sábado, 31 de agosto de 2013

[Apps] Sublime Text – É este um dos melhores editores de texto

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação.

sublime_00
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
sublime_01
Das muitas funcionalidades que oferece, destacam-se a:
  • Possibilidade de usar múltiplas selecções para renomear facilmente variáveis. Tal operação é feita recorrendo às teclas CTRL+D que são usadas para para navegar em ocorrências
sublime_02
  • Possibilidade de usar também múltiplas selecções em batch files. Usando o atalho de teclas CTRL + SHIFT + L é possível  dividir a selecção e incluir numa linha, assim como editar linhas em simultâneo.
sublime_03
  • Sugestão de comandos. Usando o atalho Ctrl+Shift+P é mostrada uma palete de comandos
sublime_05
  • Tendo um projecto de ficheiros extenso, o utilizador pode facilmente navegar e encontra informar dentro dos mesmos.
sublime_06
  • Suporte para expressões regulares
sublime_07
Estas são algumas das funcionalidades que fazem parte deste fantástico editor. O grande senão deste editor é ser necessário uma licença. O utilizador poderá usar mas  deverá obter também uma licença de acordo com o pretendido – ver aqui
Licença: Shareware
Sistemas Operativos: OS X, Windows, Linux
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: Sublime Text

[Apps] Os 10 Editores de texto para Windows e Linux mais utilizados

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação.

top_editoresTexto
1) Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

Homepage: Notepad++
2) MetroTextual
MetroTextual não se limita a ser um simples e puro editor de texto. Tem a capacidade de recorrer a sintaxe específica e assim tornar a escrita e leitura de código mais simples e fácil.
As sintaxes disponíveis são várias, abrangendo a maioria das linguagens de programação. O MetroTextual não tem a capacidade de detectar a linguagem a ser usada e devem por isso escolher qual a que pretendem usar.

Homepage: MetroTextual
3) GOBBY
O Gobby é um editor de texto abrangido pela licença GPL (General Public License) que tem como principal funcionalidade o desenvolvimento remoto cooperativo síncrono. Este permite que duas ou mais pessoas, estejam elas onde estiverem, possam visualizar e fazer alterações num arquivo de texto, seja ele do tipo .txt (ficheiro de texto), .doc (ficheiro Word), ficheiro .cs (ficheiro C#), do tipo .vb (ficheiro visual basic), ou de qualquer outro tipo.
gobby
Homepage: Gooby
4) Brackets
Considerado já como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), Brackets é um novo editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis .
brackets_00
Homepage: Brackets
5) PSPad
O PSPad é um editor ideal para programadores. Esta ferramenta tem muitas características, das quais se destacam a organização de ficheiros em diferentes projectos, Cliente FTP, Gestor de sessões, Syntax highlighting, Verificação ortográfica, etc.

Homepage: PSPad
6) Bend
O Bend tenta uma abordagem interessante ao apresentar uma interface completamente diferente do habitual a uma funcionalidade já muito explorada. É um editor de texto, mas com “outra cara”. A interface do Bend tenta uma abordagem muito simplista ao reduzir ao mínimo e essencial as funcionalidades disponíveis. Desapareceram os menus e as opções que por norma poucos utilizadores usam.
bend
Homepage: Bend
7) Komodo Edit
O Komodo Edit  é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e  simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
komodo_00
Homepage: Komodo Edit
8) Aptana Studio
O Aptana Sudio é essencialmente um editor de texto opensource desenvolvido em Java com suporte para o desenvolvimento  HTLM, CSS, Javascript, SciptDoc, XML. É também possível obter suporte para PHP, Ruby on rails, Adobe Air 2.0 e outros, instalando o plugin adequado.
aptana
Homepage: Aptana Studio
9) Bluefish
Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners.
Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl,  JSP, Python, entre outros.
O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.
blue_01
Homepage: Bluefish
10) Geany
Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Tal como outros ferramentas já apresentadas, este editor tem suporte para vários tipos de formatos e algumas interessantes características.
[Imagem: geany_main.png]
Homepage: Geany

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

[Apps] Correr vários Sistemas Operativos a partir de uma PEN?

