sexta-feira, 11 de abril de 2014

[Apps] 3 ferramentas para correr programas do XP no Linux

Hoje apresentamos 3 ferramentas para correr programas do XP no Linux.
linux_windows


Wine
Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

Homepage: Wine
PlayOnLinux
PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos no Linux, que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.
playonlinux
Homepage: PlayOnLinux
Crossover
Crossover é um dos software mais fantásticos que conheço, uma vez que permite  “levar” as aplicações do mundo windows para outras plataformas, sem a necessidade de licença.  Apesar de não ser muito popular (certamente devido ao preço e custo de suporte), os utilizadores acabam por optar pelo wine que está disponível gratuitamente. O Crossover assenta no Wine mas apresenta uma interface mais user friendly e melhor suporte para “emulação das aplicações”.
crossover_00
Homepage: Crossover
Enquanto utilizador do Linux,tal como referido, é importante que o utilizador se adapte ao novo ambiente e as novas ferramentas…mas nada impede que tenha algumas das aplicações que usava no Windows XP no Linux.

Sem comentários:

Enviar um comentário