sábado, 31 de agosto de 2013

[Apps] Os 10 Editores de texto para Windows e Linux mais utilizados

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação.

top_editoresTexto
1) Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

Homepage: Notepad++
2) MetroTextual
MetroTextual não se limita a ser um simples e puro editor de texto. Tem a capacidade de recorrer a sintaxe específica e assim tornar a escrita e leitura de código mais simples e fácil.
As sintaxes disponíveis são várias, abrangendo a maioria das linguagens de programação. O MetroTextual não tem a capacidade de detectar a linguagem a ser usada e devem por isso escolher qual a que pretendem usar.

Homepage: MetroTextual
3) GOBBY
O Gobby é um editor de texto abrangido pela licença GPL (General Public License) que tem como principal funcionalidade o desenvolvimento remoto cooperativo síncrono. Este permite que duas ou mais pessoas, estejam elas onde estiverem, possam visualizar e fazer alterações num arquivo de texto, seja ele do tipo .txt (ficheiro de texto), .doc (ficheiro Word), ficheiro .cs (ficheiro C#), do tipo .vb (ficheiro visual basic), ou de qualquer outro tipo.
gobby
Homepage: Gooby
4) Brackets
Considerado já como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), Brackets é um novo editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis .
brackets_00
Homepage: Brackets
5) PSPad
O PSPad é um editor ideal para programadores. Esta ferramenta tem muitas características, das quais se destacam a organização de ficheiros em diferentes projectos, Cliente FTP, Gestor de sessões, Syntax highlighting, Verificação ortográfica, etc.

Homepage: PSPad
6) Bend
O Bend tenta uma abordagem interessante ao apresentar uma interface completamente diferente do habitual a uma funcionalidade já muito explorada. É um editor de texto, mas com “outra cara”. A interface do Bend tenta uma abordagem muito simplista ao reduzir ao mínimo e essencial as funcionalidades disponíveis. Desapareceram os menus e as opções que por norma poucos utilizadores usam.
bend
Homepage: Bend
7) Komodo Edit
O Komodo Edit  é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e  simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
komodo_00
Homepage: Komodo Edit
8) Aptana Studio
O Aptana Sudio é essencialmente um editor de texto opensource desenvolvido em Java com suporte para o desenvolvimento  HTLM, CSS, Javascript, SciptDoc, XML. É também possível obter suporte para PHP, Ruby on rails, Adobe Air 2.0 e outros, instalando o plugin adequado.
aptana
Homepage: Aptana Studio
9) Bluefish
Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners.
Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl,  JSP, Python, entre outros.
O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.
blue_01
Homepage: Bluefish
10) Geany
Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Tal como outros ferramentas já apresentadas, este editor tem suporte para vários tipos de formatos e algumas interessantes características.
[Imagem: geany_main.png]
Homepage: Geany

Sem comentários:

Enviar um comentário