terça-feira, 6 de dezembro de 2011

[Dica] Como encontrar drivers de dispositivos desconhecidos

Regra geral, quando compramos um computador novo ou uma peça de hardware, estes vêm com um CD com os drivers. No entanto, se perdemos esse CD ou se instalarmos um sistema operativo diferente, haverá a necessidade de obter os drivers para esse hardware, o que normalmente se consegue através de download do site do fabricante. Mas, o que fazer nos casos em que não temos a certeza do fabricante desse hardware, ou pura e simplesmente não temos a mínima ideia de que fabricante se trata? Esta é uma situação com a qual me deparo com alguma frequência, e a solução para este problema é relativamente simples.

Todas as componentes têm associado um ID de Vendor e de Devide. Se conseguirmos encontrar este ID, conseguimos encontrar o fabricante. No Windows é fácil encontrar qualquer um destes dois IDs:

1 – Abrir o gestor de dispositivos (Painel de controlo > Sistema > Hardware > Gestor de dispositivos)

2 – O hardware cujos drivers estiverem em falta irá aparecer como Dispositivo desconhecido

3 – Clicar com o botão direito do rato em cima dispositivo desconhecido e escolher a opção Propriedades

4 – Na janela das propriedades, clicar no separador de Detalhes, e escolher ID de instância do dispositivo na caixa de opções

5 – Deverá aparecer um código semelhante ao que se segue:

PCIVEN_8086&DEV_27DC&SUBSYS_30868086&REV_014&1E46F438&0&40F0

6 – A porção do código apresentada a vermelho (a seguir a VEN_) é o ID do Vendor, e o código apresentado a verde (a seguir a DEV_) é o ID do Device. No código apresentado temos então:

ID do Vendor = 8086

ID do Device = 27DC

7 – Uma vez obtida esta informação, visitamos o site PCI Database. Neste site poderemos procurar o fabricante do nosso hadware através do ID de Vendor, ou informação sobre o componente se procurarmos pelo ID do device.

Munidos da informação obtida no PCI Database, podemos depois tentar obter os drivers junto do site do fabricante do nosso hardware.

Sem comentários:

Enviar um comentário