sábado, 21 de setembro de 2013

[Apps] Epic – Um browser seguro e sem deixar rasto!

As preocupações com a segurança dos nossos dados tem estado na ordem do dia. Para além dos habituais perigos que existem na Internet, os utilizadores começaram agora a querer que as grandes empresas deixem de ter acesso à sua informação pessoal e aos seus hábitos de navegação.
Existem formas de conseguir contornar a transmissão desta informação nos browsers actuais, mas e que tal usar um browser especifico e criado para essa situação?
É aqui que entra o Epic, um browser preparado para garantir a segurança dos utilizadores e também anonimizar ao máximo a utilização da Internet.
epic_1


O Epic é um browser que pretende garantir ao máximo a anonimização dos utilizadores, impedindo que os sites registem qualquer tipo de informação nos computadores destes, através da rejeição de cookies e outro tipo de informação que irá permitir a recolha de informação.
Para além disso tem implementados mecanismo que procuram prevenir a recolha de informação por parte de motores de pesquisa, através da apresentação das flags de DNT e da utilização de proxys para routear o tráfego destinado a esses sites.
A nível da protecção local dos dados, o Epic está impedido de registar o histórico de navegação, de passwrds e de outra informação potencialmente sensível.
O Epic é um browser baseado no Chromium, mas que viu algumas das suas funcionalidades retiradas. É desta forma que o Epic consegue contornar grande parte dos mecanismos que a Google implementa no seu browser e que lhe permite recolher informação sobre os utilizadores.
Sempre que o Epic é terminado, toda a informação recolhida nessa sessão ´é eliminada, garantindo ainda mais a anonimização do utilizador e impedir a recolha dos dados.
epic_2
O Epic tem ainda disponíveis algumas medidas extra de segurança e privacidade que podem usar. Vão com certeza reparar que está desabilitada a instalação de extensões ou add-ons e que a página de novo separador é diferente.
Por não ter histórico e nem recolha de dados, as pesquisas na Omnibar não funcionam como no Chrome e nem existe a possibilidade desta vos dar sugestões de páginas a visitar, que são apresentadas em função dos dados do utilizador.
A presença de um proxy, que pode ser activado na Omnibar, garante ainda uma maior segurança. Se desejarem existe um grupo de opções (https por omissão, DNT sempre activo e outas) que podem ser activadas de forma geral ou para certos sites em particular.
epic_3
O Epic pretende dar a todos uma camada de segurança e anonimato, que visa proteger os dados dos utilizadores, usando para isso um dos browsers mais completos e recentes.

Este é o browser que o Chrome poderia ser, se a Google não estivesse tão dependente da recolha de dados dos utilizadores!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / OS X
Download: Epic Windows
Download: Epic OS X
Homepage: Epic

Sem comentários:

Enviar um comentário