domingo, 20 de março de 2011

[Apps]icloud – O seu Desktop Online com 3GB gratuitos

Imagine que passaria a ter o seu Desktop online e acessível a partir de qualquer lugar?

O Cloud Computing é uma das tecnologias em destaque nas TI. Está em marcha uma onda concertada para massificar a utilização da computação na nuvem, vulgo Cloud Computing.

Actualmente conhecemos vários serviços que assentam neste “novo” conceito e dos quais destacamos o gmail/google docs, dropbox, sugarsync, jolicloud , etc.

E se fosse possível juntar todos estes serviço num único? Vamos conhcer o fantástico icloud.

icloud_00

O icloud é um serviço simplesmente fantástico, que permtie aos utilizadores terem o seu destop online na Web. Para usar este serviço, basta criar facilmente uma conta de acesso (criar agora) e começar a usufruir de todas as funcionalidades disponibilizadas.

icloud_04

O icloud disponibiliza um conjunto de serviço,s que permitem a integração simples com o a nossa máquina “real”, dos quais destacamos:

  • WebDav – é uma pequena aplicação que permite ter no nosso sistema operativo Windows, Linux ou Mac, o nosso “disco virtual” do serviço icloud.
  • O iCloud disponibiliza gratuitamente 3GB de espaço de armazenamento, sendo possível ter 100 GB a um preço anual relativamente baixo (US$99)
  • Easy Upload – permite sincronizar facilmente pasta do nosso PC ´”real” com o nosso Desktop associado ao icloud

Além disso, quando se cria uma conta de acesso ao serviço icloud é automaticamente também criada uma conta de e-mail pessoal ficando integrada e imediatamente configurada no nosso desktop online.

icloud_02

Além dos serviços/ferramentas já referidas, o icloud disponibiliza outras ferramentas que estão disponíveis por omissão em outros sistemas operativos “tradicionais” (ex. calculadora, gestor de tarefas, linhas de comandos…)

icloud_01

Screenshot do gestor de processos aplicações, documentos, WEb Links, WEbShare, Share, etc.

icloud_05

Como qualquer outro sistema operativo, o icloud possui também suporte nativo para os clientes de IM mais populares (ex. MSN, ICA, Google talk, etc).

icloud_06

Veja o iCloud em Acção

E resumo…

Em relacção ao icloud surge a seguinte questão: “Será este o novo conceito dos sistemas do futuro ?” Pessoalmente gostei bastante das funcionalidades que este serviço oferece e da forma como os serviços estão relacionados. Experimentem…é simples e fácil de usar.

Homepage: icloud

Sem comentários:

Enviar um comentário