sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

[Apps]ASCII Generator – As suas imagens em texto!

Existem dezenas e dezenas de ferramentas de tratamento de imagens. Algumas mais profissionais que outras e alguma com capacidades mais estranhas que outras. Todas procuram o mesmo, dar ao utilizador a capacidade de ajustar ou adaptar as suas imagens.

O ASCII Generator é mais uma dessas ferramentas, mas com uma particularidade única. A sua principal característica consiste em converter as imagens que lhe derem em texto.



O seu nome, ASCII Generator, diz tudo o que podem esperar dele. A conversão de imagens em texto é algo que acompanha a Internet desde a sua génese e servia, no início, para que pudessem representar imagens num formato que fosse vísivel por todos. Com o evoluir dos tempos esta representação de imagens passou a ser considerada uma forma de arte e hoje é apenas e só isso.

Com o ASCII Generator vão poder converter as vossas imagens para o formato de texto e assim copiá-las para qualquer lugar. Podem, para melhorar a vossa imagem, alterar vários factores. Podem alterar a fonte usada, o tamanho desta e muitos outros parâmetros.

Outra possibilidade que o ASCII Generator vos disponibiliza é a escolha dos elementos que podem compor a vossa imagem. Por omissão o modo automático está escolhido e este deverá ser suficiente para os vossos desenhos, mas podem alterar e colocar um dos que estão disponíveis.

Vejam então a vossa imagem ser criada apenas com letras, números ou com traços de padrões variados. Todos os elementos são, naturalmente, elementos da codificação de caracteres ASCII.

O ASCII Generator é extremamente simples de usar. Basta que arrastem a imagem que pretendem converter para a sua interface, escolham a medida da imagem que pretendem gerar, indiquem qual os caracteres a serem utilizados e está pronta.

Estão disponíveis ainda algumas ferramentas extra que permitem rodar a imagem nos dois sentidos, rodar a imagem sobre si mesma ou inverter as cores da imagem.

Se pretendem dar um outro ar às vossas imagens ou colocá-las na vossa assinatura de email o ASCII Generator é uma excelente ferramenta.

Por ser portátil podem levá-la para qualquer lado e assim usar sempre que necessitarem. Usem e passem esta ferramenta aos vossos amigos para que as vossas imagens tenham outra apresentação.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Wndows XP/ Vista/ 7
Download: ASCII Generator 2.0.0 [KB]
Homepage: ASCII Generator

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

[Apps]Ultimate Windows Customizer

A customização do nosso sistema operativo permite que sejam activadas funções que estão escondidas ou que alteremos a imagem ou funcionalidade de zonas deste. A maior parte das ferramentas que existem permitem que activemos apenas uma ou duas funções de forma pontual e nunca de forma integrada.

O Ultimate Windows Customizer reúne em si a maioria das customizações disponíveis para o Windows 7 e permite que tornem o vosso Windows mais adaptado às vossas necessidades e com alterações que o tornam mais apelativo.



O Ultimate Windows Customizer é uma ferramenta que foi desenvolvida para permitir aos seus utilizadores alterarem o look e feel do Windows, reunindo aí todas alterações conhecidas e disponíveis para o Windows 7.

As possibilidades do Ultimate Windows Customizer são muito alargadas e vão com certeza fazer as delícias de todos os que gostam de tornar o seu Windows mais adaptado à sua imagem.

Coisas tão simples como a imagem que é apresentada no fundo de ecrã na zona de login, a botão de acesso ao menu Iniciar ou a imagem de fundo do Windows Media Player vão poder ser alteradas sem que tenham de colocar qualquer código mais estranho ou terem de usar uma aplicação específica.

Os criadores do Ultimate Windows Customizer aconselham todos os que forem usar esta ferramenta a retirarem algumas alterações que tenham feito antes. A razão desta necessidade prende-se com um backup que o Ultimate Windows Customizer vai realizar. Se mantiverem essas outras alterações ao reverterem o vosso sistema estas vão ficar presentes.

O Ultimate Windows Customizer está dividido em 9 categorias e cada uma delas permite que alterem a imagem de diferentes zonas do Windows. Essas categorias são as seguintes:

  • Explorer
  • Context Menus
  • Libraries
  • Logon Screen
  • Start Orb
  • Taskbar
  • Miscellaneous
  • Extra Settings
  • Windows Media Player

Podem em cada uma delas encontrar muitas definições disponíveis e que vão alterar o vosso sistema de forma a ficar mais adaptado à vossa imagem. Cada uma das muitas alterações possíveis podem ser activadas de forma independente e não obrigam a ser usadas em bloco.

Após escolherem as opções que pretenderem ter activas só vos resta aplicá-las. O Ultimate Windows Customizer vai criar um ponto de restauro para que possam em segurança reverter as alterações que fizerem.

Após a aplicação destas, o Ultimate Windows Customizer vai indicar que algumas das funcionalidades podem necessitar de uma das 3 opções possíveis para o vosso sistema recarregar o registo. Estas opções são o reboot, o log off ou o reiniciar o Explorador do Windows. Escolham a que pretendem realizar na caixa de diálogo que é apresentada.

O Ultimate Windows Customizer é uma poderosa ferramenta para alterarem a imagem do vosso Windows. Podem alterar uma grande variedade de funções e imagens no vosso Windows 7, sem que tenham de usar códigos ou softwares específicos e adaptados a uma única alteração.

Está preparado para correr no Windows 7, nas versões de 32 e 64 bits e os seus criadores esperam integrar em próximas versões a integração desta ferramenta com o Windows 8.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Ultimate Windows Customizer 1.0.1.0 [10.4MB]
Homepage: Ultimate Windows Customizer

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

[Dica]GNU/Linux – Distribuições para PC’s antigos

Gostariam de dar uma nova oportunidade ao vosso velho pc antigo guardo num canto e sem vida? Deixo-vos uma pequena listagem de distribuições criadas a pensar nessas relíquias!


Nem sempre as últimas distros são as que servem na perfeição, podem ser demasiado pesadas e não trazer mais valia para o que necessitamos no osso dia a adia. Então nesta lista, procure o que lhe trará mais performance e, acima de tudo, uma “aproveitamento” do seu velho e cansado computador.

Absolute Linux

Instalador em modo de texto e unicamente em inglês, trata-se de uma modificação do slackware que inclui utilitários para facilitar a configuração e manutenção. Não é uma distribuição para iniciados pois requer alguns conhecimentos técnicos. A língua portuguesa pode ser adicionada após a instalação.

Site oficial: Absolute Linux
Última versão: 13.39 lançada a 18 de Julho de 2011
Desktop: Fluxbox e IceWM
Download: Absolute Linux 13.39

antiX

Uma distribuição muito interessante, capaz de correr a partir de PII com 64MB de RAM desde que tenha uma partição swap de 128MB. Necessita de 2.2Gb de espaço em disco. É baseada no MEPIS e em Debian, prática e simples de configurar, além de ser bastante rápida.

Site oficial: antiX
Última versão: M11 lançada a 2 de Maio de 2011
Desktop: Fluxbox e IceWM
Download: antiX

Lubuntu

Variante oficial do Ubuntu, baseada em LXDE cujo intuito é funcionar em netbooks, dispositivos móveis e pc’s antigos. Requer poucos recursos e é muito apelativa, mesmo para utilizadores com pouca experiência.

Site oficial: Lubuntu
Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011
Desktop: LXDE, Openbox
Download: Lubuntu 11.10

Puppy Linux

Pequeno, compacto capaz de correr numa flash drive, simples e especialmente bom para máquinas antigas.

Site oficial: Puppy Linux
Última versão: 5.3.1 lançada a 13 de Dezembro de 2011
Desktop: JWM, Openbox
Download: Puppy Linux 5.3.1

SliTaz GNU/Linux

Concebido especialmente para correr em sistemas com 256MB de RAM traz variados aplicativos numa imagem compacta de apenas 30MB ocupando no disco apenas 80MB de espaço após instalação!

