quarta-feira, 9 de abril de 2014

[Apps] GNS3 WorkBench – Simulador de redes

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real.
Hoje apresentamos o GNS3 WorkBench, o GNS3 com muitos laboratórios prontos a usar.
workbench_02
O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar nesta área (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).
workbench_03
Como referido, esta ferramenta usa os sistemas operativos reais dos equipamentos Cisco. Além disso, podemos também integrar o GNS3 com máquinas reais, bastando para isso incluir os hypervisors – aqui podem encontrar um conjunto de appliances prontas para serem descarregadas.
workbench_01
Para quem quiser ter uma plataforma completa e pronta a funcionar, nada mesmo que descarregar o GNS3 WorkBench. Trata-se de uma máquina virtual em VMware, a correr a distribuição Linux Mint,  com aproximadamente 50 laboratórios. A maioria dos exercícios têm soluções, o que facilita a compreensão de todos os laboratórios.
workbench_00
Para quem se quer aventurar no mundo das redes, este emulador e exercícios são sem dúvida uma excelente ajuda. DHCP, NAT, ACLS, OSPF, EIGRP, TRUNKS, VLANs, são alguns dos muitos temas que podem treinar.
(Um agradecimento ao Ricardo Silva pela dica)
Download: GNS3 Workbench [3GB]
Homepage: Workbench

Sem comentários:

Enviar um comentário