quarta-feira, 9 de abril de 2014

[Apps|Dica] 5 ferramentas para o ajudar a migrar do Windows XP

Com o fim do Windows XP um dos problemas recorrentes dessa actualização é a migração dos dados dos utilizadores para a nova plataforma. Hoje vamos ajudar-vos a ultrapassar essa tarefa, mostrando 5 ferramentas que podem usar.
migrar_xp_0


O principal receio que os utilizadores têm antes de fazer a migração para uma nova plataforma é se os seus dados vão ser correctamente migrados, garantindo que nada se perde e, principalmente, que ficam de imediato prontos a utilizar.
Não existem sistemas perfeitos nem soluções milagrosas, mas felizmente existem soluções já largamente testadas e com provas de que funcionam de forma quase infalível.
As ferramentas e os serviços que vamos hoje deixar permitem ajudar-vos no processo de migração, mas requerem que tenham presente quais os dados que querem migrar.
É por isso necessário que, antes de avançarem com o processo de migração, identifiquem as pastas e os locais dos vossos discos que querem transferir.
Não nos pretendemos cingir apenas ao Windows, mas vamos deixar a porta aberta a outras plataformas e OS’s que podem ser usados para substituir o velhinho Windows XP.

PCmover Express

migrar_xp_1
O PCmover Express for Windows XP, nome da ferramenta que a Microsoft criou em conjunto com a Laplink, será gratuita e está disponível em vários idiomas.
Pretende dar aos utilizadores do Windows XP uma forma simples e rápida de transferir os seus dados de um Windows XP para um Windows 7, 8 ou 8.1.
Infelizmente não vai transferir aplicações e dados associados, pelo que necessitam de reinstalar as aplicações no novo sistema.
Para facilitar a transferência dos dados, o PCmover Express usa a rede para evitar que tenham de estar a ligar cabos ou outros periféricos.
Homepage: PCmover Express

Windows Easy Transfer

migrar_xp_2
O Windows Easy Transfer é a segunda ferramenta que a Microsoft disponibiliza. Não foi criada para a migração do Windows XP, mas poderá ser usada para o mesmo efeito.
A sua origem assenta na necessidade de migração do Windows 7 para o 8, tratando da transferência dos dados dos utilizadores, documentos e outros ficheiros importantes.
De notar que o Windows Easy Transfer deixou de ser actualizado, mas não deixa de ser uma alternativa viável para o processo de migração do Windows XP.
Homepage: Windows Easy Transfer

Mac Migration Assistant

migrar_xp_4
Porque nem todos os utilizadores do Windows XP vão migrar para uma versão mais actual do Windows e existe a possibilidade de transitarem para o OSX, deixamos uma ferramenta que vai permitir essa transferência de dados.
O Mac Migration Assistant é uma ferramenta desenvolvida pela Apple e que, de forma simples, consegue criar um pacote que pode ser depois transferido e importado para o OSX.
Mais uma vez foca-se na passagem dos documentos e outros ficheiros importantes, garantindo uma migração o mais transparente possível.
A transferência dos dados é feita pela rede e do lado do OSX não necessitam de qualquer aplicação. Pode ser usado em Macs novos ou que já estejam a ser usados.
Homepage: Mac Migration Assistant

Qualquer ferramenta de backups

migrar_xp_3
Uma vez que a transferência de dados vai ser feita para um sistema provavelmente novo, não existe a necessidade obrigatória de serem usadas ferramentas de transferência de dados.
Na verdade, os sistemas de backups conseguem dar aos utilizadores uma maior granularidade no momento de fazer a escolha dos dados a serem passados. Todas as ferramentas até agora indicadas estão de alguma forma “fechadas” a um conjunto de áreas do Windows e por isso não permitem que seleccionemos outras pastas ou áreas que queiramos transferir.
O Cobian Backup é apenas um exemplo de uma ferramenta de backups que podem usar para transferir os vossos dados. Existem muitas outras, todas com as suas funcionalidades particulares, mas lembrem-se que o pretendido é a simplicidade e a confiança nessa cópia dos dados.
Podem usar estas ferramentas para complementar as anteriores se tiverem zonas do vosso disco que queiram também transferir.
Homepage: Ferramentas de backups

Qualquer serviço Cloud

migrar_xp_5
Por fim deixamos uma opção que por norma não é tida em conta mas que pode ser muito útil no momento de transferir os dados entre máquinas. Os serviços Cloud estão hoje presentes em quase todos os sistemas operativos, independentemente de serem Windows, Linux ou OSX.
Apenas necessitam de criar uma conta para este efeito, ou aproveitar uma que tenham já criada e enviar para lá os ficheiros que querem transferir entre máquinas.
Caso vão migrar para o Windows, lembrem-se que o OneDrive está já nativamente integrado com o Windows 8.1, mas que existem soluções transversais como o Dropbox ou o Box.
É também uma solução que pode ser usada em complemento a todas as outras, evitando estar a transferir ficheiros dentro da rede, obrigando a configurações adicionais, ou a copiar dados em pens, CD’s ou DVD’s.
Homepage: Serviços Cloud
Independentemente da forma ou do método que escolherem para essa migração, lembrem-se que ela é necessária. O Fim do Windows XP está marcado para a próxima semana, dia 08, e a partir desse dia a Microsoft deixa de ter qualquer actualização para este SO, passando os utilizadores a estarem expostos e vulneráveis a problemas de segurança ou outros que entretanto surjam.
As hipóteses de migração são várias e não obrigam a que seja usado o Windows. O importante mesmo é que escolham um SO mais actualizado e que consigam fazer a migração dos vossos dados de forma o mais directa possível e sem qualquer problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário