quarta-feira, 6 de julho de 2011

[Apps]CloseTheDoor – Controle o acesso de rede e os portos abertos

Para além de todos os problemas de segurança que podemos ter devido a vírus e outros tipos de malware, um dos que mais preocupa os utilizadores é o acesso indevido a portos ou serviços que temos na nossa máquina. Tipicamente esses acessos devem-se a programas que correm sem a nossa autorização e com intuitos menos claros.

No Windows, a forma de vermos essas ligações é através do comando de DOS netstat, mas este limita-se a apresentar uma lista sem que possamos interagir com ela. Com o CloseTheDoor vamos poder tomar as rédeas das ligações de rede que o nosso PC tem acessíveis para o mundo.


O CloseTheDoor permite que vos seja mostrada todas as ligações que estão activas ou em espera na vossa máquina. Conseguem desta forma verificar se existe alguma ligação mais estranha e sem a vossa autorização.

Para além dessa lista de ligações, o CloseTheDoor apresenta-vos ainda um conjunto de informação relativa a cada uma das ligações. Vão poder determinar qual o IP de origem da ligação, o porto associado, o número do processo no sistema operativo, o processo que está a originar ou a receber a ligação, quais os serviços associados e outra informação relativa à aplicação em si.

Para além de toda esta informação, o CloseTheDoor permite que acedam a um vasto conjunto de páginas web onde podem consultar informação que vos permitirá determinar se a ligação em causa é fidedigna ou se, por outro lado, pode ser considerada maliciosa. É ainda dado acesso a outras funções do próprio sistema operativo, tais como as interfaces de rede ou a gestão de serviços.

Para cada uma das ligações apresentadas podem ser realizadas acções específicas. Basta que para isso cliquem com o botão direito do rato em cima de uma das ligações e vejam as opções apresentadas. As três primeiras opções são sem dúvida as mais importantes e permitem que os utilizadores acedam ao local onde o executável está, que terminemos o processo em causa ou que vejamos os processos associados a esse serviço.

Outras funções que CloseTheDoor tem e que devem ser exploradas são a exportação da lista de ligações activas, a visualização das ligações a cada um dos IP’s da máquina em causa e muitas referências sobre serviços e portos que estão disponíveis na Internet.

Usem o CloseTheDoor para controlarem melhor os acessos que estão a ser feitos às vossas máquinas e para que consigam ver quais as aplicações que estão disponíveis através da Internet.

Aumentem a segurança do vosso computador com esta pequena verificação. Determinem comportamentos anormais e terminem-nos de forma simples, com um simples clique do rato. O CloseTheDoor está disponível numa versão portátil e noutra de instalação.

Licença: GPL v3
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: CloseTheDoor 0.2 Portable [86.5KB]
Download: CloseTheDoor 0.2 [123KB]
Homepage: CloseTheDoor

Sem comentários:

Enviar um comentário