domingo, 8 de dezembro de 2013

[Apps] Fora com as barras, adware e outros lixos? só com o Unchecky

Hoje em dia, com o advento do software gratuito, muitas das empresas optam por oferecer bons produtos mas nalguns casos com “presentes” envenenados como instaladores terceiros, adware , barras de ferramentas e outros lixos semelhantes. Ora para tentar alertar os utilizadores mais distraídos apresentamos o Unchecky.
Esta é uma ferramenta pequena mas inteligente cuja função é monitorização de eventuais instalações prejudiciais ou menos claras aos utilizadores e que pode ajudar a garantir que esse tipo de programas e afins não acaba mesmo instalado.
unchecky_01_pplware


O funcionamento não podia ser mais simples, mesmo estando em inglês. Uma vez executado o programa fica à «escuta» no sistema, sem ícone na bandeja de sistema e sem consumir demasiados recursos, de eventuais instaladores com adware. De forma automática desmarca caixas de ofertas não relacionados directamente com o software. unchecky_00_pplware
A verdade é que o programa pode ser considerado bastante discreto, garantindo quase a 100% não instalaremos uma desnecessária barra de ferramentas que não serve os nossos propósitos. Por outro lado, caso tenhamos mesmo a tentação de instalar aquela pesada barra de ferramentas podemos continuar a fazê-lo que o programa não se meterá no nosso caminho.
Contudo, quando falamos de outro tipo de software «extra» que se apresenta com instalador de «ACEITAR» nesse caso, tal como se vê na screenshot aqui apresentada em cima, seremos presentados com uma caixa de alerta que nos indica como proceder. Ao utilizador final fica sempre a responsabilidade de escolher ou não aceitar a instalação terceira.
Como referimos, pela sua simplicidade, o programa não oferece muito mais opções, pelo que não possui um motor directo de anti-spyware ou adware. Contudo, dos vários testes realizados a verdade é que o Unchecky conseguiu detectar tudo com sucesso.
Relembramos a todos os utilizadores que, apesar do elevado sucesso desta ferramenta e da sua respectiva utilidade no dia a dia, devem estar atentos e alertas para eventuais ameaças que possam decorrer das instalações. E não se iludam: nem sempre este tipo de programa terceiro vem a acompanhar  o software gratuito, acontecendo inclusive em software pago.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Unchecky 0.1.1
Homepage: RaMMicHaeL

Sem comentários:

Enviar um comentário