As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje equipamentos que desempenham funções de grande utilidade. Além da capacidade elevada de armazenamento, permitem ainda que possamos instalar ou correr sistemas operativos a partir dos mesmos
Hoje deixamos 3 sugestões para aplicações que permitem facilmente transformar uma PEN/Disco USB num dispositivo multiboot, com vários sistemas operativos disponíveis.
usb_000
Todos conhecemos a facilidade com que usamos um qualquer CD, DDV ou um dispositivo USB de armazenamento com um live SO ou com uma ferramenta de instalação.
Por norma apenas colocamos um sistema operativo por dispositivo. As ferramentas que apresentamos de seguida, permitem colocar mais do que um sistema operativo por dispositivo. Vamos conhecer o XBOOT,SARDU e YUMI.
XBOOT
O Xboot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários (ex. Acronis, Clonezilla, Ophcrack live CD, etc) num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO.
A sua utilização é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar a imagem .ISO para cima da janela principal da aplicação. Para cada imagem .ISO carregada, será apresentada a informação sobre o nome, tamanho, categoria e o Xboot encarrega-se de calcular o tamanho total para que o utilizador tenha a noção do espaço livre no dispositivo.
xboot
Homepage: XBOOT
SARDU
O Sardu é um software portable, que permite que criem pen USB multoboot, onde vão colocar todos os sistemas operativos ou ferramentas de recuperação de PC que entendam, mantendo-as organizadas e prontas a serem arrancadas.
Para usarem esse dispositivo multiboot só têm de o colocar no vosso PC e indicar (normalmente via BIOS) que pretendem arrancar a partir dele. Ao arrancar será mostrado um sistema de menus onde as imagens que criaram vão estar organizadas e prontas a arrancar. Só têm de escolher a que pretendem usar.

Homepage: SARDU
YUMI
O YUMI é o sucessor do MultibootISOs e pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB. Com o YUMI podemos colocar vários sistemas operativos num único dispositivo USB, que a aplicação encarrega-se de criar a interface do boot. Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar anti-vírus que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais (ver imagem inicial).
Contrariamente ao MultiBootISO, que recorria ao grub para fazer boot directamente dos ISOS, o YUMI usa o syslinux para realizar essa tarefa.
mutiboot_00
Homepage: YUMI
Estas são provavelmente as três aplicações mais populares para criar multiboot em dispositivos de armazenamento USB. De uma forma muito simples e rápida, podemos ter uma PEN ou Disco como vários sistemas operativos, para os mais diversos cenários.

domingo, 25 de agosto de 2013

[Dica] Como ter múltiplas sessões do Skype abertas

Apesar da concorrência e de ter perdido alguns utilizadores durante a migração do MSN, o Skype continua a ser umas das ferramentas de IM mais usadas no mundo. É fiável, tem algumas boas funcionalidades e pode também integrar com o Facebook… o que nos dias de hoje é um ponto a favor.
Mas, no caso do utilizador ter mais do que uma conta, como poderá usá-las em simultâneo no seu PC?
skype_02
Existem vários utilizadores que possuem mais do que um perfil no facebook. Ao contrário de outras aplicações do género, o skype não tem suporte para multi-contas, em simultâneo, mas há um truque  que permite tal situação. Na prática, a ideia é fazer com que o skype inicie uma sessão secundária para que desta forma possamos usar outras contas…aqui fica o truque:
WINDOWS
No Windows 7 e 8, basta carregar em WIN + R e executar o seguinte comando:
[32 bits]
"C:\Program Files\Skype\Phone\Skype.exe" /secondary
[64 bits]
"C:\Program Files (x86)\Skype\Phone\Skype.exe" /secondary
skype_01
MacOS
No caso do MacOS, a forma mais simples é usar a aplicação Multi Skype Launcher, permite criar uma segunda instancia do Skype.
Linux
No caso do Linux, estando uma sessão já a correr, basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
skype –secondary
E está feito. Como viram, o truque é muito simples e certamente dará muito jeito a quem necessita de ter mais do que uma conta online.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

