segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

[Apps]ShellMenuNew – Controle o seu menu de contexto

O podermos usar o botão direito do rato no nosso desktop aplicado a um ficheiro é uma excelente invenção que temos nos sistemas operativos.

Termos todas as principais funções ali na ponta do rato e ao estarmos a mexer no ficheiro facilita bastante o nosso dia a dia. Prefiro assim a ter de dar voltas e voltas apenas para criar uma nova pasta ou para renomear um ficheiro.

Por norma alguns softwares criam a possibilidade de criarmos novos ficheiros a partir do menu de contexto (o Office é um bom exemplo). Com o passar do tempo podemos ter ali uma bela confusão. Felizmente podemos contar agora com o ShellMenuNew.


O ShellMenuNew permite-nos activar ou desactivar as opções que temos disponíveis na zona Novo. Desta forma mantemos a casa arrumada, restringindo o menu de contexto aos tipos de ficheiros que realmente utilizamos.

E é tão simples como fazer duplo clique em cima de uma das entradas. Ou então, seleccionamos todas as que queremos desabilitar e basta-nos seleccionar o ícone vermelho no software.

Caso pretendamos recuperar alguma das entradas, basta lançarmos novamente o software e seleccionar as que pretendemos activar. O ShellMenuNew não apaga nada do registry, apenas inibe (ou activa) as entradas que pretendemos esconder.

Por exemplo, no meu caso tinha 14 entradas na zona Novo e mais de metade delas eu não usava. Não que me fizesse mal algum elas estarem lá, mas se não uso para quê tê-las lá?

Depois de aplicar o ShellMenuNew e de escolher as que realmente me fazem falta o menu ficou muito mais pequenos e muito mais fácil de utilizar. Se não acreditam vejam e comparem com a imagem anterior.

Resta-me apenas fazer referencia a 2 pontos, um positivo e outro negativo.

O ponto positivo é o facto de ser completamente portátil. Basta meter na pen ou na zona do disco onde guardam as ferramentas que usam sem necessidade de instalação.

O ponto negativo, no meu ver, é o facto de não ser possível adicionar novas entradas a este menu. Não faço ideia o quão difícil será adicionar esta funcionalidade a este programa, mas era uma excelente adição.

Este ponto negativo não tira qualquer mérito a esta excelente ferramenta que podemos e devemos usar para manter a nossa “casa arrumada”.

Testem e digam de vossa justiça. É para isso que temos comentários!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000/XP/Vista/Sete
Download: ShellMenuNew 1.01 [38.6KB]
Homepage: ShellMenuNew

Sem comentários:

Enviar um comentário