Um desses exemplos é o velhinho DOS e a janela que a ele dá acesso. O terminal, como muitos lhe chama, permite ainda que sejam realizadas muitas tarefas dentro do Windows, tornando-o uma ferramenta quase intemporal.
Mas o DOS merecia uma melhoria há já muitos anos, mas a Microsoft resolveu deixá-lo parado no tempo. Podem agora melhorá-lo com o recurso ao Clink.
O Clink é uma aplicação que permite melhorar o antigo cmd.exe, dando-lhe características que muitos vão de imediato reconhecer como sendo da bash do Linux.
Estas melhorias vão ser ao nível da forma como podemos usar a janela do DOS para realizarmos as tarefas, não sendo adicionada qualquer aplicação adicional.
Vai ficar mais simples chamarem comandos do Windows, navegar no histórico de comandos, repetir comandos e até, uma novidade, poder usar finalmente o Copy e Paste com recurso ao bem conhecidos atalhos do Windows.
São estas melhorias que vamos ter no DOS depois de termos instalado o Clink.
Características que o Clink adiciona ao DOS:
- Navegação nas linha de comando da mesma forma que na bash
- Completar de caminhos de sistema mais eficiente e superior (TAB).
- Paste directamente do clipboard (Ctrl-V).
- Suporte para completar de executáveis/caminhos e variáveis de ambiente
- Undo/Redo (Ctrl-_ ou Ctrl-X, Ctrl-U)
- Histórico de comandos melhorado
- Persistem através de sessões
- Pesquisável (Ctrl-R e Ctrl-S)
- Expansão de histórico (exemplo: !!, ! e !$)
Esta adição ao DOS deveria ter sido disponibilizada pela Microsoft há já muitos anos. Torna o DOS, e até o próprio Windows, mais simples de usar e muito mais capacitado.
Se querem ver o DOS com excelentes funcionalidades e com muito mais capacidades então testem e adoptem o Clink. Todos os que usam a bash de Linux vão ed imediato sentir-se em casa e os restantes vão ver o que têm estado a perder!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: Clink 0.3.1 [318KB]
Download: Clink 0.3.1 Portable [327KB]
Homepage: Clink
Sem comentários:
Enviar um comentário