quarta-feira, 7 de março de 2012

[Apps]Install Monitor – Desinstale aplicações de forma correcta

Sempre que instalam uma nova aplicação na vossa máquina, são colocados diversos ficheiros em diversos locais e criadas novas chaves de registo. Isto não seria um problema se no momento em que as vão remover alguns desses ficheiros e chaves de registo são deixados para traz e não são eliminados convenientemente.

Tudo depende da capacidade do (des)instalador que acompanha essa aplicação e por vezes dos programadores que as criaram. Com o Install Monitor este problema deixa de existir pois passa a haver quem controle os processos de instalação e desinstalação no Windows.



Esta aplicação torna-se o policia que tanto esperavam para o vosso Windows. A sua principal missão é registar todos processos de instalação, tendo atenção especial aos ficheiros criados e chaves de registo introduzidas no sistema.

Este registo permite ajudar nos processos de remoção de software, garantindo que todos os ficheiros e chaves são removidos. Conseguem assim evitar situações em que os programas não são correctamente removidos e que deixam para traz lixo.

Quando é instalado, o Install Monitor cria uma lista das aplicações já instaladas, não podendo sobre estas dar garantias. No entanto são apresentadas inúmeras informações que permitem aos utilizadores verificarem o impacto da sua remoção. As aplicações instaladas após este momento conseguem ser monitorizadas e a sua remoção será mais simples e limpa.

A interface do Install Monitor mostra para cada uma das aplicações o seu nome, o seu criador, a data de instalação, o tamanho e a versão instalada.

Esta informação pode ser útil para verificarem a necessidade de actualizações sem terem de abrir as aplicações ou para filtrarem aplicações de determinados criadores.

As aplicações de sistema são marcadas com uma cor diferente para ajudar na sua visualização e para mostrar a sua importância.

O segundo separador do Install Monitor mostras as chaves de registo associadas a cada uma das aplicações. Aí podem ver quais as que foram criadas e decidir quais as que pretendem manter no processo de desinstalação de um software.

Por fim existe um separador que mostras quais os itens que podem lançar a aplicação em causa e assim verificarem possíveis dependências e conflitos de uma desinstalação.

A interface do Install Monitor permite ainda o acesso a outras funções, tais como a identificação de software com um simples clique de rato, a pesquisa pode aplicações ou o iniciar de um processo de desinstalação.

O próprio menu de contexto permite também acesso a um conjunto de funções, toda elas associadas a uma aplicação. Podem a partir daí aceder às chaves de registo (via Install Monitor), desinstalar a aplicação, copiar dos dados dessa para o clipboard, pesquisar online sobre a mesma ou abrir o editor de registo na zona dessa aplicação.

O Install Monitor é uma excelente ajuda para os momentos difíceis em que as aplicações teimam em permanecer nos vossos discos e sistemas.

O seu sistema de registo consegue manter controlo sobre os programas e sobre os processos de desinstalação, conseguindo de forma rápida eliminar as aplicações na sua totalidade.

Licença: Freeware (para uso pessoal)
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Install Monitor XP 1.1.89.0 [2.06MB]
Download: Install Monitor Vista/ 7 32bits 1.1.89.0 [2.06MB]
Download: Install Monitor Vista/ 7 64bits 1.1.89.0 [2.56MB]
Homepage: Install Monitor

Sem comentários:

Enviar um comentário