quarta-feira, 27 de novembro de 2013

[Apps] DIY Layout Creator – É fácil criar esquemas electrónicos

DIY Layout Creator.

diy_03

O DIY Layout Creator (ou simplesmente DIYLC) é uma ferramenta gratuita, criada por um conjunto de entusiastas do mundo da electrónica, que tem como principal objectivo facilitar a criação de esquemas electrónicos (ex. desenho de boards, chassis) e até desenhar acordes para guitarra.

diy_02
Principais funcionalidades
  • Multi Plataforma (apenas necessário JRE/JDK 1.6.0_10)
  • Interface muito simples e bem organizado
  • Fácil de desenhar layouts de boards e chassis
  • Possibilidade de exportar para imagem, PDF
  • Zoom in/Out
  • Auto Update
  • Criação de templates
  • Possibilidade de agrupar objectos
  • Integração com outras plataformas
  • …e muito mais, ver aqui
diy_00
Como instalar no Ubuntu e derivados?
Para instalar o DIYLC no Ubuntu, basta que siga os seguintes passos:
1) Adicionar o repositório necessário
sudo sh -c 'echo "deb http://www.diy-fever.com/diylc_repository binary/">/etc/apt/sources.list.d/diylc.list'
2) Actualizar a source list
sudo apt-get update
3) Instalar o DIYLC
sudo apt-get install diylc
Depois de instalado, basta procurar pelo diylc na Dash.
Como referido, esta aplicação é gratuita e tem muitas funcionalidades que fazem parte de muitas soluções profissionais. Esta ferramenta recebeu recentemente um actualização, o que demostra o desenvolvimento constante da mesma.

[Dica] Windows 8.1: Como configurar um proxy?

O Windows 8.1 está de pedra e cal nos utilizadores. Começam a conhecê-lo e a aprender a usar as novidades. Claro que estas novidades alteram algumas das formas de usar o Windows e os locais onde encontramos a informação de sistema.
Depois de vos termos trazido a forma de acederem a informação detalhada da rede, hoje trazemos mais um pequeno guia que achamos importante, para que possam usar o Windows 8.1 de forma mais célere e mais produtiva.
Querem saber como configurar um proxy no Windows 8.1? Vamos a isso!
win_8_proxy_00


Todos conhecem a vantagem de utilização de um proxy no acesso à Internet e também as muitas razões para o deverem usar.
Para além de terem as páginas servidas de forma mais rápida, conseguem controlar melhor o trafego numa organização e filtrar os conteúdos que são acedidos.
Claro que alguns utilizadores, mesmo não querendo usar proxy acabam por se ver obrigados a fazê-lo porque os gestores das suas redes têm estas limitações aplicadas e sem essa utilização o acesso à Internet não é possível.
Por todas essas razões entendemos que a informação sobre a forma de configuração de um proxy é algo que importa ter presente e que pode ser útil a todos.

Como configurar um proxy no Windows 8.1

Comecem então por colocar o rato no canto direito do vosso ecrã, para que a CharBar seja mostrada.
De seguida devem escolher a opção Settings na CharmBar.
win_8_proxy_1
Uma vez seleccionada esta opção a CharmBar irá mostrar toda a zona de definições do Windows 8, com várias opções passíveis de serem seleccionadas.
Devem escolher a opção que se encontra em baixo, junto ao canto inferior direito do ecrã. Falamos da opção Change PC Settings.
win_8_proxy_2
Esta nova opção dá acesso a um novo conjunto de possíveis zonas de configuração do Windows, e a opção que procuram é Network.
Escolham-na e acedam a uma nova zona das configurações do Windows 8.1, reservada às opções associadas à rede.
win_8_proxy_3
Dentro da opção Network vão ter várias outras áreas desta zona de configurações. A que procuramos é a que tem o nome Proxy.
Aqui dentro devem activar uma de duas opções. Ambas com o mesmo propósito, mas cada uma com uma forma diferente de ser usada e configurada.
Configuração Automática
Caso queiram que a detecção do proxy na rede seja automática, então devem escolher a primeira opção. Se tiverem acesso a um script automático de configuração de proxy então devem activar também a segunda opção.
Basta que preencham também o endereço do script e está pronto a ser usado.
win_8_proxy_4
Configuração Manual
Se por outro lado têm os dados necessários para uma configuração manual, então a opção a ser activada é a que se encontra mais abaixo.
Aqui devem colocar os dados referentes ao endereço ou nome do servidor de proxy e o porto que irá ser usado.
win_8_proxy_5
Depois disto o vosso Windows 8.1 está pronto a usar o proxy que definiram para aceder à Internet.
É um processo muito simples e que qualquer utilizador pode fazer. Notem no entanto que caso os dados estejam errados ou não tiverem um servidor de proxy para configurar, provavelmente o vosso acesso à Internet não irá funcionar até que desactivem o proxy.
Homepage: Windows 8.1

[Info] Windows 8.1: Saiba um pouco mais sobre a sua rede

Agora que o Windows 8.1 chegou e está já instalado na maioria dos computadores que antes suportavam o 8, existem sempre algumas dúvidas e questões.
Uma das mais recorrentes, da lista de questões que me chegam, é como pode um normal utilizador ter acesso a informações sobre a rede a que está ligado, quer seja uma rede de cabo ou sem fios.
Pois bem, esta pequena dica vai ajudá-los a aceder rapidamente a essa informação, sem que tenham de se aventurar em janelas de terminal ou que tenham de decorar comandos de DOS.
win_8_rede_00


Toda a informação a que vão aceder pode ser usada para identificar a rede a que estão ligados, mas também para entenderem qual o endereço IP que vos foi atribuído ou quais os servidores de DNS que estão a usar.
É muito útil quando têm problemas de ligação à vossa rede ou, por exemplo, quando querem saber mais sobre uma das ligações que estão a usar para aceder à Internet.
Claro que toda a informação está disponível também através da janela terminal e com o recurso ao comando ipconfig, mas esta forma é mais gráfica e mais simples para os utilizadores menos experientes e com menos prática destas questões.

Como obter informação sobre a rede no Windows 8.1

Comecem então por colocar o rato no canto direito do vosso ecrã, para que a CharBar seja mostrada.
De seguida devem escolher a opção Settings na CharmBar.
win_8_rede_1
Uma vez seleccionada esta opção a CharmBar irá mostrar toda a zona de definições do Windows 8, com várias opções passíveis de serem seleccionadas.
Devem escolher a opção que se encontra em baixo, junto ao canto inferior direito do ecrã. Falamos da opção Change PC Settings.
win_8_rede_2
Esta nova opção dá acesso a um novo conjunto de possíveis zonas de configuração do Windows, e a opção que procuram é Network.
Escolham-na e acedam a uma nova zona das configurações do Windows 8.1, reservada às opções associadas à rede.
win_8_rede_3
Caso não esteja seleccionada devem agora clicar em Connections e passam a ter agora diante de vós todas ligações de rede suportadas pelo vosso Windows 8.1, quer estas estejam ou não activas.
win_8_rede_4
Ao escolherem a interface sobre a qual pretendem saber mais informações, será apresentada toda a que interessa e que o Windows tem sobre essa ligação.
Naturalmente que esta informação será mais ou menos limitada consoante a interface esteja ou não activa.
Consultem então aí informação tão relevante como o endereço IP associado (v4 ou v6), os servidores de DNS, o sufixo de DNS (caso exista), tipo de ligação à rede (no caso das redes sem fios), endereço físico da placa e até o nome do fabricante e a versão do driver em uso.
win_8_rede_5
Nesta mesma janela podem configurar que a ligação escolhida deve apresentar dados estimados de utilização e/ou se é uma ligação controlada.
Está então explicada a forma de terem acesso a informação sobre as ligações de rede que o vosso Windows 8.1 tem presentes e quais os dados que estas têm atribuídos.
Homepage: Windows 8.1

[Apps] KiCAD – Criar esquemas profissionais e circuitos impressos

KiCAD, uma aplicação para criar esquemas profissionais e circuitos impressos.
kicad_00
O KiCAD é um software opensource da categoria EDA (Electronic design automation), para criação de esquemas profissionais sofisticados e circuitos impressos (PCB) com até 16 camadas. Este software tem suporte para Windows, Linux e MacOS e é disponibilizado sob a licença GPLv2.
kicad_01
Este software foi  desenvolvido inicialmente por Jean-Pierre Charras, em 2007, um investigador da área da Engenharia Electrónica. O KiCAD tem recebido algumas interessantes e importantes actualizações, que fazem deste software uma óptima solução para projectos nesta área.
kicad_02
Este software está actualmente organizado em 4 partes:
  • Eeschema – Editor de esquemas
  • Cvpcb – Selector de componentes usados directamente na placa de circuito impresso.
  • Pcbnew – EditorPCB com suporte para visualização 3D
  • Gerbview – Visualizador de documentos Gerber (fotoplotagem)
Como instalar o KiCad no Ubuntu e derivados?
Para instalar o KiCad no Ubuntu, basta seguir os seguintes passos:
1) Instalar KiCad
sudo apt-get install kicad kicad-doc-en
2) Para abrir o kicad, basta executar o seguinte comando:
Kicad
Este software é sem duvida muito interessante. Para quem não conhecia, pode aceder aqui ao manual de referência ou ver aqui alguns vídeos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux e MacOS
Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage: KiCAD

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

[Apps] Planeie a decoração da sua casa com Sweet Home 3D 4.2

O Sweet Home 3D é já uma das mais famosas aplicações desenho de interiores que ajudará qualquer utilizador na distribuição dos móveis para os espaços da nossa casa.
Para aqueles e aquelas que passam horas a planear como será a mudança de decoração de um determinado espaço, o Sweet Home 3D pode tornar-se no parceiro ideal que permitirá, sem dúvidas, ajudar soltar a imaginação e transformar-nos em verdadeiros profissionais do mundo mobiliário. Actualmente, este tipo de aplicações começam a ser comuns em sites de empresas que vendem mobiliário e nos próprios espaços comerciais.
sweet-home-3d-03-pplware

Simples de usar, o Sweet Home 3D possibilita a criação e modificação da estrutura da casa para conseguirmos um plano de trabalho similar ao real.
sweet-home-3d-00-pplware
Além do mais, o programa também permite também dispor as peças de mobiliário num plano 2D com a arquitectura acertada, definindo as paredes (cor e dimensões), escolhendo materiais para as portas e janelas, importar planos de fundo, importar mais peças de mobiliário nos formatos (OBJ, LWS e 3DS), fazer visitas virtuais em 3D por dentro do projecto, verificando em modo tridimensional o espaço disponível, a mobilidade entre cómodos, os obstáculos à luz natural, entre muitos outros aspectos relacionados com a disposição equilibrada do recheio de uma divisão.
Fica um vídeo oficial em francês. Apesar de se tratar de uma versão inicial podemos ver bem as capacidades do programa:

Didacticiel Sweet Home 3D 1.7 por SweetHome3D
Confira todas as novidades aqui da Versão 4.2. sweet-home-3d-01-pplware
Divirta-se a desenhar o seu espaço construido à sua medida e gosto, leve exemplos quando for negociar. Certamente encontrará muitos exemplos práticos para esta aplicação:
Para correr esta aplicação terá de ter instalado no seu sistema o Java 5.0 ou superior. Instale a partir daqui. Actualmente existe também uma versão online, confira aqui.
Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Sweet Home 3D 4.2 [31.90 MB] | Download via KeroDownload
Download [mac]: Sweet Home 3D 4.2 [16.70 4MB] | Download via KeroDownload
Download [linux]:  32bits [49,7 MB]| 64 bits [43,4MB]
Homepage: Sweet Home 3D

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

[Apps] Saiba como se proteger contra o CryptoLocker

Os problemas de segurança estão novamente na ordem do dia. Recentemente começaram a surgir queixas de utilizadores que estavam a ser vítimas de um novo tipo de vírus, que lhes bloqueava a máquina e que exigia um pagamento para desbloquear.
Este novo ransomware, em muito similar ao já bem conhecido “Vírus da PSP”, tem uma particularidade única e que o torna ainda mais perigoso. O CryptoLocker consegue fazer um estrago ainda maior ao cifrar os ficheiros do utilizador com uma chave de 2048 bits, impossibilitando o acesso a estes ficheiros até que seja pago o resgate exigido.
Hoje vamos explicar um pouco mais sobre as formas de se protegerem e conseguirem evitar o CryptoLocker.
CryptoLocker_1


