quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[Dica] Como activar/desactivar a conta Administrador no Windows 8.1

Os pressupostos de segurança indicam que devemos usar a conta de administração o mínimo possível, para que possamos estar protegidos. O Windows 8.1 segue essa linha e tem por omissão esta conta desactivada.
Mas porque por vezes necessitamos de a usar, podemos colocá-la disponível de forma manual, garantindo assim que apenas pode ser usada quando queremos.
Hoje vamos mostrar como podemos activar e desactivar essa conta, usando um simples comando de DOS.
admin_win_8_1_0


A utilização de uma conta de administrador, ou uma que tenha estas permissões, é desaconselhada em qualquer sistema operativo. É a forma mais simples e rápida de podermos ter a nossa máquina comprometida e exposta a problemas.
Por essa razão o Windows tem a conta de administrador desabilitada, devendo o utilizador activá-la apenas quando realmente necessita, quer seja para efectuar alterações no sistema operativo ou para instalar software.
É uma situação pouco cómoda para os utilizadores mais exigentes, mas o retorno de segurança que nos traz compensa de sobremaneira esta situação.
Mas activar ou desactivar a conta de administrador num Windows 8.1 é uma tarefa simples e que requer apenas um comando de DOS.
Hoje vamos explicar como podem activar ou desactivar esta conta, de forma simples e muito rápida.

Activar/desactivar a conta Administrador no Windows 8.1

O processo de activação e de desactivação da conta de administrador no Windows pressupõe que tenham acesso a uma conta já com permissões de administrador, pois os comandos que vão executar requerem essas permissões.
Comecem por chamar uma janela de DOS com permissões de Admin. Para isso devem escrever no Start Screen a palavra “cmd“.
Vai ser mostrado na Charm Bar as aplicações que correspondem a essa palavra. Entre elas deverá estar o Command Prompt.
admin_win_8_1_1
Para o chamarem com permissões de Admin devem clicar com o botão direito do rato em cima da aplicação e escolher a opção “Run as administrator“.
A janela que for aberta tem então essas permissões e está pronta para ser usada para activar ou desactivar a conta de Admin.
admin_win_8_1_2
Activar a conta de Administrador
O processo de activação da conta de Administrador passo pelo execução de um simples comando de DOS.
O comando deve ser copiado e colado na janela de DOS com permissões de administrador.
net user administrator /active:yes
admin_win_8_1_3
Depois de activarem a conta, caso acedam à interface de login do Windows, vão ser de imediato a presença de mais uma conta disponível.
Desactivar a conta de Administrador
Depois de realizarem todas as operações necessárias com essa conta, podem desabilitá-la para que estejam mais protegidos.
Para isso apenas necessitam de aceder ao terminal de DOS e copiar o comando que apresentamos abaixo.
net user administrator /active:no
admin_win_8_1_4
Após a sua execução a conta de Administrador fica de imediato bloqueada e sem possibilidade de acesso.
Este processo, como podem ver, é simples e rápido. Permite que evitem estar a usar contas com permissões de Administração e garante-vos uma segurança adicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário