terça-feira, 10 de abril de 2012

[Info] Faça download de todo o conteúdo da Wikipédia

A Wikipédia é um género de ‘Bíblia’ do conhecimento online, que nos auxilía a saber o significado de determinada palavra, a definição de variados conceitos, a biografia de ilustres pessoas, entre outros… sempre que quisermos, com apenas um clique. A Wikipédia é dos sites mais pesquisados em toda a Internet e é já uma referência a nível Mundial. Quando não temos acesso à Internet, poucas vezes nos lembramos de consultar um dicionário, mas agora é possível consultar a Wikipédia mesmo offline pois todo o seu conteúdo está disponível para download!

wiki

A Wikipédia foi desenvolvida por Jimmy Wales e Larry Sanger em Janeiro de 2001, e o nome resulta de wiki significar ‘rápido’ em havaiano, o que se traduz em enciclopédia rápida.

Hoje, 11 anos depois, a Wikipédia dipõe de 21 milhões artigos onde 3,9 são em inglês, e está disponível em 284 idiomas. O site conta com a colaboração de escritores voluntários e já tem mais de 100.000 colaboradores regulares, sendo hoje uma das referências mais importantes da Internet.

Assim sendo, seria um desperdício esta ‘cultura online’ não ir connosco para todo o lado, uma vez que nos é muito útil e, desta forma, a Wikipédia está disponível também para download.

O ficheiro para download está no formato OpenZIM, o qual foi desenvolvido exactamente para os conteúdos da wikipédia.

Existem variados programas com os quais pode ler ficheiros OpenZIM, no entanto o mais popular é o Kiwix que tem como autor Emmanuel Engelhart, o mesmo responsável pelo OpenZIM.

Kiwix_-_English_Wikipedia

O Kiwix está disponível para variadas plataformas, como Windows, Mac, Linux, Sugar, Ubuntu, Gentoo e ArchLinux.

O conteúdo para download está disponível em vários idiomas, e o leitor por escolher nesta página a plataforma do Kiwi que deseja, assim como o conteúdo que pretende fazer download.

Nessa página também terá acesso a outros conteúdos como o Wikicionário, Wikisource e Wikimedia.

Apesar de um pouco diferente da Wikipédia, o Kiwi fornece ao leitor comodidade e organização no conteúdo, proporcionando uma agradável leitura e pesquisa do mesmo.

Caso deseje enviar o seu feedback ou sugestões acerca do OpenZIM ou do Kiwi, faça-o para o endereço contact@kiwi.org ou contacte directamente o Kiwi Feedback System. [Wikimedia]

Download: Kiwi e Conteúdo da Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário