quinta-feira, 5 de setembro de 2013

[Apps] AdwCleaner, elimina software «perigoso» até mesmo o mais difícil

O AdwCleaner é uma ferramenta portátil cujo objectivo primordial passa por tentar ajudar-nos a remover software como barras de ferramentas, adware e pragas comuns de navegadores que tanto nos assolam hoje em dia e teimam em não querer abandonar o nosso sistema.
Esta situação tem vindo a acontecer com cada vez mais frequência e, por vezes, até mesmo sem nos darmos conta, instalamos software indesejado através de outro software. Quando os tentamos desinstalar vemos as nossas intenções frustradas, impossibilitados de avançar. Ora o AdwCleaner promete uma forte ajuda para colmatar essa grave falha. Vamos conhecer?adwcleaner-00-pplware


A interface do programa é bastante básica, não no mau sentido. Basta clicar em “SCAN” para de seguida podermos assistir a uma análise para eventuais programas e/ou processos considerados como maliciosos. O relatório é apresentado com cuidado detalhe através dos seus separadores .
adwcleaner-01-pplware
Quando clicamos em “CLEAN” o AdwCleaner irá tentar eliminar todas aquelas que são consideradas pragas, acabando por mostrar um segundo relatório em .TXT com todas as acções tomadas e mostrando tudo aquilo que foi limpo.
adwcleaner-02-pplware
A verdade é que se trata de um processo muito simples e que pode aliviar algumas preocupações imediatas. O único senão é que  não existe nenhuma maneira geral para dizermos ao AdwCleaner aquilo que pretendemos manter, e aquilo que pretendemos eliminar, o programa, por via das dúvidas tende a eliminar tudo aquilo que ele considera como potencial ameaça. O que é certo é que de facto apaga grande parte desse tipo de software de vez e com efeitos práticos.
adwcleaner-03-pplware
Por outro lado, temos de reconhecer que com o AdwCleaner, curto em opções, torna-se difícil prever ou controlar exactamente as acções que ele vai tomar aquando da sua actuação, o que nos pode deixar mais nervosos com o eventual resultado final. Em resumidas palavras, e em jeito de opinião, esta ferramenta pode não ser a nossa primeira escolha como programa de remoção de software de barra de ferramentas e afins mas é certo que pode valer a pena manter uma cópia de AdwCleaner em reserva, para o caso de encontrarmos algo que as nossas ferramentas regulares não podem manipular.
Com o AdwCleaner, entre outros exemplos, poderemos eliminar:
  • Adwares (anúncios de software)
  • PUP / LPI (Potentially Undesirable Program – Programas Potencialmente Indesejáveis​​)
  • Barras de Ferramentas
  • Hijacker (Hijack da página inicial do navegador)O AdwCleaner funciona com uma pesquisa e metodo de Exclusão, podendo ser facilmente desinstalado usando o modo “Uninstall”. [baseado no KD]
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Xp / Vista / 7 / 8
Download: AdwCleaner 3.002 [1.01 MB]
Homepage: Xplode

2 comentários: