quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[Apps]PNGGauntlet, comprimir o tamanho de imagens PNG

O formato de imagens PNG, nascido em 1996, tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, especialmente entre aqueles que trabalham na e para a Internet. No entanto e apesar de toda a oferta de banda larga que existe no mercado, o formato em questão apresenta na maioria das vezes um tamanho algo excessivo que com a utilização de uma imagem igual mas no formato JPG pode ser colmatado. Ora, aqueles e aquelas que pretendem tirar proveito do PNG sempre viram essa situação algo desconfiados pelo que a breve dica que se segue ensina como podemos reduzir drasticamente o tamanho, em espaço físico, de uma imagem neste formato.




O PNGGauntlet, que conheci AQUI, é uma poderosa ferramenta que pode comprimir imagens PNG tornando-as assim mais eficientes através da redução do tamanho do ficheiro, com a particularidade de manter exactamente a mesma qualidade de imagem – um verdadeiro compactador de imagens.
Ora ao existir a possibilidade de comprimir o tamanho de uma imagem PNG e manter a sua qualidade significa que muitos sites que adoptam este formato, caso utilizem a ajuda desta ferramenta poderão tornar-se mais rápidos no carregamento de páginas, reduzindo por lógica os requisitos da largura de banda. Quem diz páginas de Internet, diz também qualquer outro trabalho onde o PNG tenha sido utilizado.

Resumidamente, o PNGGauntlet funciona através da combinação de três ferramentas open-source de optimização de imagem: o PNGOUT, o Optipng e o DeflOpt – entregando assim ao utilizador final a melhor compressão possível. Apesar destas três mencionadas  ferramentas serem algo complexas para o utilizador comum, não são necessários quaisquer conhecimentos para tal, pois o PNGGauntlet faz a ponte de uma interface simples e funcional com as ferramentas, isto é, basta arrastar e soltar as imagens pretendidas para diminuir de tamanho físico, escolher uma pasta de saída, clicar em Optimizar! e esperar pelo rápido e potente resultado. Não há perda de qualidade, só existe perda de tamanho.
Como o seu programador não se quis ficar por aqui, o aplicativo apresenta ainda algumas funções extra, como pode ser a conversão dos formatos JPG, GIF, TIFF e BMP para PNG.

NOTA: as screenshots aqui apresentadas estão todas no formato PNG e todas foram comprimidas pela ferramenta a ser apresentada. Os resultados da compressão poderão ser visualizados na última screenshot, aqui mesmo em cima.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: PNGGauntlet 3.1.2 [901KB]
Homepage: Benjamin Hollis

Sem comentários:

Enviar um comentário