terça-feira, 20 de dezembro de 2011

[Apps]Wlan Optimizer – Melhore o seu acesso a redes sem fios

As redes sem fios vieram alterar drasticamente o modo como usamos os recursos que as redes em que nos encontramos proporcionam e a forma como trabalhamos. Deixámos de estar presos a uma intraestrutura física e passámos a ter uma mobilidade total dentro do estamos a que essa rede está confinada.

Apesar dessa melhoria, as redes sem fios sofrem de alguns problemas. Para além do óbvio problema da cobertura, existe também o problema da latência da transmissão dos dados. Essa latência pode ter várias origens e o Wlan Optimizer pretende ser uma cura para esse mal.



O problema da latência pode ter várias causas e todas elas estão relacionadas com a utilização que se faz do dispositivo sem fios. Muitas vezes está relacionada com processos de pesquisas de redes disponíveis e com pormenores de configuração das definições das redes sem fios do Windows.

Esta latência nota-se mais quando estamos a usar aplicações que exigem mais da própria rede e da disponibilização de dados em tempo real.

O que o Wlan Optimizer faz após se lançar é habilitar ou desabilitar algumas funções que podem provocar essa latência.

A sua interface é muito reduzida e limita-se a três simples opções, que podem ser habilitadas ou desabilitadas. No separador Status podem apenas ver o estado de cada uma das três opões disponíveis.

A primeira opção está relacionada com o modo de configuração automática do Windows. Os criadores desta ferramenta desaconselham que este modo seja desactivado, pois caso não seja bem gerido e configurado pode impedir o Windows de detectar novas redes. Esta disponível para que os utilizadores mais avançados possam fazer uso dele. Esta é a única opção do Wlan Optimizer que requer permissões de administrador.

Em segundo lugar está disponível a opção para desactivarem a pesquisa de redes em segundo plano. Ao desactivarem esta pesquisa passam a ter a placa dedicada para a transmissão de dados, em vez de a terem a, ocasionalmente, efectuar pesquisas no meio radio.

A última opção disponível está associada com o modo como a transmissão de dados é feita. O streaming mode permite que a transmissão seja feita de forma contínua e sem interrupções.

A activação de cada uma destas opções é feita na zona de configurações. Aqui estão presentes as três, sendo que cada uma pode ser activada ou desactivada de forma independente.

Estão ainda presentes duas opções adicionais, que permitem que o Wlan Optimizer seja iniciado no arranque do Windows e se deve ou não ser iniciado minimizado.

Na área de Notificações do Windows está presente um ícone do Wlan Optimizer e que vos indica se estão ou não ligados a qualquer rede Wireless.

Usem o Wlan Optimizer para conseguirem ter um pouco mais de performance na rede sem fios que estiverem a usar. Lembrem-se que devem ter algum cuidado com a utilização do modo de Autoconfiguração do Windows.

Podem não sentir melhorias na utilização da vossa rede sem fios, mas se usarem uma aplicação que seja mais exigente a nível de rede vão com certeza dar pela melhoria.

O Wlan Optimizer é uma aplicação portable e por isso não necessita de qualquer instalação. Apesar de conseguir ser executada nas mais recentes versões do Windows, no caso do XP são apresentadas algumas limitações na sua utilização.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Wlan Optimizer 0.21 Alfa [572KB]
Homepage: Wlan Optimizer

Sem comentários:

Enviar um comentário