Site oficial: SliTaz GNU Linux
Última versão: 20110531 lançada a 31 de Maio de 2011
Desktop: Openbox
Download: SliTaz GNU Linux 20110531

VectorLinux

Baseado no Slackware pretende oferecer uma nova vida às maquinas esquecidas no canto. O credo dos seus criadores é: mantém-na simples, pequena e deixa o utilizador final decidir como será o seu sistema operativo. Possui os programas mais comuns para o utilizador básico e corre a grande velocidade

Site oficial: Vector Linux
Última versão: 7.0 lançada a 28 de Novembro de 2011
Desktop: KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: Vector Linux 7.0

wattOS

Baseada no Ubuntu, usa Openbox como gestor de janelas e os seus criadores alegam que é poupada em termos energéticos bem como em recursos.

Site oficial: wattOS
Última versão: R4 lançada a 13 de Agosto de 2011
Desktop: Openbox
Download: wattOS R4

Estes são alguns exemplos de distribuições activas que podem experimentar, embora o grau de experiência necessária varie entre elas, na sua maioria são acessíveis.

Sei contudo que poderia ter abordado outras que embora não tenham sido pensadas para correr em máquinas mais antigas, podem fazê-lo com alguns ajustes, no entanto não era esse o intuito do artigo, mas sim apresentar distribuições já pensadas para correr em máquinas antigas.

Antes que perguntem qual “a melhor” entre estas, digo-vos que já experimentei estas e várias outras, para máquinas antigas as que achei mais interessantes e apelativas foram: Lubuntu, wattOS e anti-X. O Absolute está interessante mas requer alguma experiência, não facilita a vida a quem quer ter um sistema rápido para instalar e pronto a usar. Quanto às restantes vão tendo feedback em diversos fóruns e blogs, mas sinceramente não me cativaram.

Distros alternativas concebidas para máquinas antigas que podem experimentar:

  • ConnochaetOS
  • GALPon MiniNo
  • Legacy OS
  • LinuxConsole
  • PapugLinux
  • Tiny Core Linux
  • TinyMe
  • Unity Linux

Distribuições conhecidas e comentadas online mas que actualmente se encontram adormecidas e sem suporte oficial:

  • Damn Small Linux – última versão: 4.4.10 lançada a 17 de Novembro de 2008
  • Fluxbuntu Linux – última versão: 7.10-rc lançada a 26 de Outubro de 2007
  • Slax – última versão: 6.1.2 lançada a 4 de Agosto de 2009

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

[Apps]Wlan Optimizer – Melhore o seu acesso a redes sem fios

As redes sem fios vieram alterar drasticamente o modo como usamos os recursos que as redes em que nos encontramos proporcionam e a forma como trabalhamos. Deixámos de estar presos a uma intraestrutura física e passámos a ter uma mobilidade total dentro do estamos a que essa rede está confinada.

Apesar dessa melhoria, as redes sem fios sofrem de alguns problemas. Para além do óbvio problema da cobertura, existe também o problema da latência da transmissão dos dados. Essa latência pode ter várias origens e o Wlan Optimizer pretende ser uma cura para esse mal.



O problema da latência pode ter várias causas e todas elas estão relacionadas com a utilização que se faz do dispositivo sem fios. Muitas vezes está relacionada com processos de pesquisas de redes disponíveis e com pormenores de configuração das definições das redes sem fios do Windows.

Esta latência nota-se mais quando estamos a usar aplicações que exigem mais da própria rede e da disponibilização de dados em tempo real.

O que o Wlan Optimizer faz após se lançar é habilitar ou desabilitar algumas funções que podem provocar essa latência.

A sua interface é muito reduzida e limita-se a três simples opções, que podem ser habilitadas ou desabilitadas. No separador Status podem apenas ver o estado de cada uma das três opões disponíveis.

A primeira opção está relacionada com o modo de configuração automática do Windows. Os criadores desta ferramenta desaconselham que este modo seja desactivado, pois caso não seja bem gerido e configurado pode impedir o Windows de detectar novas redes. Esta disponível para que os utilizadores mais avançados possam fazer uso dele. Esta é a única opção do Wlan Optimizer que requer permissões de administrador.

Em segundo lugar está disponível a opção para desactivarem a pesquisa de redes em segundo plano. Ao desactivarem esta pesquisa passam a ter a placa dedicada para a transmissão de dados, em vez de a terem a, ocasionalmente, efectuar pesquisas no meio radio.

A última opção disponível está associada com o modo como a transmissão de dados é feita. O streaming mode permite que a transmissão seja feita de forma contínua e sem interrupções.

A activação de cada uma destas opções é feita na zona de configurações. Aqui estão presentes as três, sendo que cada uma pode ser activada ou desactivada de forma independente.

Estão ainda presentes duas opções adicionais, que permitem que o Wlan Optimizer seja iniciado no arranque do Windows e se deve ou não ser iniciado minimizado.

Na área de Notificações do Windows está presente um ícone do Wlan Optimizer e que vos indica se estão ou não ligados a qualquer rede Wireless.

Usem o Wlan Optimizer para conseguirem ter um pouco mais de performance na rede sem fios que estiverem a usar. Lembrem-se que devem ter algum cuidado com a utilização do modo de Autoconfiguração do Windows.

Podem não sentir melhorias na utilização da vossa rede sem fios, mas se usarem uma aplicação que seja mais exigente a nível de rede vão com certeza dar pela melhoria.

O Wlan Optimizer é uma aplicação portable e por isso não necessita de qualquer instalação. Apesar de conseguir ser executada nas mais recentes versões do Windows, no caso do XP são apresentadas algumas limitações na sua utilização.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Wlan Optimizer 0.21 Alfa [572KB]
Homepage: Wlan Optimizer

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

[Dica] Como encontrar drivers de dispositivos desconhecidos

Regra geral, quando compramos um computador novo ou uma peça de hardware, estes vêm com um CD com os drivers. No entanto, se perdemos esse CD ou se instalarmos um sistema operativo diferente, haverá a necessidade de obter os drivers para esse hardware, o que normalmente se consegue através de download do site do fabricante. Mas, o que fazer nos casos em que não temos a certeza do fabricante desse hardware, ou pura e simplesmente não temos a mínima ideia de que fabricante se trata? Esta é uma situação com a qual me deparo com alguma frequência, e a solução para este problema é relativamente simples.

Todas as componentes têm associado um ID de Vendor e de Devide. Se conseguirmos encontrar este ID, conseguimos encontrar o fabricante. No Windows é fácil encontrar qualquer um destes dois IDs:

1 – Abrir o gestor de dispositivos (Painel de controlo > Sistema > Hardware > Gestor de dispositivos)

2 – O hardware cujos drivers estiverem em falta irá aparecer como Dispositivo desconhecido

3 – Clicar com o botão direito do rato em cima dispositivo desconhecido e escolher a opção Propriedades

4 – Na janela das propriedades, clicar no separador de Detalhes, e escolher ID de instância do dispositivo na caixa de opções

5 – Deverá aparecer um código semelhante ao que se segue:

PCIVEN_8086&DEV_27DC&SUBSYS_30868086&REV_014&1E46F438&0&40F0

6 – A porção do código apresentada a vermelho (a seguir a VEN_) é o ID do Vendor, e o código apresentado a verde (a seguir a DEV_) é o ID do Device. No código apresentado temos então:

ID do Vendor = 8086

ID do Device = 27DC

7 – Uma vez obtida esta informação, visitamos o site PCI Database. Neste site poderemos procurar o fabricante do nosso hadware através do ID de Vendor, ou informação sobre o componente se procurarmos pelo ID do device.

Munidos da informação obtida no PCI Database, podemos depois tentar obter os drivers junto do site do fabricante do nosso hardware.