segunda-feira, 22 de outubro de 2012

[Dica] Livre-se da partição “System Reserved” do Windows

Aquando da instalação do Windows 7, Windows Server 2008 R2 ou Windows 8, num disco não particionado, a ferramenta de instalação cria a partição para o sistema WIndows e é automaticamente criada uma partição chamada “System Reserved” que acaba por lá ficar no esquecimento. Já se apercebeu da sua existência? Será mesmo necessária?
Pode haver vários motivos que levem à necessidade de remoção dessa partição, principalmente devido à limitação de 4 partições primárias num disco básico. Recentemente, ao fazer a instalação do Windows 8 já com 3 partições em utilização (Windows 7, documentos e EFI), foi necessário remover a partição “System Reserved” para adicionar uma outra para o Windows 8. Mas… como fazê-lo?


Existem outros motivos que levam à necessidade de remoção dessa partição, nomeadamente em situações de backup integral onde, dependendo das ferramentas, é esperado o sistema operativo na primeira partição do disco e então o processo não ocorre como devia. A imagem acima, que demonstra uma partição “System reserved” em todos os discos, poderá não ser comum pois deve-se a instalações isoladas em cada disco, no entanto demonstram a forma como podem existir. O Disco 0 tem o Windows 8 instalado.

Afinal para que serve a partição “System Reserved”?

Aparentemente, a principal razão para a sua existência deve-se à funcionalidade de encriptação da partição do sistema operativo da ferramenta BitLocker, ficando o bootloader do Windows localizado em duas partições: “System Reserved” e na partição do SO. Não sendo necessária encriptação, o bootloader localizado na partição “System reserved” é redundante e pode ser eliminado. A dimensão dessa partição é de 100MB no caso do Windows 7 ou Server 2008 R2 e de 350MB no caso do Windows 8.
Se não vai usar o BitLocker, então a partição “System Reserved” é totalmente desprezível.

Como remover a partição “System Reserved”?

Antes de mais, e como é da praxe, há uma hipótese remota de o sistema não iniciar após o procedimento. Faça-o por sua conta e risco, no entanto o bootloader é sempre reparável.
O processo é muito simples e no meu caso ocorreu sem qualquer problema:
  • Abrir a linha de comandos com permissões de administrador (clique direito > executar como administrador). Admitindo que o Windows está instalado na unidade C, escrever bcdboot c:\windows /s c:. O resultado desta operação deverá ser Os ficheiros de arranque foram criados com êxito;
  • Abrir a Gestão de Discos do Windows. É facilmente localizável a partir da pesquisa do menu iniciar (bastando escrever “gestão”) ou, de outra forma, basta executar o ficheiro diskmgmt.msc;
  • Procurar a partição C (ou aquela correspondente ao sistema), clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como activa. De seguida basta confirmar essa acção;
  • Reiniciar o computador. Voltar à Gestão de Discos e eliminar a partição “System Reserved”. Para isso basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher Eliminar volume;
  • Feito.
Opcionalmente, se quiser utilizar o espaço não particionado resultante da remoção da partição “System reserved”. Pode tentar usar a Gestão de Discos e escolher a opção Expandir na partição do sistema operativo. Caso essa opção não esteja disponível então poderá utilizar uma outra ferramenta como o Paragon Partition Magic, o Minitool Partition Wizard, o GParted do Ubuntu ou outra ferramenta.

[Info] ManuaisUsados.Com – Uma ótima ajuda em tempos de crise




O website apresenta um design bastante limpo e prático, sem complicar, sendo assim imediatamente percetível todos os passos de utilização.
O registo é grátis e podemos começar a utiliza-lo imediatamente.

Apesar de ser um projeto recente, menos de um ano, já conta com quase 700 livros publicados e mais de 300 utilizadores registados. Apesar de se chamar Manuais Usados, é possivel encontrar – se todo o tipo de publicações, desde manuais de primeiro ciclo, até livros mais técnicos da Universidade, não esquecendo é claro a parte da literatura onde encontramos bestsellers mais recentes até aqueles clássicos que pensávamos já não conseguir encontrar.
Todo o processo deste a colocação do livro, preço, meios de pagamento e transporte ficam inteiramente à nossa vontade, e temos um meio ótimo de comunicação com os compradores/vendedores com o próprio sistema de mensagens que existe no website, assim a nossa privacidade fica resguardada ao mesmo tempo que tratamos de negócios. Existe também uma zona pessoal onde cada vendedor pode visualizar por categorias todos os livros que têm, quer estejam disponíveis para venda, em negociações ou até mesmo já vendidos, o que permite um excelente controlo dos negócios.

Aconselho vos vivamente a visitar este website. Podem encontrar lá livros fantásticos, todos no mesmo sítio e à distância de um clique.
Homepage: www.manuaisusados.com

[Apps]IObit Uninstaller, desinstalação fácil e gratuita

O IObit Uninstaller, em resumidas palavras, pode ser definido com uma ferramenta totalmente gratuita que dispensa instalação e cujo objectivo é ajudar na desinstalação e remoção efectiva de programas e pastas «resíduos» do nosso computador de forma rápida e fácil. É, sem dúvida, uma excelente alternativa ao “Adicionar e Remover Programas” padrão do Windows, oferecendo algumas funções extra que podem garantir uma limpeza e desinstalação eficaz. Vamos conhecer?




O aplicativo pode ser definido com os principais destaques: Modo Padrão e Modo Forçado (Forced Uninstall): Podemos desinstalar os programas em dois modos, o padrão cujo método de desinstalação é igual ao do Adicionar e Remover Programas do Windows, e o método Forçado analisa o registo do Windows e disco rígido na procura de possíveis leftovers (restos).
Sem necessidade de instalação: para os utilizadores que procuram por um desinstalador que não tenham de instalar no computador, o Iobit Uninstaller pode perfeitamente ser a resposta!


Desinstalação forçada:
Por vezes devido a uma desinstalação incompleta, os chamados leftovers (em tradução: restos) do programa ficam no computador sem o nosso conhecimento e nome do programa desaparece da lista de Adicionar/Remover do Windows. Esta funcionalidade ajuda-nos a, automaticamente, procurar todos os restos e fragmentos de programas no nosso sistema e a removê-los de forma completa.


Restauro do sistema:
Sempre que desinstalarmos uma aplicação, o IObit Uninstall efectua um ponto de restauro no sistema automaticamente, para que, caso seja necessário, possamos efectuar um restauro ao sistema e voltar ao último ponto programado.


Batch Uninstall:
uma vez marcada esta opção poderemos escolher vários programas e, de forma automática, estes serão instalados num só processo de forma «descomplicada». O utilizador, na maioria dos casos, apenas precisa de ir confirmando algumas janelas enquanto pode perfeitamente prosseguir com outras tarefas no PC.
A verdade é que este IOBit Uninstaller é bastante apelativo, cumprindo a sua função na perfeição, ganhando bastantes pontos positivos pelo facto de ser uma ferramenta totalmente gratuita e muito acessível em termos de funções, que facilmente induzem qualquer um aos pontos certos para desinstalar programas de uma vez por todas.  Basicamente, não requer qualquer conhecimento técnico de informática, bastando efectuar o download, executar e remover os programas. Simples como isso.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000 / XP / Vista / 7 / 8
Download: IOBit Uninstaller 2.2 | Via KeroDownload [1.37 MB]
Homepage: Iobit

domingo, 14 de outubro de 2012

[Dica] reparar windows update

Windows 7, para muitos é um S.O. vindo dos céus.. Infelizmente não passa de um boato.
É um sistema que veio a ajudar muitos dos 'velhos' utilizadores do Windows XP que não se adaptaram à matriz bem concedida do Windows Vista.
Windows 7, possui um problema bem 'chato' ao que toca ao 'windows update'.

Deixa de funcionar e apresenta uma mensagem:

"neste momento, o windows update não consegue procurar actualizações porque o serviço não esta em execução. poderá ter de reiniciar o computador."

Por muitas vezes que se tente reiniciar computador, tentar os 'win fix' da microsoft, nada funciona..

A sorte é que se pode reparar este infeliz acontecimento.

 Basta ir ao menu iniciar e escrever 'services.msc' na caixa de procura e executar.


windows update services




 Em seguida na janela de Serviços clicar com o botão direito do rato sobre Windows Update e escolher a opção 'parar'.

stop windows update service


Agora que o Windows Update foi desactivado, temos que ir à pasta 'C:\Windows\SoftwareDistribution\' , onde iremos remover todo o conteúdo nela existente.


software distribution


 Uma vez feito isto, basta novamente ir à janela de Serviços e com botão direito do rato em cima do 'Windows Update', escolher a opção 'Iniciar'.

sábado, 13 de outubro de 2012

[Apps]Registry Backup, mantenha o registo do Windows em segurança

O registo do Windows é um componente extremamente importante, para não dizer que é uma verdadeira espinha dorsal do sistema operativo. Manter o registo a funcionar correctamente deve ser o objectivo de todos os utilizadores, especialmente para quem utiliza com frequência ferramentas de ajustes para efectuar alterações de fundo ou até mesmo se editamos o registo manualmente. Em ambos os casos é muito importante ir criando uma cópia de segurança no caso de algo correr mal. Assim, apresentamos o Registry Backup que é nada mais do que uma ferramenta gratuita que pode ser usada, de forma manual ou automática, para fazer o backup do nosso registo do Windows para que ele possa ser restaurado em qualquer altura, se necessário.




O programa pode ser usado para fazer backup do registo como um todo, ou podemos optar por apenas fazer o backup das colmeias e ramos com os quais vamos trabalhar. O processo de backup real é muito rápido e simples, e o mesmo pode ser dito do processo de restauro.
Não existem muitas configurações com as quais nos tenhamos de preocupar, e é isso que torna o programa mais interessante. No entanto, se considerarmos que estamos a sofrer alguns problemas com a criação de backups com uma conta de utilizador regular, podemos optar por elevar o programa para ser executado numa conta do sistema.

Podemos ainda optar por criar um backup automático, fazendo uso de tarefas do Windows ‘Scheduler, e para reduzir a quantidade de espaço em disco precisamos deixar de lado os backups mais antigos que podem ser apagados após um determinado número de dias.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 (32 e 64 Bits)
Download: Registry Backup 1.4.3 | Via KeroDownload [3.61 MB]
Homepage: Tweaking.com