segunda-feira, 22 de outubro de 2012

[Dica] Livre-se da partição “System Reserved” do Windows

Aquando da instalação do Windows 7, Windows Server 2008 R2 ou Windows 8, num disco não particionado, a ferramenta de instalação cria a partição para o sistema WIndows e é automaticamente criada uma partição chamada “System Reserved” que acaba por lá ficar no esquecimento. Já se apercebeu da sua existência? Será mesmo necessária?
Pode haver vários motivos que levem à necessidade de remoção dessa partição, principalmente devido à limitação de 4 partições primárias num disco básico. Recentemente, ao fazer a instalação do Windows 8 já com 3 partições em utilização (Windows 7, documentos e EFI), foi necessário remover a partição “System Reserved” para adicionar uma outra para o Windows 8. Mas… como fazê-lo?


Existem outros motivos que levam à necessidade de remoção dessa partição, nomeadamente em situações de backup integral onde, dependendo das ferramentas, é esperado o sistema operativo na primeira partição do disco e então o processo não ocorre como devia. A imagem acima, que demonstra uma partição “System reserved” em todos os discos, poderá não ser comum pois deve-se a instalações isoladas em cada disco, no entanto demonstram a forma como podem existir. O Disco 0 tem o Windows 8 instalado.

Afinal para que serve a partição “System Reserved”?

Aparentemente, a principal razão para a sua existência deve-se à funcionalidade de encriptação da partição do sistema operativo da ferramenta BitLocker, ficando o bootloader do Windows localizado em duas partições: “System Reserved” e na partição do SO. Não sendo necessária encriptação, o bootloader localizado na partição “System reserved” é redundante e pode ser eliminado. A dimensão dessa partição é de 100MB no caso do Windows 7 ou Server 2008 R2 e de 350MB no caso do Windows 8.
Se não vai usar o BitLocker, então a partição “System Reserved” é totalmente desprezível.

Como remover a partição “System Reserved”?

Antes de mais, e como é da praxe, há uma hipótese remota de o sistema não iniciar após o procedimento. Faça-o por sua conta e risco, no entanto o bootloader é sempre reparável.
O processo é muito simples e no meu caso ocorreu sem qualquer problema:
  • Abrir a linha de comandos com permissões de administrador (clique direito > executar como administrador). Admitindo que o Windows está instalado na unidade C, escrever bcdboot c:\windows /s c:. O resultado desta operação deverá ser Os ficheiros de arranque foram criados com êxito;
  • Abrir a Gestão de Discos do Windows. É facilmente localizável a partir da pesquisa do menu iniciar (bastando escrever “gestão”) ou, de outra forma, basta executar o ficheiro diskmgmt.msc;
  • Procurar a partição C (ou aquela correspondente ao sistema), clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como activa. De seguida basta confirmar essa acção;
  • Reiniciar o computador. Voltar à Gestão de Discos e eliminar a partição “System Reserved”. Para isso basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher Eliminar volume;
  • Feito.
Opcionalmente, se quiser utilizar o espaço não particionado resultante da remoção da partição “System reserved”. Pode tentar usar a Gestão de Discos e escolher a opção Expandir na partição do sistema operativo. Caso essa opção não esteja disponível então poderá utilizar uma outra ferramenta como o Paragon Partition Magic, o Minitool Partition Wizard, o GParted do Ubuntu ou outra ferramenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário