terça-feira, 6 de março de 2012

[Dica]Eventos do Google Calendar no painel do Ubuntu

Como utilizador frequente dos serviços da Google, sempre achei interessante a quantidade de ferramentas criadas para interacção com esses serviços. Há plugins para browsers, ferramentas nativas para desktop, ferramentas para dispositivos móveis, etc, etc.

De todas as web-ferramentas disponibilizadas pela Google, o Gmail é a que mais uso, em conjunto com o sistema de contactos e o calendário. O Calendar Indicator que disponibiliza os eventos registados no calendário da Google no painel do Ubuntu/painel Unity.

calendar_01

O Calendar Indicator é uma ferramenta bastante recente que permite disponibilizar os eventos do nosso calendário do Gmail, de uma forma muita intuitiva, no painel do Ubuntu. Apesar desta funcionalidade poder ser integrada com um cliente de e-mail, a vantagem do Calendar Indicator é o acesso à informação é simplificado.

Como instalar o Calendar Indicator?

Para abrir o Calendar Indicator, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao sudo apt-get update sudo apt-get install calendar-indicator

Depois de instalado, basta aceder à Dash, procurar e executar o calendar-indicator

calendar_03

Em seguida indicamos as credenciais de acesso ao Gmail e depois carregamos em OK. No separador Options podem por exemplo definir o tempo de actualização (refresh) e activar a opção para que a aplicação inicie automaticamente com o sistema.

calendar_04

Depois de realizadas as configurações, é disponibilizado um pequeno ícone no painel do Ubuntu, que permite aceder à lista de eventos que possuem no vosso calendário. Caso tenham mais que 10 eventos disponíveis, podem navegar pelo calendário~e passando com o rato por cima dos dias a negrito, é apresentada o respectivo evento para esse dia.

calendar_02

O Calendar Indicator é sem duvida uma ferramenta útil. De referir que esta aplicação foi desenvolvida por Lorenzo, responsável por outras aplicações interessantes como o My Weather Indicator, CryptFolder Indicator, Google Reader Indicator ou o Touchpad indicator.

Dica funcional apenas para as versões do Ubuntu 11.10 e 12.04.

Sem comentários:

Enviar um comentário