segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[Apps] NetTest: A simples ferramenta de rede que tira todas as dúvidas

É recorrente termos de ajudar as pessoas que nos são próximas quanto têm problemas nos computadores. São muitas e variadas as situações em que somos chamados, muitas vezes para resolver as situações mais simples.
Temos por isso de estar preparados com as ferramentas certas, para conseguir responder, muitas vezes a vários quilómetros de distância e por telefone, a problemas que nos podem parecer simples, mas que para os visados são o fim do mundo.
Para estarmos capacitados a dar resposta a problemas de rede, que nem sempre são simples de diagnosticar, podemos agora recorrer a uma simples ferramenta, o NetTest.
nettest_1


O NetTest é uma ferramenta muito simples de usar e cujos resultados são também simples de interpretar, bastando ser executada para que se perceba de imediato onde estão os problemas de rede num Windows.
Pode ser usada sem qualquer configuração e é perfeita para diagnóstico remoto de problemas, ajudando assim a ser os nossos olhos quando não podemos olhar para as máquinas remotas.
Basta ser executada e o teste lançado para se entender onde está o problema, permitindo depois que possamos agir em conformidade, resolvendo mais uma situação daquelas em que somos chamados.
O NetTest durante os seus testes faz a verificação por ping de diversos locais, validando a conectividade para o endereço local da máquina, o seu gateway, um servidor definido e até o servidor de DNS.
Após o fim dos testes que o NetTest realiza são mostradas as indicações de sucesso ou insucesso e, em caso positivo, os tempos de resposta de cada um dos sítios verificados.
É de tal forma simples a sua utilização que não é necessários aos utilizadores desta ferramenta a definição de qualquer endereço IP para que os testes possam ser realizados. O NetTest recolhe toda a informação do sistema e é com base nestes valores que realiza os testes.
Podem, se preferirem, alterar manualmente os campos, sendo nesse caso usados esses valores definidos.
nettest_2
Caso pretendam limpar os campos que introduziram no NetTest podem fazê-lo de forma unificada, usando para isso o botão de reset que está disponível na interface.
A aplicação irá então fechar-se e voltar a abrir-se, com todos os campos com os valores recolhidos no Windows.
A simplicidade de utilização do NetTest pode ser vista na sua zona de apoio. A mensagem apresentada diz tudo!
nettest_3
Esta é a ferramenta ideal para terem disseminada nos computadores a que normalmente dão suporte. Mas por ser tão pequena e dispensar instalação, podem a qualquer altura enviá-la por email ou de outra forma qualquer para todos os que necessitam da vossa ajudar.
E acreditem que com o recurso a estas pequenas ferramentas, simples de usar por todos os que não dominam os meandros das linhas de comando ou das configurações mais difíceis do Windows, a vossa vida vai ficar muito mais facilitada.
O NetTest pode ser os vossos olhos dentro da rede ou do PC de quem se queixa que não consegue aceder à Internet e muitas vezes tem problemas mais à frente na rede ou simplesmente tem a placa de rede desligada!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8/ 8.1
Download: NetTest 2.0
Homepage: NetTest

Sem comentários:

Enviar um comentário