O CryptoLocker é neste momento o vírus mais destrutivo que pode infectar uma máquina. O problema que causa não é a destruição em si que traz aos sistemas, até porque não altera qualquer ficheiro do Windows, mas sim o que faz aos ficheiros dos utilizadores.
Este vírus tem a particularidade de cifrar os ficheiros dos utilizadores com uma chave de 2048 bits, que demoraria demasiado tempo a ser quebrada, e exige que estes paguem um valor monetário para que a mesma chave seja divulgada, sendo dado ao utilizador um tempo para esse pagamento ou a chave será eliminada.
Ao cifrar os ficheiros o CryptoLocker impede o acesso a estes por parte dos utilizadores e inviabiliza que possam ser usados. O problema é tal que inclusive unidades de rede externas podem ser afectadas e até discos que se esperavam que não fossem afectados acabam por cair nas mãos do CryptoLocker.
De acordo com as informações disponíveis o CryptoLocker propaga-se essencialmente por anexos de email, mas pode também ser disseminado e infectar máquinas através de sites web e de falhas de segurança de browsers não actualizados.
Devem ter presente que depois de infectada uma máquina vão existir de certeza ficheiros inutilizados, mesmo que se apliquem algumas medidas para eliminar o CryptoLocker.
Para além das normais regras de segurança que os utilizadores devem seguir, e que todos bem conhecem, existem algumas ferramentas que podem ajudar a proteger os utilizadores.

CryptoLocker Prevention Kit

Uma equipa de programadores e administradores da empresa de consultoria thirdtier.net reuniu um conjunto de políticas (GPOs) que os administradores de redes Windows podem aplicar e que permitem proteger os utilizadores, minimizando os perigos e até impedindo algumas das acções do CryptoLocker.
Estas políticas estão muito bem explicadas no Kit de prevenção que disponibilizam e podem ser usadas de forma gratuita.
Esta é para já a forma mais imediata de prevenir problemas com o CryptoLocker, se bem que não evita que as máquinas fiquem infectadas.
Homepage: CryptoLocker Prevention Kit

CryptoPrevent

Mas porque nem todos os utilizadores podem/sabem usar as GPOs, existe uma feramenta, também ela gratuita, que pode ajudar a prevenir o CryptoLocker, num ambiente caseiro e em máquinas que não estão ligadas em redes Windows.
O CryptoPrevent é uma simples aplicação que vão poder ter na vossa máquina e que vos vai prevenir da mesma forma que as GPOs o fariam.
CryptoPrevent_1
Na verdade o CryptoPrevent implementa, de forma virtual, todas as regras que essas GPOs iriam aplicar nas máquinas e o que faz é bloquear a execução de determinadas aplicações (executáveis) em determinados locais.
O criador do CryptoPrevent explica de forma muito simples, mas bastante detalhada, a forma como esta aplicação consegue defender as vossas máquinas contra o CryptoLocker.

Esta aplicação pode ser descarregada e executada em qualquer local, sem a necessidade de ser instalada. Dadas as suas características, o CryptoPrevent consegue também parar outro tipo de vírus e de malware.
Homepage: CryptoPrevent Portable
Homepage: CryptoPrevent
Mesmo com a aplicação destas medidas de protecção fica a vosso cargo a implementação das regras mais básicas de segurança e de salvaguarda das vossas máquinas. Todos as conhecem e sabem como as aplicar, mas muitas vezes não se recordam e a pressa de abrir o mais recente anexo que receberam acaba por resultar em problemas.
Uma outra medida que vos pode ajudar depois dos problemas afectarem as vossas máquinas é o recurso aos backups e às cópias de dados. Lembrem-se de as fazer e até de enviar os vossos dados mais sensíveis para a Cloud, onde estão imunes a estes problemas!

