quarta-feira, 9 de outubro de 2013

[Apps] S4A – Programar o Arduino é fácil e divertido

Numa sociedade, todo o indivíduo necessita de comunicar com os restantes. Para tal, desenvolveu e adquiriu, ao longo na sua vida, formas e protocolos de comunicação. Na electrónica e na informática não é menos verdade essa realidade. Cada vez mais a sociedade exige que haja comunicação entre homem/máquina e máquina/máquina. O Arduino permite tudo isso e muito mais….haja ideias.
E como programar de uma forma fácil e divertida o Arduino? Vamos conhecer o S4A.
s4_04
O que é o Arduino?
O Arduino é um placa de prototipagem electrónica, desenvolvida em Itália, de código aberto, baseada em software e hardware. Com micro controladores Atmel AVR de 8 bits ou Atmel ARM de 32 bits, esta placa  é muito usada por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos, recorrendo aos mais diversos sensores.
Através desta simples placa é possível integrar facilmente outros sensores como por exemplo acelerómetros, LDR, ultra-sons, sensores de pressão, entre outro e assim obter os valores provenientes dos mesmos. É possível controlar luzes, motores, entre outros objectos.
s4a_03
Scratch
Para quem não conhece,  Scratch é uma linguagem de programação criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology), baseada numa interface gráfica, onde o utilizador pode facilmente “montar” programas como se fossem blocos. Através deste projecto, o utilizador pode criar histórias animadas, jogos e outras aplicações interactivas – Saber mais aqui
S4A
O S4A é uma modificação do Scratch, que proporciona ao utilizador uma forma muito fácil e divertida de programar para o Arduino. Criado em 2010 pela equipa Citilab Smalltalk,  o S4A é actualmente usado por milhões de programadores em todo o mundo.
Através desta plataforma, o utilizador pode gerir os mais diversos sensores e actuadores ligados à placa Arduino. Como objectivo principal, os responsáveis pelo projecto dizem que a ideia do S4A é trazer mais utilizadores para o mundo da programação.
s4a_02
A programação é realizada com base em blocos, que integram funcionalidades básicas para o micro controlador, leituras e escritas digitais e analógicas, eventos, etc.
s4a_01
O S4A funciona no Arduino Diecimila, Duemilanove e Uno.A comunicação do S4A com o Arduino pode ser feita via interface USB ou wireless, através de um modulo de rádio Frequência, como por exemplo o Xbee.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac e Linux
Download: Windows | Mac | Linux (Debian)
Homepage: S4A

Sem comentários:

Enviar um comentário