segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[Dica] Algumas alternativas grátis às aplicações mais usadas

Cada vez mais se fala do conceito “pirataria online”, ou seja, o acto de “roubar” o que é de outros pela Internet. Sejam músicas, vídeos, documentos e software muitas vezes é mais fácil abrir o browser e fazer download do que comprar ou arranjar alternativas.

Quanto a software não será mais fácil arranjar uma alternativa grátis do que fazer o download de programas proprietários. Muitas vezes as desculpas que muitas vezes são dadas é que não lhes apetece tentar uma opção válida, pois dá muito trabalho.

Mas porque não usar aplicações gratuitas?

free_00

Para quem não tem paciência para arranjar alternativas surgiu este guia que apresenta as principais ferramentas utilizadas pelos utilizadores e que podem ser substituídos por outras aplicações, muitas vezes sendo essas alternativas multi-plataforma e de código-aberto (onde vários utilizadores podem contribuir para o seu desenvolvimento).

Substitutos

Escritório

Aplicação/suite Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Microsoft Office OpenOffice x x x
LibreOffice x x x
Evernote Tomboy x x x
EndNote Mendeley x x x
Microsoft Office Word AbiWord x x x
OpenOffice.org Writer x x x
LibreOffice Writer x x x
Microsoft Office Excel Gnumeric x x
OpenOffice.org Calc x x x
LibreOffice Calc x x x
Microsoft Office PowerPoint OpenOffice.org Impress x x x
LibreOffice Impress x x x
Microsoft Office Access OpenOffice.org Base x x x
LibreOffice Base x x x
Microsoft Project OpenProj x x x
GanttProject x x x
Adobe Page Maker Scribus x x x
Adobe Reader Preview

x
Okular x x x
Evince x x
Foxit Reader x x x
Sumatra PDF x

Microsoft Money Grisbi x x x
GnuCash x x x

Internet

Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Internet Explorer Google Chrome x x x
Opera x x x
Mozilla Firefox x x x
Torrents Transmission
x x
uTorrent x x x
Orbit Downloader Free Download Manager x

JDownloader x x x
Msn Skype x x x
Digsby x

Pidgin x x x
Amsn x x x
Trillian x
x
Microsoft Outlook Mozilla Thunderbird x x x

Diagramas

Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Microsoft Visio FreeMind x x x
Dia x x x
Umbrello
x x

CAD

Aplicação/Suite Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
AutoCAD FreeCaD x x x
Archimedes x x x

Programação

Aplicação/Suite Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Visual Studio Eclipse x x x
MonoDevelop x x x
NetBeans x x x
Math Works MatLab SciLab x x x
Octave x x x
Adobe Flash Pencil x x x
openLaszlo
x
Adobe Dreamweaver Bluefish x x x
Nvu x x x
Kompozer x x x
BlueGriffon x x x

3D

Aplicação/Suite Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Autodesk Maya Blender x x x
Autodesk 3Ds Max Google SketchUp x
x

Imagem

Aplicação/Suite Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Adobe Photoshop Gimp x x
CorelDraw Xara Xtreme
x
SK1
x
Inkscape x x x
Openoffice.org Draw x x x
LibreOffice Draw x x x
Paint MyPaint x x x
Paint.NET x

TuxPaint x x x

Multimédia

Aplicação/Suite Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Adobe Audition Audacity x x x
Windows Movie Maker Avidemux x x x
Adobe Premier Kdenlive.org
x x
Winamp SongBird x
x
Windows Media Player VLC x x x
MPlayer x x x
Nero InfraRecorder x

CD Burner Xp x

Brasero
x
BSPlayer Miro x x x
Microsoft Media Center Boxee x x x
Camtasia Studio Jing x
x
Wink x x

Utilitários

Aplicação/Suite Plataforma
Paga Substituto Windows Linux Mac
Vmware VirtualBox x x x
Beyond Compare WinMerge x

Araxis Merge
WinRar The Unarchiver

x
7Zip x x
PeaZIP x x

Artigo em formato pdf: aqui

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

[Apps]OpenWith Enhanced – Abrir ficheiros com a aplicação certa

Sempre que nos deparamos com um ficheiro que o nosso sistema operativo não reconhece temos de cumprir a tarefa de lhe indicar qual a aplicação que pretendemos usar para o abrir. Claro que podemos sempre repetir este passo sempre que pretendemos usar uma aplicação diferente para abrir determinados tipos de ficheiros.

O Windows tem uma interface bastante intuitiva para esse efeito, mas peca por apena nos indicar as aplicações que temos em sistema. Com esta informação ficamos limitados apenas às que conhecemos e não descobrimos aplicações melhores para tratar desses ficheiros ou as realmente adequadas. Para melhorar esta função do Windows podemos usar o OpenWith Enhanced.




O OpenWith Enhanced é um substituto da interface que o Windows nos disponibiliza para abrirmos ficheiros desconhecidos ao sistema operativo. Em vez de apenas nos apresentar as aplicações que o sistema tem instaladas, o OpenWith Enhanced mostra ainda um vasto leque de outras aplicações, muitas delas externas ao sistema operativo.

A apresentação das aplicações adicionais é recebida via internet e mostra a escolha que os muitos utilizadores do OpenWith Enhanced fizeram para o tipo de ficheiro em causa.

Caso escolham uma dessas aplicações, e se esta não estiver presente no sistema operativo, são redireccionados para a página da aplicação em causa, para que a possam descarregar e instalar.

O OpenWith Enhanced vem ainda munido de outras funções importantes para o utilizador do Windows. Podem facilmente alterar uma aplicação associada a um tipo de ficheiros, quer seja de forma temporária, apenas para um utilizador ou em todo o sistema.

Podem ainda alterar um ícone associado a um tipo de ficheiros para outro que pretendam ou que achem ser mais adequado. O OpenWith Enhanced consegue ainda remover dos menus de contexto a opção do Windows para abrir com outra aplicação.

O OpenWith Enhanced consegue elevar para um grau superior uma função importante do Windows. Conseguem ter um maior controlo sobre que aplicações tratam que tipo de ficheiros e permite que alterem como e quando quiserem as aplicações associadas aos diferentes tipos de ficheiros.

Esta aplicação está preparada para funcionar nas mais recentes versões do Windows e tem suporte para sistemas de 32 e 64 bits.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: OpenWith Enhanced 0.94 [408.58KB]
Homepage: OpenWith Enhanced

[Apps]WinCDEmu 3.6 – Dois cliques para montar ficheiros ISO e mais…

A forma mais rápida de emular uma imagem ISO,CUE, NRG, MDS/MDF, CCD, IMG numa drive

Recorro frequentemente a imagens ISO e para as abrir usava o PowerISO, há quem use o Daemon Tool ou o UltraISO. Recentemente a Microsoft já fez saber que com o Windows 8 será possível montar ISO’s e VHD’s.

Para quem tem o Windows 7 (ou outras versões mais antigas) e necessita de uma ferramenta prática do tipo ‘one click’,o WinCDEmu é certamente a melhor ferramenta neste segmento.

wincdemu_00

O WinCDEmu é um software de código aberto que suporta ficheiros/imagens ISO, CUE, Bin, RAW, IMG e SMB. Basicamente, após instalar, o utilizador só tem de dar um clique na imagem que pretende abrir e está é montada automaticamente aparecendo no Menu Computador.

Depois de dar dois cliques na imagem, basta escolher a letra da drive

wincdemu_01

Desmontar Drive

Para desmontar a imagem, basta simplesmente usar o botão direito do rato e escolha a opção “Eject

wincdemu_02

Principais funcionalidades

  • Suporte para imagens ISO, CUE, NRG, MDS/MDF, CCD, IMG
  • Suporte para um número ilimitado de drives virtuais
  • Suporte para 32 e 64 bits
  • Possibilidade de criar facilmente ISO a partir do explorer do Windows
  • Disponibilização de uma versão portable (ver aqui)
  • Traduzido para cerca de 20 idiomas

Para quem nunca experimentou esta ferramenta, hoje é o dia ideal. Experimentem e digam de vossa justiça se não é uma pequena aplicação fantástica.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: WinCDEmu 3.6 [816.9KB]
Homepage: SysProgs

[Apps]SlimCleaner – Mantenha o seu PC optimizado

Os nossos computadores tendem a acumular algum lixo com a utilização. Instalamos frequentemente ferramentas e aplicações que necessitamos para determinadas funções e que depois acabamos por não usar.

Para além de serem aplicações desnecessárias e que até podemos desinstalar, acabam por alterar parâmetros no nosso Windows e causam lentidão ao sistema. A forma de resolver estes problemas é através da utilização de software desenvolvido para limpar o vosso sistema e afiná-lo para o comportamento. Uma das alternativas que têm nesse campo é o SlimCleaner.



Esta ferramenta vai permitir que consigam afinar o vosso Windows para as definições ideais e ainda vão poder realizar outras tarefas relacionadas com o sistema operativo.

Uma vantagem que o SlimCleaner tem face a outras ferramentas é que é gratuito e não requer qualquer registo. Esta ferramenta tem provas dadas em vários cenários e tem conseguido cumprir com o que lhe é exigido.

O SlimCleaner está dividido em 7 secções distintas e cada uma delas permite realizar tarefas específicas. A primeira zona está relacionada com a limpeza do sistema e a remoção de ficheiros desnecessários.

Na segunda zona podem afinar o vosso sistema, removendo aplicações que estão no arranque. Essas aplicações são ainda verificadas contra uma base de dados de potenciais vírus e essa informação é apresentada. Uma outra informação muito útil que o SlimCleaner vos apresenta nesta zona é a votação que a comunidade dos seus utilizadores dá a cada uma dessas aplicações.

