terça-feira, 5 de abril de 2011

[Apps]Default Programs Editor – Gerir um pouco mais o Windows

O Windows é um sistema operativo que esta orientado para todos os tipos de utilizadores. É esta uma das razões para a sua popularidade e para a sua vasta aceitação e utilização. No entanto, é um pouco fechado no que toca à possibilidade de customização e parametrização de componentes. Esta característica é propositada e garante que os sistemas estejam o mais funcionais possível e sem que existam interferências derivadas de alterações incorrectas.

Naturalmente que os utilizadores que estão mais preparados e dispostos para alterarem os seus sistemas se sentem limitados e sem qualquer hipótese de o fazerem de forma “natural”. Têm por isso de recorrer a ferramentas externas para efectuarem todas as alterações que pretendem. O Default Programs Editor é um desses programas e permite que alterem parâmetros associados aos programas a serem usados por omissão.


Com o Default Programs Editor vão poder gerir que programas devem ser usados para abrir os ficheiros, bem como um outro vasto leque de opções do vosso Windows, todos relacionados com a interacção com os ficheiros que estão nos vossos ficheiros.

A sua interface está dividida no acesso a três zonas distintas. A primeira associada aos ficheiros, a segunda relativa às configurações de autoplay e a terceira dirigida aos programas que abres os ficheiros de forma automática.

Na primeira zona, e se lhe acederem, vão poder mudar três parâmetros. O primeiro está associado ao menu de contexto e aí podem adicionar, remover ou alterar o conteúdo deste. Cada tipo de ficheiro tem um menu específico e isso reflecte-se, sendo apresentados os itens específicos desse tipo. A segunda opção está associada ao ícone que é apresentado e podem altera-lo para cada um dos tipos de ficheiros. Por fim temos a descrição associada a essa extensão.

A segunda opção do menu principal está relacionada com a função de autoplay. Para cada uma das possibilidade de drives que sejam inseridas no vosso Windows. Vão poder decidir qual a acção a ser tomada, em função daquilo que quiserem executar.

A última opção que está disponível na interface principal é relativa às aplicações instaladas e que tipos de ficheiros podem abrir. Vai ser-vos mostrada a lista de todas as aplicações instaladas e ao escolherem uma delas vão ver os tipos de ficheiros que estão associados. Não são aqueles que o sistema operativo usa para abrir, mas sim os tipos que estas aplicações conseguem abrir. Mais uma vez podem adicionar ou remover extensões de ficheiros em sistema.

Uma ultima opção que pode passar despercebida aos utilizadores e que pode ser muito útil é a possibilidade de serem exportadas todas as alterações que forem efectuadas. Com estes ficheiros de alteração de registo vão poder espalhar por diversas máquinas as alterações que efectuarem numa. Uma opção muito útil para quem faz a gestão de um elevado parque de máquinas.

Esta aplicação vai permitir que controlem de forma muito precisa que aplicações estão definidas para abrir determinados tipos de extensões de ficheiros. Tem algumas opções extra, também elas interessantes, pois permitem configurar o Windows de forma mais fina.

O Default Programs Editor é portátil e por isso pode ser usado em qualquer PC sem necessidade de instalação e dependência futura. Basta alterarem, aplicarem as mudanças e o sistema fica imediatamente alterado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Default Programs Editor 2.7 [1.04MB]
Homepage: Default Programs Editor

Sem comentários:

Enviar um comentário