segunda-feira, 28 de abril de 2014

[Dica] Trocar o MS-DOS pelo Power Shell no Windows 8.1

O DOS acompanhou o Windows durante muitos anos. Era uma ferramenta que apesar de não ser conhecida por muitos mostrava-se extremamente útil e importante.
Reconhecendo a sua importância a Microsoft desenvolveu-o e acabou por trazer para o Windows o seu substituto, o Power Shell.
Esta nova ferramenta está já disponível no Windows, mas ainda não acessível directamente como o DOS. Mas querem torná-la mais acessível? Vejam como o podem fazer.
trocr_dos_power_shell_0


A dica que hoje vos vamos trazer consegue colocar o acesso à Power Shell num menu que muito utilizadores do Windows 8.1 se habituaram a usar.
Depois de terem perdido o Menu Iniciar, muito passaram a usar um acesso directo que pode ser encontrado ao clicarem com o botão direito do rato em cima do novo ícone de acesso à ModernUI. Este menu, que também pode ser acedido com o atalho Win + X, tem precisamente o nome desse atalho (WinX).
Ai encontram o acesso a várias ferramentas do Windows, permitindo um acesso directo a algumas das áreas principais do Windows.
Um das opções que aí encontram é precisamente o acesso à linha de comando, com o utilizador normal ou com o utilizador de administração.
Mas com a utilização cada vez mais massificada da Power Shell porque não ter aí directamente o acesso a ela? A Microsoft pensou nisso e com uma simples alteração numa configuração podem fazê-lo.

Como ter a Power Shell no WinX

Como podem ver na imagem abaixo, o acesso à linha de comandos está simplificado através do menu WinX.
Basta clicarem com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo da barra de tarefas e imediatamente ele aparece.
Se preferirem podem simplesmente usar o atalho Win + X e ele é mostrado.
As opções disponíveis encaminham o utilizador para a linha de comando com as permissões do utilizador em uso ou para as permissões de Administrador, caso necessitem.
trocr_dos_power_shell_1
Mas para alterarem essa entrada, trocando o acesso ao DOS pelo acesso à Power Shell, apenas precisam de aceder às configurações da própria barra de tarefas.
Para isso devem clicar com o botão direito do rato numa qualquer zona da barra de tarefas, excluindo apenas a zona que dá acesso ao WinX.
Do menu de contexto apresentado devem escolher a opção Properties. Na janela que de seguida for aberta devem escolher o separador Navigation.
Nesse separador apenas precisam de activar a terceira opção, que substitui a linha de comando pelo Power Shell.
trocr_dos_power_shell_2
Depois de aplicarem essa alteração podem de imediato aceder ao WinX e vão de ver que a opção para acesso à linha de comando foi substituída pela opção do Windows Power Shell.
Tal como antes podem aceder ao Power Shell com as permissões do utilizador em uso ou com permissões de administrador.
trocr_dos_power_shell_3
Esta pequena alteração dá-vos acesso directo à nova versão do DOS, muito mais poderosa e com muitas mais capacidades, se comparada com a anterior.
Se são utilizadores intensivos, ou mesmo moderados, do Power Shell então aproveitem esta dica e tenham-no muito mais acessível.

