terça-feira, 18 de dezembro de 2012

[Apps]StartW8 – Para ter o Menu Iniciar no Windows 8

Todos já conhecem o Windows 8 e todas as suas características únicas. Muitos, que dependem das antigas funcionalidades removidas, reclamam sempre que podem pelo retorno de elementos como o Menu Iniciar.

Esta é a funcionalidade principal de que é sentida a falta. É o acesso aos programas instalados e à maioria das funcionalidades do sistema operativo. Felizmente alguns programadores meteram mãos à obra e apresentam alternativas viáveis e capazes de serem usadas.




O StartW8 é uma alternativa, capaz de trazer de voltar o famoso e desejado Menu Iniciar. As suas funções são as mesmas que encontram nas versões anteriores do Windows e que tanto jeito nos dá.
Depois de instalado o StartW8 coloca um ícone no canto esquerdo da Barra de Tarefas e aí podem aceder às aplicações instaladas no vosso Windows 8.
Tal como no tradicional Menu Iniciar podem navegar nessas aplicações e escolher as que querem lançar. Podem também pesquisar por ficheiros ou aplicações na caixa de texto que está disponível.
Claro que está disponível do lado direito os acessos a funções do sistema e a pastas do sistema que podem necessitar de aceder.
Todas as aplicações que usarem com frequência vão ficar disponíveis na zona de acesso rápido para assim poderem ser acedidas mais rapidamente.

 Também como no Menu Iniciar tradicional têm acesso ao desligar do sistema ou as outras funções associadas ao hibernar, desligar, reiniciar ou alternar entre utilizadores.
Se clicarem com o botão direito do rato no ícone do StartW8 vão aceder a um menu de contexto onde podem aceder a um conjunto de funções do sistema, às definições do StartW8 ou a outra função que esconde temporariamente esta aplicação da barra de tarefas.
O StartW8 permite ainda que configurem o arranque da vossa máquina para que seja apresentado de imediato o Ambiente de Trabalho tradicional, não sendo apresentada a nova área de trabalho que o Windows 8 trouxe.




As definições do Start8 estão divididas em duas áreas distintas. A primeira permite que definam que o arranque é feito para o Desktop, qual a função do botão de Power do StartW8 e qual o idioma a ser usado.
A segunda zona de configuração permite que definam quais os itens a serem apresentados no menu do StartW8. Podem escolher as que pretendem que sejam apresentadas e as que pretendem esconder.
Podem ver no vídeo abaixo a forma de funcionamento do StartW8 e como ele pode resolver o problema da ausência do Menu Iniciar no Windows 8.

http://videos.sapo.pt/AE4Rwt9nnk79pISPeHNg

Se ainda não encontraram uma alternativa que consiga trazer-vos de volta o Menu Iniciar ao Windows 8 devem dar uma hipótese ao StartW8. Reproduz fielmente o Menu Iniciar original e permite que tenham de volta essa função que a tanto faz falta.
Se não se conseguiram ainda adaptar ao Windows 8 e sentem falta da presença de algumas funcionalidades usem uma das alternativas que apresentámos e que podem suprir as lacunas que tanto foram criticadas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: StartW8 [4.08MB]
Homepage: StartW8

Sem comentários:

Enviar um comentário