sexta-feira, 20 de abril de 2012

[Info] Como seriam os motores de busca no tempo das BBS’s

A Internet tem já muitos anos. Todos sabem, melhor ou pior, qual a sua origem e a sua génese, mas poucos sabem o que foi realmente trabalhar com esta fonte de informação nos seus primeiros tempos.
Ainda havia muito a ser percorrido para se chegar às capacidades gráficas que temos actualmente e às possibilidades que esta ferramenta nos oferece. Era o tempo do texto e tudo se baseava nele, fosse para a construção de interfaces ou para a construção de imagens.
Podemos agora ver um pouco como eram as coisas nesses tempos, graças a 2 sites, que mostram o que seria a Google e o Bing se tivessem surgido nos anos 80.



As BBS’s, nesses anos do inicio da década d e80 do século passado, eram os pontos de acesso a este novo mundo e era por aí que todos os utilizadores acediam aos conteúdos que entretanto eram disponibilizado.
Um bulletin board system (BBS) é um sistema informático, um software, que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet.
Claro que a vertente comercial já imperava e algumas empresas conseguiam usar estes sistemas para que os seus empregados pudessem aceder aos conteúdos que eram disponibilizados e até fazer algum trabalho remoto.
Além de proporcionar a distribuição de softwares, aplicativos e informações e lazer como jogos on-line, os BBSs eram usados por empresas que precisavam integrar seus funcionários externos. Com um computador, às vezes um laptop, e um telefone ele conseguia enviar seus pedidos de vendas, relatórios e interagir com os dados da empresa com custos relativamente baixos. Hoje em dia isso é simples com a Internet e o hipertexto nos documentos.
O que os sites Google BBS Terminal e Bing BBS Terminal permitem termos uma ideia, tendo por base a realidade actual, do que seriam esses motores de pesquisa.
Podem ser usados da mesma forma que são actualmente usados, permitindo realizar pesquisas e obter resultados.

Depois de ligados ao motor de pesquisa podem usá-los de forma normal, bastando indicar o termo de pesquisa que pretendem usar.
Os resultados são depois apresentados e podem navegar neles de forma simples. Todos os dados são transferidos entre esta interface e as API’s de pesquisa destes motores de pesquisa.
O Bing BBS Terminal tem uma particularidade muito interessante pois permite que pesquisem por imagens, sendo estes resultados apresentados também em formato de texto.

A qualquer altura podem aceder à versão Web 2.0 dessas mesmas pesquisas e verificar ou comparar os resultados que vos foram disponibilizados.
Esta não é de forma alguma uma alternativa às interfaces que actualmente estes motores de busca apresentam, mas permitem terem acesso à forma como as coisas se passavam no início dos anos 80. Ou vão tomar contacto pela primeira vez ou vão recordar o que foi trabalhar nesses tempos.

Homepage: BBS Google
Homepage: BBS Bing

Sem comentários:

Enviar um comentário