terça-feira, 15 de abril de 2014

[Tutorial] Instalar o Kubuntu num PC com Windows XP

São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.
Depois de ensinarmos a instalar o Lubuntu, hoje a nossa sugestão vai para o Kubuntu.
kubuntu_10
O que é o Kubuntu?
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.
kubuntu_09
Requisitos
Para quem pretender ter uma máquina com um bom tempo de resposta, é aconselhável que possua uma máquina com 2GB de RAM e um processador de 2 Ghz. No entanto os requisitos mínimos são os seguintes:
  • RAM: 256 MB
  • CPU: Um “antigo” Celeron serve
  • Disco: 4.3 GB
Preparação da instalação
O Kubuntu pode ser gravado num CD para poder ser instalado. No entanto, usando o Lili USB Creator podem também proceder à instalação do sistema via Pen USB. Caso o seu computador não suporte o arranque via pen USB, pode sempre usar o PLoP Boot Manager.
Download do Kubuntu
O Kubuntu está disponível nas arquitecturas de 32 e 64 bits. Vejam aqui qual a versão que pretendem descarregar.
Instalação do Kubuntu
A instalação do Kubuntu é muito simples e semelhante a do Lubuntu. Para isso devem apenas seguir os seguintes passos.
Passo 1) Escolham instalar o Kubuntu
kubuntu_00
Passo 2)  Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Linux Lubuntu e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
kubuntu_01
Passo 3) Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Guiado – Utilizar o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Kubuntu. Por fim deverá carregar em Instalar Agora,
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.
kubuntu_02
Passo 4) Devem agora a vossa localização
kubuntu_03
Passo 5) Indiquem qual a disposição do vosso teclado
kubuntu_04
Passo 6) E quase por fim, criem já uma conta para acesso ao sistema
kubuntu_05
Passo 7) …Início do processo de instalação..A instalação demorou cerca de 20 minutos.
kubuntu_06
…quando terminar a instalação, basta que reiniciem o sistema.
kubuntu_07
…e entrarem no sistema com as credenciais criadas.
kubuntu_08
O Kubuntu é uma distribuição que tem suporte por 18 meses e é o exemplo de uma distribuição user friendly, rápida e bonita para estudantes, Linux gamers, programadores, profissionais, etc, etc.
Download: Kubuntu 13.10
Homepage: Kubuntu

domingo, 13 de abril de 2014

[S.O.|Tutorial] Instalar o Lubuntu, uma possível alternativa ao Windows XP

São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.

lubuntu_000
O que é o Lubuntu?
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Requisitos
Para quem pretender ter uma máquina com um bom tempo de resposta, é aconselhável que possua uma máquina com 2GB de RAM e um processador de 2 Ghz. No entanto os requisitos mínimos são os seguintes:
  • RAM: 256 MB
  • CPU: Um “antigo” Celeron serve
  • Disco: 4.3 GB
Preparação da instalação
O Lubuntu pode ser gravado num CD para poder ser instalado. No entanto, usando o Lili USB Creator podem também proceder à instalação do sistema via Pen USB. Caso o seu computador não suporte o arranque via pen USB, pode sempre usar o PLoP Boot Manager.
Download do Lubuntu
O Lubuntu está disponível para PC e Mac, nas arquitecturas de 32 e 64 bits.
Ver aqui qual a versão que pretendem descarregar.
Instalação do Lubuntu
A instalação do Lubuntu é muito simples. Para isso devem apenas seguir os seguintes passos.
Passo 1 - Escolham o idioma e depois basta carregar em ENTER
lubuntu_001
Passo 2) Em seguida devemos escolher a opção Instalar o Lubuntu
lubuntu_002
Passo 3) Inicio do processo de instalação…Escolha do idioma para instalação do sistema (parece um passo redundante, mas a primeira opção permite-vos ter o menu no idioma escolhido)
lubuntu_003
Passo 4) Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Linux Lubuntu e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
lubuntu_004
Passo 4) Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Lubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Lubuntu.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.
lubuntu_005
Passo 5) Indiquem o vosso fuso horário
lubuntu_006
Passo 6) Devem agora escolher a disposição do vosso teclado
lubuntu_007
Passo 7) Vamos agora proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.
lubuntu_008
Passo 8) Início do processo de instalação..A instalação demorou cerca de 20 minutos.
lubuntu_009
…quando terminar a instalação, basta que reiniciem o sistema.
lubuntu_010
E está feito. Como vêm o Lubuntu tem um ambiente de trabalho muito simples, e até pode ser muito semelhante ao do Windows XP – ver aqui.
lubuntu_011
Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware. Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar disponível em Abril e com suporte até 2017.
Download: Escolham aqui a vossa versão
Homepage: Lubuntu | Conhecer melhor o Lubuntu – ver aqui

sábado, 12 de abril de 2014

[S.O.] Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.
lub_06
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
lub_01
Outras características
Pcmanfm – rápido e funcional gestor de ficheiros que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao Nautilus
lub_02
Openbox – Um gestor de janelas, totalmente escrito em C, para o LXDE, que derivou do Blackbox. Mais uma vez a leveza e performances são factores predominantes.
lub_03
Lightdm – O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos
lub_07
Chromium (browser) – é o projecto Open-Source que está por trás do browser Chrome e do Chrome OS, da Google. Nele são testados e implementados os mais variados códigos e arquitecturas, para possíveis futuras adaptações no Chrome (digamos que é uma “cobaia”)
lub_05
Slypheed (cliente de e-mail) – O Slypheed é um cliente de e-mail muito leve e user friendly que oferece a maioria das funcionalidades que são oferecidas por outros clientes de e-mail mais populares.
lub_04
No categoria da Internet, o Pidgin (como IM por omissão) e o Transmission, para torrents, estão também disponíveis.
Produtividade (Office)
Como ferramentas de produtividade, o Lubuntu inclui o AbiWord, um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Além do Abiword, o Lubuntu inclui também o Document Viewer e o Gnumeric (como folha de cálculo).
lub_08
No campo da multimédia, o Lubuntu oferece apenas umas ferramentas básicas. mtPaint como editor gráfico e o Simple Scan para digitalizações.
lub_10
Jogos
Para diversão, o Lubuntu traz também um conjunto de jogos muito simples mas viciantes.
lub_11
…entre muitas outras aplicações. Confira aqui
Conclusão
A par com o Xubuntu, o Lubuntu 12.10 é uma das distribuições mais leves que já testei. Não oferece efeitos deslumbrantes nem funcionalidades “especiais” como podemos ver no Unity, mas cumpre certamente os requisitos de quem procurar uma distribuição com boa minimalista, com boa performance e que se consiga adaptar ao computador mais antigo que tem la por casa.
Download: [x86] lubuntu (Intel x86) desktop CD | Torrent
Download: [64-bit] lubuntu 64-bit (AMD64) desktop CD | Torrent
Download: [64-bit] 64-bit Mac (AMD64) desktop image | Torrent
Homepage: Lubuntu

[Apps|Dica] O seu computador não suporta arranque por dispositivos USB?

Os dispositivos USB são cada vez mais usados no processo de instalação/teste de sistemas operativos. No entanto, algumas motherboards mais antigas não permitem o boot via dispositivos USB, obrigando o utilizador a gravar um CD/DVD com o sistema operativo em questão.
Com ultrapassar esta questão?
bott

O PLoP Boot Manager, é uma distribuição Linux que permite o boot via dispositivos USB, em máquinas que não possuam essa opção no boot. Basicamente o PLoP Boot Manager tem de ser colocado num CD, que após o boot, disponibilizará um menu que permite fazer boot através dos mais diversos dispositivos USB, CD/DVD e drive de disquetes.
Como criar um CD com PLoP Boot Manager?
Passo 1 – Download da imagem ploplinux-v4.0.6.iso
Passo 2– Gravar a imagem num CD usando por exemplo o CDBurnerXP
Depois de criado o CD (que servirá para todas as instalações), o utilizador deverá ir a bios e mandar arrancar via CD/DVD.
PLOP_3
O sistema apresentará um pequeno menu, onde o utilizador poderá escolher por que dispositivo pretende arrancar (Floppy, CDROM, USB, e no caso de ter partições em disco essas também serão apresentadas)
PLOP_1
Segue uma imagem mais personalizada, daquilo que podemos encontrar no menu.
PLOP_5
Esta pequena distribuição Linux é sem dúvida uma excelente ferramenta e que fazia falta. Lembro-me em tempos de andar a procura de uma aplicação que permitisse algo do género, mas sem sucesso. Para os utilizadores cuja motherboard não suporta boot via USB, nada melhor que gravar um CD para ter sempre à mão.
Licença: GNU
Download: ploplinux-v4.0.6.iso [63 MB]
Homepage: PLOP