domingo, 8 de dezembro de 2013

[Apps] Proteja a saúde ocular com o F.Lux

A visão é, dos nossos cinco sentidos, talvez a mais importante. Podemos dizer que é aquele que permite obter uma maior, mais fácil e rápida percepção do mundo que nos rodeia. Diz a ciência que aproximadamente 80% das informações que nos chegam são-nos fornecidas pelos, pelo que zelar pela saúde ocular é muito importante.
Nesse sentido o F.lux apresenta-se como uma pequena ferramenta que pode ajustar automaticamente a temperatura de cor do ecrã do PC para tentar reduzir a tensão ocular. Diz a teoria que os monitores de computador são normalmente configurados para exibirem com maior intensidade uma luz mais azul e a verdade é que isso funciona bem durante o dia, contudo é demasiado brilhante para a visão nocturna sendo o objectivo da aplicação resolver esse mesmo problema.
f-lux-00-pplware



Para ajudar ao seu funcionamento, o F.lux usa a nossa geolocalização, a data e a hora do dia para descobrir o nascer e o pôr do sol, ajustando em seguida, de forma automática, a temperatura de cor do nosso monitor para um nível mais apropriado. Para ver um bom exemplo basta clicar no centro da aplicação, onde está uma circunferência que representa o sol, para de seguida podermos visualizar o efeito ao longo do dia conforme a altura do mesmo: cores mais quentes durante o dia e mais brilho laranja/amarelo à noite.
Ao clicar em Change Settings podemos personalizar ainda mais o programa para melhor atender às necessidades de cada um, definindo com mais precisão a nossa localização e decidir o quão rápido pretendemos a mudança de temperatura de cor a ocorrer. Recomenda-se uma mudança lenta – devido ao pouco impacto que vai causando ao longo do dia, mas cada utilizador poderá decidir por si mesmo.
f-lux-01-pplware
Podemos também ajustar a temperatura da cor que preferimos de dia e noite, mas a menos que tenhamos a extrema certeza daquilo que fazemos, o programador recomenda experimentar os padrões base da aplicação por um tempo e em primeiro lugar. A pré-visualização irá mostrar o que parece ser uma mudança muito radical mas, em parte, deve-se ao facto de o estarmos a ver rapidamente, ou seja, tudo num único momento do dia: a verdade é que funciona muito melhor ao longo do dia e na utilização dita normal (lenta).
A verdade é que F.lux não vai ser uma ferramenta ideal para todos os seus utilizadores. No entanto, para aqueles e aquelas que trabalham dia e noite no mesmo PC esta pode ser efectivamente uma ferramenta eficaz para a saúde ocular dos seus utilizadores.
O programa não possui qualquer adware ou software terceiro, podendo ser instalado sem qualquer complicação ou dificuldade, possuindo a grande vantagem de ser multiplataforma.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8 / Mac OSX ou > / Linux
Download: F.Lux 3.10 [529.38 KB]
Download: F.Lux 3.10 MAC [1.26 MB]
Download: F.Lux 3.10 LINUX
Download: F.Linux 3.10 iPad/iPhone (requer Jailbreak)
Homepage: F.Lux

Sem comentários:

Enviar um comentário