quarta-feira, 1 de setembro de 2010

[Apps]Rizone Virus Cleaner 0.9.2 – Um Bom Antivírus Portátil

O mundo do malware é complexo mas simultaneamente é um mundo próspero. Todos os dias nascem novas ameaças e, por incrível que pareça, aparecem novas ideias para castigar os sistemas operativos… com consequências sempre nefastas para o utilizador.

Para ajudar muitos utilizadores a combater pequenas infecções nos seus sistemas operativos, deixo um antivírus que pode ser transportado e lançado a partir de uma penUSB.

Rizone Virus Cleaner

Esta pequena aplicação de segurança é muito simples de utilizar. Tem um interface limpo e basta usar o botão GO, depois de especificar que unidade de disco quer limpar, e este entra em acção.

O processo será iniciado e mostrada a evolução em tempo real, podemos ver o scanning aos ficheiros, quantos são verificados ao segundo e o total dos mesmo já verificados. Informação que pode ser relevante para vermos até que ponto será viável usar esta ferramenta numa máquina completamente tomada pelo “mal”!!!

Basicamente este AV permite que o possa disparar a partir de uma penUSB num cyber-café, no computador da biblioteca da escola, num computador de um amigo… tudo para evitar que traga a sua penUSB infectada.

Uma das “lacunas” ou fragilidades deste AV, são os falsos positivos que dispara. É normal pois é a consequência de não ser um topo de gama, mas neste caso pode sempre deixar na quarentena, mal não faz.

Este sistema de antivírus não gera conflitos com os sistemas já existentes nos sistemas operativos onde forem correr esta aplicação. Segundo o autor do programa, esta aplicação foi já testada com vários antivírus (Kaspersky, Norton Antivirus, McAfee Antivirus, Microsoft Security Essentials, etc.). Usei, e notei, que de facto é interessante mas peca pela lentidão, isto face aos que estão instalados no sistema operativo. Seja como for é uma óptima alternativa para termos numa pen USB.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/win7
Download: Rizone Virus Cleaner 0.9.2.935 Prototype [5] [8.89MB]
Homepage: Rizonetech

Sem comentários:

Enviar um comentário