É na terceira zona que podem encontrar informação referente às aplicações instaladas e têm a possibilidade de as remover de forma segura e completa. Tal como na zona anterior, podem aceder aqui a informação sobre o grau de utilidade de cada uma das aplicações. Esta votação é dada pela comunidade de utilizadores do SlimCleaner.

A zona seguinte está associada aos diferentes browsers e aos plugins ou extensões que tenham instaladas. Podem remover ou activar os plugins, por browser. É ainda possível alterar a página de abertura e os motores de pesquisa instalados e em utilização.

Continuando no menu do SlimCleaner vão descobrir o separador que vos vai mostrar as aplicações que podem estar a desviar recursos do vosso sistema. Podem ver aqui desde aplicações até barras de ferramentas, passando pelos Active X.

Uma das funções que o SlimCleaner tem e que vai ser extremamente útil é o destruidor de ficheiros. Podem seleccionar quais os ficheiros a serem eliminados e qual a forma que pretendem que seja usada.

A terminar o vasto leque de ferramentas e funções do SlimCleaner fica as ferramentas do sistema. Aqui podem aceder de forma rápida e directa a um conjunto de ferramentas nativas do Widnows.

Vejam no vídeo abaixo uma breve apresentação do SlimCleaner. Vão poder ver todas as opções disponíveis e a sua função.





Esta ferramenta reúne debaixo de uma interface completa um vasto leque de funções que podem ser extremamente úteis. Usem-na para colocar o vosso Windows um pouco mais rápido e livre de aplicações desnecessárias. O SlimCleaner usa uma base de dados de aplicações e informações que recolhe periodicamente, o que garante que esteja sempre actualizado.

Testem-no e vão ver o vosso Windows começar a ser um pouco mais rápido a responder. A sua utilização é simples e os resultados muito satisfatórios.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windowes XP/ Vista/ 7
Download: SlimCleaner 1.9 [5.45MB]
Homepage: SlimCleaner

[Apps]VSO Downloader – Vídeos da Internet para o PC

Uma das muitas perguntas que repetidas vezes me são dirigidas passa pela forma como podemos descarregar um certo vídeo que alguém viu na Internet. Tenho sempre uma lista de diversas ferramentas que recomendo, mas alerto sempre que existem vídeos que são praticamente impossíveis de descarregar por alguém que não tenha prática de olhar para HTML e outras tecnologias.

Recentemente foi-me recomendada uma aplicação que consegue ultrapassar estes problemas e garantir que conseguimos descarregar todos os vídeos das páginas web que visitamos. Esse software é o VSO Downloader e vão ver que pode muito bem ser o que procuravam.




O VSO Downloader, depois de instalado, irá ficar a ouvir as ligações para o vosso PC, procurando por streams de vídeos que sejam iniciados. Ao detectar estas situações inicia o processo de download para o local que estiver configurado. Esta funcionalidade é independente de qualquer browser e por isso o VSO Downloader consegue trabalhar com qualquer um que escolham.

Desta forma não necessitam de estar a copiar endereço e a colar em aplicações para que os vídeos sejam descarregados. Todo o processo se passa de forma completamente automática e sem a necessidade de intervenção do utilizador. Basta ter o VSO Downloader a ser executado para que este processo seja tratado de forma transparente.

Para além de ser possível descarregar streams de vídeo que sejam iniciados pelo browser, o VSO Downloader consegue ainda estar a monitorizar a área de transferências do Windows e também descarregar todos os links que aí coloquem.

O VSO Downloader tem a capacidade de distinguir anúncios de vídeos e assim consegue evitar que estejam a descarregar conteúdos que não pretendem. A forma de o fazer é através de uma longa lista de sites que fornecem esses anúncios. Essa lista pode ser alterada ao gosto do utilizador.

Podem usar o VSO Downloader para descarregar vídeos em qualquer protocolo conhecido. As portas que este escuta são as normais para este tipo de serviço, sendo ainda possível ao utilizador adicionar as que pretende que sejam escutadas.

A lista de sites de onde o VSO Downloader consegue descarregar vídeos é extensa e provavelmente cobre a maioria das necessidades dos utilizadores. Vejam aqui a totalidade dos sites suportados. Curiosamente o site de vídeos do sapo é suportado.

Vejam no vídeo abaixo a forma simples de usar o VSO Downloader:



Testem o VSO Downloader e verifiquem se é o que procuram. A maioria de vós vai concordar que esta é a ferramenta que procuravam para descarregar os vídeos que vão encontrando na Internet.

Simples de usar e sem qualquer complicações, o VSO Downloader é uma ferramenta adequada a todos os que têm poucos conhecimentos e pretendem descarregar vídeos da Internet.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: VSO Downloader 1.3.0.13 [4.09MB]
Homepage: VSO Downloader