[Apps] Com que programa abrir um ficheiro desconhecido? Open With

Sempre que nos deparamos com um ficheiro que o nosso sistema operativo não reconhece temos de cumprir a tarefa de lhe indicar qual a aplicação que pretendemos usar para o abrir. Claro que podemos sempre repetir este passo sempre que pretendemos usar uma aplicação diferente para abrir determinados tipos de ficheiros.
O Windows tem uma interface bastante intuitiva para esse efeito, mas peca por apena nos indicar as aplicações que temos em sistema. Com esta informação ficamos limitados apenas às que conhecemos e não descobrimos aplicações melhores para tratar desses ficheiros ou as realmente adequadas. Para melhorar esta função do Windows podemos usar o OpenWith Enhanced.
openwith-enhanced-00-pplware



O OpenWith Enhanced é um substituto da interface que o Windows nos disponibiliza para abrirmos ficheiros desconhecidos ao sistema operativo. Em vez de apenas nos apresentar as aplicações que o sistema tem instaladas, o OpenWith Enhanced mostra ainda um vasto leque de outras aplicações, muitas delas externas ao sistema operativo. A apresentação das aplicações adicionais é recebida via internet e mostra a escolha que os muitos utilizadores do OpenWith Enhanced fizeram para o tipo de ficheiro em causa.
openwith-enhanced-01-pplware
Caso escolham uma dessas aplicações, e se esta não estiver presente no sistema operativo, são redireccionados para a página da aplicação em causa, para que a possam descarregar e instalar.
O OpenWith Enhanced vem ainda munido de outras funções importantes para o utilizador do Windows. Podem facilmente alterar uma aplicação associada a um tipo de ficheiros, quer seja de forma temporária, apenas para um utilizador ou em todo o sistema.
Podem ainda alterar um ícone associado a um tipo de ficheiros para outro que pretendam ou que achem ser mais adequado. O OpenWith Enhanced consegue ainda remover dos menus de contexto a opção do Windows para abrir com outra aplicação.
openwith-enhanced-02-pplware
O OpenWith Enhanced consegue elevar para um grau superior uma função importante do Windows. Conseguem ter um maior controlo sobre que aplicações tratam que tipo de ficheiros e permite que alterem como e quando quiserem as aplicações associadas aos diferentes tipos de ficheiros.
Esta aplicação está preparada para funcionar nas mais recentes versões do Windows e tem suporte para sistemas de 32 e 64 bits.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7 / 8
Download: OpenWith Enhanced 1.15 [442.83 KB] | Download via KeroDownload
Homepage: OpenWith Enhanced

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

[Apps] ElectroDroid 2.0 – Electrónica é no Android

A aplicação mais bem “cotada” neste segmento é o ElectroDroid (que recentemente foi actualizada para a versão 3.3), uma vez que disponibiliza um conjunto de ferramentas úteis para quem gosta e trabalha nesta área.
electro_000

ElectroDroid é a aplicação mais completa da área da electrónica para a plataforma Android. A aplicação encontra-se dividida em três partes: Calculadoras, Pinout e Recursos.
No separador Calculadoras podemos encontrar ferramentas de cálculo e informação sobre:
  • Código de cores das resistências
  • Código de cores das Bobines
  • Lei de Ohm
  • Calculadora de Reactância
  • Divisor de Tensão
  • Resistência equivalente
  • Resistência valor/série/paralelo
  • Carga do condensador
  • Amplificador operacional
  • Resistência para diodo LED
  • Calculadora LM317
  • Potência dissipada
  • Calcular vida da bateria
electro_02
No separador Pinout podemos encontrar informação sobre:
  • Pinout para porta USB
  • Pinout para porta Série
  • Pinout porta paralela
  • Pinout porta Ethernet
  • Pinout SCART
  • Pinout DVI
  • Pinout HDMI
  • Pinout VGA
  • Pinout S-Video
  • Pinout Jack
  • Pinout Firewire
  • Pinout RCA
  • Pinout XLR
electro_03
No separador Pinout podemos encontrar informação sobre:
  • Tabela de resistividade
  • Diâmetro de cabos AWG e SWG
  • Tabela de Amperagem
  • Tabela de resistências
  • Tabela de Condensadores
  • Códigos de marcação de condensação
  • Símbolos de circuitos esquemáticos
  • Símbolos e abreviações
  • Prefixos – Unidades SI
electro_01

Como instalar o ElectroDroid 3.3  no Android?
Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.
qr_electroou pesquise por “ElectroDroid ” no Android Market
Em Resumo…
A aplicação ElectroDroid disponibiliza informação bastante interessante para quem gosta da área da electrónica. Com o ElectroDroid passamos a ter muita da matéria que é leccionada em cursos/disciplinas de electrónicas reunida numa só aplicação.
Homepage: ElectroDroid