segunda-feira, 26 de agosto de 2013

[Apps] Correr vários Sistemas Operativos a partir de uma PEN?

As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje equipamentos que desempenham funções de grande utilidade. Além da capacidade elevada de armazenamento, permitem ainda que possamos instalar ou correr sistemas operativos a partir dos mesmos
Hoje deixamos 3 sugestões para aplicações que permitem facilmente transformar uma PEN/Disco USB num dispositivo multiboot, com vários sistemas operativos disponíveis.
usb_000
Todos conhecemos a facilidade com que usamos um qualquer CD, DDV ou um dispositivo USB de armazenamento com um live SO ou com uma ferramenta de instalação.
Por norma apenas colocamos um sistema operativo por dispositivo. As ferramentas que apresentamos de seguida, permitem colocar mais do que um sistema operativo por dispositivo. Vamos conhecer o XBOOT,SARDU e YUMI.
XBOOT
O Xboot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários (ex. Acronis, Clonezilla, Ophcrack live CD, etc) num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO.
A sua utilização é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar a imagem .ISO para cima da janela principal da aplicação. Para cada imagem .ISO carregada, será apresentada a informação sobre o nome, tamanho, categoria e o Xboot encarrega-se de calcular o tamanho total para que o utilizador tenha a noção do espaço livre no dispositivo.
xboot
Homepage: XBOOT
SARDU
O Sardu é um software portable, que permite que criem pen USB multoboot, onde vão colocar todos os sistemas operativos ou ferramentas de recuperação de PC que entendam, mantendo-as organizadas e prontas a serem arrancadas.
Para usarem esse dispositivo multiboot só têm de o colocar no vosso PC e indicar (normalmente via BIOS) que pretendem arrancar a partir dele. Ao arrancar será mostrado um sistema de menus onde as imagens que criaram vão estar organizadas e prontas a arrancar. Só têm de escolher a que pretendem usar.

Homepage: SARDU
YUMI
O YUMI é o sucessor do MultibootISOs e pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB. Com o YUMI podemos colocar vários sistemas operativos num único dispositivo USB, que a aplicação encarrega-se de criar a interface do boot. Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar anti-vírus que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais (ver imagem inicial).
Contrariamente ao MultiBootISO, que recorria ao grub para fazer boot directamente dos ISOS, o YUMI usa o syslinux para realizar essa tarefa.
mutiboot_00
Homepage: YUMI
Estas são provavelmente as três aplicações mais populares para criar multiboot em dispositivos de armazenamento USB. De uma forma muito simples e rápida, podemos ter uma PEN ou Disco como vários sistemas operativos, para os mais diversos cenários.

Sem comentários:

Enviar um comentário