segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

[Dica]GNU/Linux – Distribuições para PC’s antigos

Gostariam de dar uma nova oportunidade ao vosso velho pc antigo guardo num canto e sem vida? Deixo-vos uma pequena listagem de distribuições criadas a pensar nessas relíquias!


Nem sempre as últimas distros são as que servem na perfeição, podem ser demasiado pesadas e não trazer mais valia para o que necessitamos no osso dia a adia. Então nesta lista, procure o que lhe trará mais performance e, acima de tudo, uma “aproveitamento” do seu velho e cansado computador.

Absolute Linux

Instalador em modo de texto e unicamente em inglês, trata-se de uma modificação do slackware que inclui utilitários para facilitar a configuração e manutenção. Não é uma distribuição para iniciados pois requer alguns conhecimentos técnicos. A língua portuguesa pode ser adicionada após a instalação.

Site oficial: Absolute Linux
Última versão: 13.39 lançada a 18 de Julho de 2011
Desktop: Fluxbox e IceWM
Download: Absolute Linux 13.39

antiX

Uma distribuição muito interessante, capaz de correr a partir de PII com 64MB de RAM desde que tenha uma partição swap de 128MB. Necessita de 2.2Gb de espaço em disco. É baseada no MEPIS e em Debian, prática e simples de configurar, além de ser bastante rápida.

Site oficial: antiX
Última versão: M11 lançada a 2 de Maio de 2011
Desktop: Fluxbox e IceWM
Download: antiX

Lubuntu

Variante oficial do Ubuntu, baseada em LXDE cujo intuito é funcionar em netbooks, dispositivos móveis e pc’s antigos. Requer poucos recursos e é muito apelativa, mesmo para utilizadores com pouca experiência.

Site oficial: Lubuntu
Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011
Desktop: LXDE, Openbox
Download: Lubuntu 11.10

Puppy Linux

Pequeno, compacto capaz de correr numa flash drive, simples e especialmente bom para máquinas antigas.

Site oficial: Puppy Linux
Última versão: 5.3.1 lançada a 13 de Dezembro de 2011
Desktop: JWM, Openbox
Download: Puppy Linux 5.3.1

SliTaz GNU/Linux

Concebido especialmente para correr em sistemas com 256MB de RAM traz variados aplicativos numa imagem compacta de apenas 30MB ocupando no disco apenas 80MB de espaço após instalação!

Site oficial: SliTaz GNU Linux
Última versão: 20110531 lançada a 31 de Maio de 2011
Desktop: Openbox
Download: SliTaz GNU Linux 20110531

VectorLinux

Baseado no Slackware pretende oferecer uma nova vida às maquinas esquecidas no canto. O credo dos seus criadores é: mantém-na simples, pequena e deixa o utilizador final decidir como será o seu sistema operativo. Possui os programas mais comuns para o utilizador básico e corre a grande velocidade

Site oficial: Vector Linux
Última versão: 7.0 lançada a 28 de Novembro de 2011
Desktop: KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: Vector Linux 7.0

wattOS

Baseada no Ubuntu, usa Openbox como gestor de janelas e os seus criadores alegam que é poupada em termos energéticos bem como em recursos.

Site oficial: wattOS
Última versão: R4 lançada a 13 de Agosto de 2011
Desktop: Openbox
Download: wattOS R4

Estes são alguns exemplos de distribuições activas que podem experimentar, embora o grau de experiência necessária varie entre elas, na sua maioria são acessíveis.

Sei contudo que poderia ter abordado outras que embora não tenham sido pensadas para correr em máquinas mais antigas, podem fazê-lo com alguns ajustes, no entanto não era esse o intuito do artigo, mas sim apresentar distribuições já pensadas para correr em máquinas antigas.

Antes que perguntem qual “a melhor” entre estas, digo-vos que já experimentei estas e várias outras, para máquinas antigas as que achei mais interessantes e apelativas foram: Lubuntu, wattOS e anti-X. O Absolute está interessante mas requer alguma experiência, não facilita a vida a quem quer ter um sistema rápido para instalar e pronto a usar. Quanto às restantes vão tendo feedback em diversos fóruns e blogs, mas sinceramente não me cativaram.

Distros alternativas concebidas para máquinas antigas que podem experimentar:

  • ConnochaetOS
  • GALPon MiniNo
  • Legacy OS
  • LinuxConsole
  • PapugLinux
  • Tiny Core Linux
  • TinyMe
  • Unity Linux

Distribuições conhecidas e comentadas online mas que actualmente se encontram adormecidas e sem suporte oficial:

  • Damn Small Linux – última versão: 4.4.10 lançada a 17 de Novembro de 2008
  • Fluxbuntu Linux – última versão: 7.10-rc lançada a 26 de Outubro de 2007
  • Slax – última versão: 6.1.2 lançada a 4 de Agosto de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário