quarta-feira, 6 de abril de 2011

[Apps] DriverBackup! – Drivers para a posteridade

Sempre que se avizinha a ingrata tarefa de reinstalar um Windows num PC, uma das maiores preocupações de quem vai realizar essa tarefa é a certeza de que vai ter de passar horas a procurar os drivers indicados para o hardware presente.

O Windows 7 representou um passo de gigante por parte da Microsoft no que toca à disponibilização e actualização de drivers, mas existem ainda situações que nem esta funcionalidade consegue resolver e acabamos por ficar de mão atadas e consumimos muitas horas à procura do driver. A solução é pensar antecipadamente e fazer um backup dos drivers presentes na máquina. O DriverBackup! é uma ferramenta que dá uma ajuda nesse processo.


Com o DriverBackup! vão poder fazer um backup completo dos vossos drivers e assim estarem salvaguardado de problemas. Esta ferramenta permite ainda fazer o processo oposto e repor num novo sistema operativo um conjunto de drivers que tenham já salvaguardado.

Com uma interface muito intuitiva e simples de usar, o DriverBackup! garante que os drivers que o utilizador escolher para salvaguardar são recolhidos e prontos para serem usados. Existe ainda a possibilidade de através de linha de comando efectuar a reposição, o que garante uma ainda maior simplicidade de uso.

Esta ferramenta, completamente portátil, tem de ser executada com permissões de Administrador pois necessita de acesso a zonas mais sensíveis do Windows, para efectuar a recolha. Depois de lançada é apresentada a lista de drivers presentes no sistema e o utilizador apenas tem de escolher os que pretendem guardar. Indiquem o caminho onde pretendem ter guardados e mais alguns parâmetros que vos ajudam a identificar os drivers. No final deverão ter no local indicado um ficheiros de index e uma estrutura de pastas com cada um dos drivers.

O processo de reposição é em tudo idêntico ao de recolha, sendo apenas distinto pelo facto de que devem escolher a localização do backup que pretendem repor. Depois do backup identificado, devem indicar quais os drivers a serem repostos no sistema.

O processo de reposição é rápido. No final devem ficar com o vosso sistema actualizado sem terem de recorrer à procura insistente de drivers.

O DriverBackup! é um excelente auxiliar para que possam salvaguardar os vossos drivers. Este processo permite que não tenham de passar pelo penoso processo recolha de drivers a cada reinstalação.

Usem-no também para fazerem recolhas periódicas dos drivers que vão instalando no vosso Windows. Mais vale prevenir do que remediar e existem situações em que não conseguimos ter acesso ao sistema operativo. É uma salvaguarda que vos vai deixar muito descansados.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: DriverBackup! 2 [397.23KB]
Homepage: DriverBackup!

Sem comentários:

Enviar um comentário