sexta-feira, 25 de março de 2011

[Apps]OSFMount – Monte ficheiros de “imagens”

Actualmente existe um nicho de mercado de PC’s que privilegia a leveza e o essencial para esses equipamentos. Os netbooks são equipamentos que são despidos ao máximo do hardware acessório e em que prevalece apenas o essencial. Uma das opções que foram tomadas aquando da criação destes equipamentos foi a não inclusão de qualquer drive óptica, fincando apenas disponível o acesso a dados através da rede ou de pen’s USB.

Esta decisão leva a que seja complicado para os seus utilizadores instalar programas que lhes sejam disponibilizados em discos ópticos, tais como os CD’s ou os DVD’s. Estes utilizadores vêm-se obrigados a ter de criar imagens desses discos e a copia-los para os seus equipamentos. Posteriormente é necessário “montar” essas drives virtuais nos PC’s e só assim elas podem ser acedidas. Existem vários softwares capazes de aceder e disponibilizar essas imagens. O OSFMount é mais um alternativa válida.


O OSFMount permite que em qualquer PC possa ser disponibilizado o acesso a conteúdos que estejam num dos formatos de imagem, tornando-a uma drive virtual que o utilizador pode utilizar como se de uma outra drive fosse. Podem desta forma ter uma colecção de imagens e manter os seus discos guardados sem que eles venham a sofrer do uso e dos inerentes problemas associados.

Conseguem ainda contornar alguns problemas que certos softwares de gravação de CD’s e DVD’s apresentam e que os impede de aceder a esses discos, caso estes não estejam em sistema e como drives.

O OSFMount consegue aceder e montar diversos tipos de imagens, tais como os conhecidos ISO, Bin, IMG e NRG. Consegue ainda trabalhar com alguns formatos mais exóticos, tais como DD, VMDK e AFD.

A forma de utilização do OSFMount é extremamente simples. Depois de instalado e lançado, devem indicar apenas que pretendem montar uma nova imagem. Uma nova janela será mostrada e aí devem indicar a localização do ficheiro que pretendem aceder. Esta interface disponibiliza ainda um vasto conjunto de opções que não são habituais neste tipo de ferramentas e que são sem dúvida muito úteis.

Depois de montada uma imagem, ela passa a estar disponível na interface principal e no aí podem também interagir com ela. Podem aceder directamente ao conteúdo, desmonta-la e várias otras opções. Permite ainda que alterem as definições relacionadas com a própria drive.

Usem o OSFMount e vão facilmente aceder a todos os discos virtuais que têm guardados. A vantagem desta ferramenta face às muitas outras que existem é que permite uma muito maior parametrização do processo de montagem. Podem montar uma imagem como pen, cd ou DVD com apenas meia dúzia de cliques, e depois de montada podem alterá-la da forma que pretenderem.

Testem esta aplicação e vão com certeza preferi-la a outras que tenham instalada. Simples, rápida e bastante rica. É quase obrigatória no vosso netbook ou PC que não tenha drive óptica. O restantes podem também usa-la para aceder a imagens que recebam de amigos ou de outras pessoas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Server 2003/ Vista/ 7/ Server 2008
Download: OSFMount (32bits) [963.40KB]
Download: OSFMount (64bits) [990.59KB]
Homepage: OSFMount

Sem comentários:

Enviar um comentário