No entanto, como se tratam de redes publicas, o utilizador desconhece normalmente toda a infraestrutura e politicas de segurança implementadas. Como forma de salvaguardar, de certa forma, a nossa máquina numa rede publica, o Windows 8 traz um mecanismos mínimo de proteção. Vamos saber como activar.
Quando o dispositivo de um utilizador se liga a uma rede pública então este passa a estar na mesma rede/dominio que é normalmente usada por outros utilizadores que desconhecemos. Isto quer dizer que utilizando ferramentas de varrimento de rede, facilmente podemos descobrir outros equipamentos que estão ligados à mesma rede.
Com o Windows 8, o utilizador pode optar por desligar os mecanismos de partilha de dados e também a ligação a outros dispositivos dessa mesma rede (na prática o Windows define um conjunto de regras na firewall, de acordo com o perfil escolhido).Normalmente este configuração aparece quando o utilizador se liga à rede mas nem sempre o utilizador lê a mensagem que aparece e acaba por manter activos os mecanismos referidos.
Estou ligado a uma rede publico. Como sei que os mecanismos de protecção estão activos?
Para quem já se encontra ligado a uma rede publica, basta usar as teclas Win + C e escolher a opção Settings na Charm bar
Em seguida, carregue sobre a rede onde está ligado
Em seguida, com o botão do lado direito do rato sobre o nome da rede onde estamos ligados escolhemos a opção Turn sharing on or off
…e por fim escolhemos a opção “No, don’t turn on sharing or connect to devices”
Esta é uma pequena dica para quem tem Windows 8 e recorre com frequência a redes publicas. Com esta pequena configuração, e sem a necessidade de instalar software de terceiros, o utilizador passa a não ter o seu dispositivo exposto, o que dificulta um eventual ataque.
Sem comentários:
Enviar um comentário