segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

[Tutorial]VMLite XP Mode 3.1.2 – O Windows XP dentro do Windows 7

Falámos aqui numa nova função do Windows 7, o XPM.

Esta função tem a capacidade de correr dentro do Windows 7 as aplicações desenhadas para o Windows XP. Assim o Windows 7 fica totalmente compatível para executar aplicações nativas do Windows XP, de forma transparente.

No entanto este recurso exigia dos processadores uma capacidade de virtualização, que não estava ao alcance de máquinas mais antigas. Muitas máquinas ficaram sem poder utilizar este recurso.

VMLite XP Mode

Para grandes males, grandes remédios e para colmatar esse problema, foi desenvolvido o VMLite XP Mode. Esta ferramenta possui exactamente as mesmas características e funcionalidade do XP Mode. Claro que há uma distinção positiva, mais não seja pelo peso e pelo esforço surpreendentemente menor exigido ao processador. Embora seja uma aplicação independente da Microsoft, funde-se muito bem ao Windows.

Assim, mesmo com as ditas limitações de processador e com as limitações de versão do Windows 7, o utilizador poderá criar uma máquina virtual dentro do Windows 7, para correr aplicações desenhadas para o Windows XP, sem notar grande diferença comportamental.

Instalação:

O processo é muito simples e intuitivo, não tenha por isso receio em avançar. Comece por se registar no serviço aqui.

Registo feito, vamos passar ao download da aplicação, aqui.

Depois de a descarregar, irá começar o processo de instalação do pacote XP Mode.

Siga as instruções e descarregue o a pacote XP Mode (que demora uns minutos). Se já o tiver descarregado, insira a localização do mesmo.

Caso não o tenha, descarregue da Internet, escolha a última opção. Depois de descarregado será pedida uma palavra passe, como acontece na instalação do Windows XP e será iniciado o processo de preparação da máquina virtual.

Sugiro que reinicie o computador antes de dar inicio à fase de carregamento do disco virtual.

Esta fase será rápida, apenas demora uns minutos até aparecer a típica janela de uma máquina virtual.

Quando for iniciada verá o caminho para o pacote que será carregado. Agora basta iniciar a máquina virtual.

Pode usar agora o windows XP dentro do seu Windows 7. Esta máquina virtual traz algumas particularidades que interagem com o sistema principal.

Desta forma pode ter a correr dois sistemas com as suas especificidades em simultâneo, trazendo um nível de produtividade sem entraves de falta de compatibilidade.

Também para o Windows Vista

Mas a grande novidade, se assim a podemos classificar, é a compatibilidade deste sistema também com o Windows Vista. Assim, além de uma melhor integração com o Windows 7, pois exige menos recursos da máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/Win7
Download: VMLite XP Mode 3.1.2 [56.58MB]
Homepage: VMLite

Sem comentários:

Enviar um comentário