[Apps] Open SubDownloader, legendas à lá carte no Windows

Open SubDownloader, com uma interface simples e eficaz, os utilizadores conseguem obter as legendas de um ou mais filmes à distância de um clique. Acabaram-se aquelas pesquisas aborrecidas em sites de legendas, basta seleccionar um ou mais vídeos, o idioma et voilá.
subdown_search_title



A versão original do SubDownloader é grátis para todas as plataformas, excepto para Windows. Como tal, o autor do projecto Open SubDownloader decidiu compilar o código-fonte da aplicação mãe e torná-la grátis para Windows. Aqui ficam algumas das funcionalidades presentes na aplicação:
  • Compatível com os principais formatos de vídeo.
  • Pesquisa de legendas no opensubtitles.org.
  • Completamente grátis, sem adware ou spyware.
  • Algoritmo de hashing optimizado, consegue processar 27GB de vídeos em 7 segundos.
  • Detecção automática do idioma das legendas.
  • Upload/download das legendas de uma temporada em menos de 1 minuto.
  • Pesquisa em pastas recursiva.
subdown_search_file
Pesquisa e download das legendas de todos os episódios de uma série, presente na mesma pasta
Indispensável para os fãs de cinema e séries,  nunca mais terão de usar o browser na pesquisa de legendas. Simples e prático, disponível para Windows, versão normal e portable.
Licença: GNU GPL v3
Sistemas Operativos: Windows
Download: Open SubDownloader
Homepage: Open SubDownloader

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

[Apps]Macrium Reflect Free Edition 5.2.6348

O Macrium Reflect Free Edition é considerada por muitos como um dos melhores e mais rápidos programas de criação de imagens perfeitas 1:1 (mirrors) de discos, que se apresenta na versão gratuita. Esta versão, mostra-se com a particularidade de trazer consigo opções de recuperação baseadas nas funções BartPE e algoritmos utilizados em Linux.
Uma ferramenta destas não se encontra gratuitamente todos os dias….
macrium-reflect-00-pplware



Com o Macrium Reflect Free Edition vamos poder criar uma imagem do nosso disco rígido enquanto corre o Windows, podendo gerar a mesma dentro da nossa rede, numa pen drive, etc. macrium-reflect-01-pplware
O programa é totalmente automatizado requerendo da nossa parte poucas decisões, isto é, tanto serve para utilizadores profissionais bem como para os mais leigos. No final, o resultado será sempre o mesmo: imagens 1:1 perfeitas de toda a nossa informação, que poderemos recuperar em qualquer altura, principalmente quando sucede alguma tragédia grave de perda de informação.
macrium-reflect-02-pplware
Nota: esta instalação vem acompanhada das versões 32 e 64 bits, sendo que de forma automática será instalada aquela que se adapte ao seu sistema. Além do mais esta versão destina somente a uso doméstico e não comercial.
macrium-reflect-03-pplware

Resumindo:

  • Cria uma cópia idêntica do Windows, com este em funcionamento, através da ferramenta da Microsoft o Microsoft Volume Shadow copy Service (VSS);
  • Envia a imagem do disco para um suporte através da rede, da porta USB, da porta FireWire e através das drives de Cd e DVD;
  • Permite agendar a cópia;
  • Funciona em sistemas a 32 e 64 bits32 bits;
  • Comprime a imagem com uma excelente taxa de compressão sem perder a rapidez;
  • Esta versão inclui um CD com Linux para recuperação da imagem com suporte de rede;
  • Permite a execução da cópia da imagem em sistemas com o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 sempre nas versões 32 e 64 Bits.
No fundo podemos considerar o Macrium Reflect Free Edition como uma óptima solução para salvaguardar o nosso sistema dos imprevistos.
macrium-reflect-04-pplware
A única desvantagem passa pelo facto de primeiro termos de descarregar o agente de download, que tem aprox, 1 MB de tamanho, corrê-lo e só depois descarregamos o programa em si, sendo no entanto um processo muito simples de seguir.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Macrium Reflect FREE Edition 5.2.6348 [1.01 MB]
Homepage: PARAMOUNT SOFTWARE UK LTD