia de DVD comercial em tamanho reduzido.
Formatos comuns: XviD e SVCD.
Qualidade: quase DVD.
Não confundir com DVD-R, o qual é uma cópia exacta do DVD (4,7 Gb).
WORKPRINT: Montagem não finalizada, isto porque faltam algumas cenas, som ou efeitos especiais. Um exemplo é da versão The.Hulk.Workprint, grupo: SMF. Parece ser uma cópia de um VHS e com um contador de fotogramas fixada na própria imagem do filme.
VHS-Rip: Cópia de um VHS que não saiu em DVD ou que não foi descatalogado.
Qualidade VHS.
xxx SUB: O filme tem legendas incorporadas em linguagem xxx.
Também pode aparecer em vez de SUB vir em SUBBED.
yyy DUB: A lingua do filme não é original, é dobrada no idioma yyy.
Também pode aparecer em vez de SUB vir em DUBBED.
Assim, num titulo pode dizer-se por exemplo "Dragon.Ball.Z.Cap.32.Eng-Dubbed.Sp-Subbed."
WS = Widescreen: dimensões originais em que se gravou o filme, com bandas negras quando vemos no televisor.
FS = Fullscreen: a tela completa (sem bandas negras). Os filmes WS costumam sair no mercado em versiões WS e FS. Conforme o gosto do usuário, escolherá o formato original WS ou FS.
TVRip: Gravado de uma emissão de TV analógica.
PDTV ó SatRip: Captura de uma emisão digital (por satélite).
Qualidade: quase DVD.
HDTV: Captura de uma emissão digital de alta definição.
Qualidade: melhor que um DVD, 1920x1080 pixeles.
LD-rip: Gravado de LaserDisc.
Imagem: muito boa.
Som: muito bom.
Exemplo: as cópias originais de Star Wars, trilogia clássica.
REPACK: Se um grupo que sacou uma série ou filme com algumas falhas, sacam uma nova versão que chamamos REPACK.
NUKED: Não aprovada. Versão que não cumpre as regras de 'ripar' que vários grupos tinham acordado entre si na hora de gravar um vídeo.
Normas: TDX.
Há muitas razões, as mais típicas são:
** BAD A/R **:: BAD ASPECT RATIO. Relacionado com aspecto erróneo. A imagem é mais alta ou mais estreita do q deveria de ser.
** BAD IVTC **:: Telecine Inverso erróneo. Uma das normas é que se o DVD é de 29.97fps, tem
que realizar o processo "inverse telecine" para fica somenteem 23.976fps (24 fps) que é o mínimo apropriado para o olho humano.
PROPER: Devido às normas, o primeiro que saque um filme (normalamente CAM ou Telesync) ganha a carreira e ninguêm mais pode publicar esse mesmo filme. Mas se a qualidade da primeira publicação é má, outro grupo tem permissão de publicar o mesmo filme com uma versão "apropriada" (proper). Uma razão para sacar essa versão PROPER tem que ser incluída no NFO.
LIMITED: Um filme "limited" significa que foi visto em menos de 250 cinemas nos Estados Unidos.
INTERNAL: Distribuem-se de forma "interna" por vários motivos.
Normalmente é para recuperar vídeos ripados em DVD (a dizer, que o filme está e foi duplicados ao mesmo tempo), ou quando a fonte é uma gravação de má qualidade e não querem que seja 'nuked'. Os 'Internal' não se rigem pelas normas anteriores de qualidade (se é 'Internal', podes colocar aí qualquer lixo).
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EXTRA
Existem
vários tipos de formatos de vídeo analógico e digital. Uma das principais diferenças entre os dois está na qualidade das imagens. Nas analógicas, a quantidade de linhas de resolução digital chega a 400, enquanto nas digitais chega a 520.
Além disso, no processo analógico, a cada cópia perde-se um pouco da qualidade das imagens, o que não acontece com o processo digital, que transfere todos os bytes com as informações necessárias do original.
Veja os tipos de formatos.
Analógicos
VHS
O VHS padrão é o formato de vídeo analógico utilizado pela maior parte dos modelos de videocassetes (VCR). A principal vantagem é que, logo após a filmagem, você pode tirar a fita colocá-la no videocassete para ver o que foi gravado. Elas guardam entre 60 a 90 minutos de imagens. A
desvantagem está no tamanho da fita, que obriga as câmaras a serem grandes. Além disso, a resolução da imagem é de 230 a 250 linhas horizontais.
VHS-C
É o mesmo tipo de do VHS padrão só que em fitas mais compactas, o que permite que as filmadoras sejam um pouco menores. A desvantagem é que o tamanho menor da fita também reduz o tempo de gravação, que cai de 30 a 45 minutos de vídeo. É possível chegar a 60 ou 90 minutos no modo extendido, mas com perda de qualidade.
Super VHS
As câmaras Super VHS são do mesmo tamanho das VHS padrão, com a diferença de oferecer mais qualidade, pois conseguem atingir entre 380 e 400 linhas de resolução. A desvantagem é que as fitas Super VHS não podem ser reproduzidas nos aparelhos de vídeo-cassete VHS —mas você pode utilizar a própria câmara ligada directamente à TV para assistir aos vídeos.
Super VHS-C
É da mesma maneira mais compacta, como as do tipo VHS-C, só que com mais qualidade.
8 mm
As câmaras 8 mm utilizam fitas do tamanho de fitas cassetes de áudio e são bem mais compactas que os outros tipos. A qualidade de imagem é um pouco superior ao VHS. Como o Super VHS, Precisa de utilizar a câmara como vídeo-cassete.
Hi-8
Estas câmaras são bem similares às 8 mm, só que com muito mais qualidade, atingindo 400 linhas de resolução horizontal.
Digitais
Mini DV
As câmeras do formato Mini DV são muito compactas e cabem na palma da mão. Elas têm qualidade de imagem superior às analógicas chegando, a 520 linhas de resolução horizontal. Podem ser conectadas aos computadores para a transferência de imagens e, além disso, tiram fotos como câmeras fotográficas digitais.
DVD
As filmadoras no formato DVD estão começando a se popularizar no mercado. São compactas como as Mini DV, e a diferença está na utilização de mídias de DVD para gravar os filmes.
HDD
Compactas da mesma maneira que os outros modelos, só que utilizam um disco rígido para gravar as imagens.
Para mais formatos podem consultar AKI
quinta-feira, 14 de maio de 2009
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