quinta-feira, 3 de novembro de 2016

[Apps] H2testw 1.4 - Analisar Pen USB e SD Cards

Hoje em dia, o utilizador informático precisa do máximo possível de componentes que facilitem a portabilidade do seu meio de trabalho. Sejam eles discos amovíveis, serviços online com possibilidade de partilha entre vários dispositivos ou um pequeno espaço no bolso para despejar a Pen USB. Sim, porque  é bem provavel que não saia de casa sem o telemóvel e sem a Pen USB verdade?


Mas, antes de falar nesta ferramenta que analisa o hardware da Pen USB, vamos perceber um pouco o que é a memória flash que equipa uma Pen USB. Na Wikipedia explica razoavelmente bem o conceito: 'Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory'.

Memória flash é uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), desenvolvida na década de 1980 pela Toshiba, cujos chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação.

Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é frequentemente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e telemóveis.

Memória flash é do tipo não volátil o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso (embora não tão rápido como a memória volátil DRAM utilizadas para a memória principal em PCs) e melhor resistência do que discos rígidos.
Estas características explicam a popularidade de memória flash em dispositivos portáteis.
Outra característica da memória flash é que quando embalado num “cartão de memória” são extremamente duráveis, sendo capazes de resistir a uma pressão intensa, variações extremas de temperatura e até mesmo imersão em água.
A vulgarização deste dispositivo, trouxe ao mercado equipamentos de menor qualidade, não sufragados nos testes apresentados em cima no vídeo. É normal isso acontecer, é uma forma pouco correcta de baixar os preços e aumentar os lucros.
Este tipo de produto não dá garantias absolutamente nenhumas ao utilizador, muitas vezes já estão com problemas antes mesmo de saírem da embalagem. Antes de os utilizar teste a saúde da Pen USB.
Para isso aconselho a utilização do H2testw.

Como actua o H2testw?
Esta ferramenta permite que o utilizador teste a drive USB para despistar vários possíveis erros. Além das Pens USB, pode analisar cartões de memória, volumes de rede e mesmo discos de armazenamento externo.
Este software portátil, foi desenhado para executar testes de integridade e dimensionamento da flahs drive USB, cartões digitais e dispositivos de armazenamento externo. A aplicação executa vários testes de escrita, leitura, verificação dos dados escritos por comparação exacta. O teste exaustivo analisa ao pormenor o que foi escrito e o que foi lido para poder despistar passiveis erros.

Mas posso utilizar esta análise numa Pen USB já com dados?
Poder pode e a análise efectuada pela aplicação em nada irá danificar os dados já guardados na pen, mas somente se esta análise não encontrar qualquer erro na pen. Caso o erro seja encontrado, poderá ou não haver danos no que já lá está guardado. Alias, esse problema pode acontecer mesmo sem que utilize esta análise. Podemos é aplicar a velha máxima do “mais vale prevenir que remediar”.

Vídeo Informativo do processo:



Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: H2testw 1.4 [213.01KB]
Homepage: Heise

1 comentário: