terça-feira, 27 de maio de 2014

[Dica] Hack no Windows XP permite updates por mais 5 anos

Tenha suporte no seu Windows XP até 2019
Lançado em Outubro de 2001, o Windows XP chegou ao mercado quando o nível de propagação da banda larga e o número de equipamentos ligados à Internet eram ainda muito baixos, assim como a sofisticação e ocorrência de ataques cibernéticos.
Passados 12 anos, a Microsoft anunciou oficialmente a “morte” do XP, não oferecendo mais suporte a este sistema (apenas à versão Windows Embedded POSReady). Mas, surgiu agora na Internet um truque que permite tornar qualquer Windows XP num Windows Embedded POSReady, garantindo suporte por mais 5 anos.
winxp_03
De acordo com o site betanews, há um pequeno truque no registo que permite transformar qualquer sistema com o Windows XP num Windows Embedded Industry (conhecido com Windows Embedded POSReady 2009) garantindo assim suporte por mais 5 anos (Até 9 de Abril de 2019).
Como ter suporte no seu Windows XP até 2019?
Para aplicar o “hack” basta que abram o notepead, insiram o código seguinte e gravem, por exemplo, como XP.reg.
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\WPA\PosReady]
“Installed”=dword:00000001
Depois basta dar duplo clique e está feito!
winxp_04
Este truque é muito simples de aplicar mas apenas funciona em versões de 32 bits, mas há novidades aqui para quem tiver versões de 64 bits. Por enquanto o truque está funcional mas não se sabe até quando a Microsoft o irá permitir.

domingo, 4 de maio de 2014

[Apps] Homedale 1.43, escolher a melhor rede WiFi

Hoje em dia tornou-se banal a disponibilização por parte das mais diversas instituições do sinal wireless aos seus clientes. Há espaços públicos onde se encontram vários sinais disponíveis, é só escolher e ligar. Mas se existem vários como sei o que escolher? Será somente pela força do sinal?
Redes livres sem protecção são comuns em muitos locais, principalmente nesta altura de esplanadas e jardins com espaços onde podemos abrir o portátil e estar tranquilamente a navegar, mas sempre com cuidado. Cruzam-se redes abertas para o utilizador poder ter sinal navegável e a questão é como saber qual a melhor. Existem várias ferramentas que nos permitem saber isso.
homedale-wifi-00-pplware



Apresentamos, uma vez mais, o Homedale que verifica as redes existentes e nos informa sobre diferentes variáveis qual a melhor a incorporar. Um dos mais completos da sua gama. homedale-wifi-01-pplware
A principal informação que o utilizador precisa é a força do sinal WLAN, esta informação irá mostrar-nos qual a melhor conexão WiFi existente no lugar onde nos encontramos. À parte disso poderá ter toda a informação respeitante ao tipo de encriptação (WEP/WPA/WPA2), velocidade, canal, frequência, entre outras comparações gráficas muito interessantes.
homedale-wifi-02-pplware
Como se trata de uma ferramenta portátil  pode ser utilizada a partir de um qualquer suporte USB, basta correr o executável e a aplicação começará de imediato a detectar as ligações WiFi à sua volta. Por predefinição, aparecerá o seu adaptador e encontrará alguma informação sobre o mesmo.
homedale-wifi-03-pplware
O separador Access Points e o separador Access Point Signal Graph oferecem um visão completa de todas as redes wireless detectadas ao nosso redor. Neste caso, os sinais vizinhos são quase tão fortes quanto os caseiros, segundo aqui a localização do portátil.
homedale-wifi-04-pplware
A apresentação de Homedale poderia ser melhor? Poderia, mas de todas as formas a informação apresentada servirá para cerca de 90% dos utilizadores comuns deste software. A verdade é que o programa tem bastante potencial, muito além de uma mera ferramenta de detecção de redes. Existem alternativas? Sim, mas para quem ainda não tenha um programa do género, este pode ser uma mais valia.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8 / 8.1
Download: Homedale 1.43 [848KB]
Homepage: Homedale

[Dica] Estar protegido nas redes públicas com o Windows 8

O acesso à Internet é cada vez mais realizado através de redes wireless, nos mais diversos locais (ex. hoteis, aeroportos, parques públicos, shoopings, redes universitárias, etc). Hoje em dia, são raros os dispositivos que não dispõem de uma interface Wifi, permitindo assim a mobilidade dos utilizadores e simplicidade na ligação à rede.
No entanto, como se tratam de redes publicas,  o utilizador desconhece normalmente toda a infraestrutura e politicas de segurança implementadas. Como forma de salvaguardar, de certa forma, a nossa máquina numa rede publica, o Windows 8 traz um mecanismos mínimo de proteção. Vamos saber como activar.
wifi_01
Quando o dispositivo de um utilizador se liga a uma rede pública então este passa a estar na mesma rede/dominio que é normalmente usada por outros utilizadores que desconhecemos.  Isto quer dizer que utilizando ferramentas de varrimento de rede, facilmente podemos descobrir outros equipamentos que estão ligados à mesma rede.
Com o Windows 8, o utilizador pode optar por desligar os mecanismos de partilha de dados e também a ligação a outros dispositivos dessa mesma rede (na prática o Windows define um conjunto de regras na firewall, de acordo com o perfil escolhido).Normalmente este configuração aparece quando o utilizador se liga à rede mas nem sempre o utilizador lê a mensagem que aparece e acaba por manter activos os mecanismos referidos.
Estou ligado a uma rede publico. Como sei que os mecanismos de protecção estão activos?
Para quem já se encontra ligado a uma rede publica, basta usar as teclas Win + C e escolher a opção Settings na Charm bar
sharing_00
Em seguida, carregue sobre a rede onde está ligado
sharing_01
Em seguida, com o botão do lado direito do rato sobre o nome da rede onde estamos ligados escolhemos a opção Turn sharing on or off
sharing_03
…e por fim escolhemos a opção “No, don’t turn on sharing or connect to devices
sharing_04
Esta é uma pequena dica para quem tem Windows 8 e recorre com frequência a redes publicas. Com esta pequena configuração, e sem a necessidade de instalar software de terceiros, o utilizador passa a não ter o seu dispositivo exposto, o que dificulta um eventual ataque.

Homepage: Windows 8 – Turn sharing on or off

[Apps|Tutorial] ZoneMinder – Plataforma gratuita para Vídeo vigilância



Com o aparecimento dos minis-PCs,  as plataformas de Vídeo vigilância ganharam destaque uma vez que podemos implementar um completo serviço de Vídeo vigilância a baixo custo. É uma plataforma opensource que permite gerir uma ou várias câmaras de vídeo, nos mais diversos cenários.
Uma vez que vamos apresentar uns tutoriais interessantes, nesta área, nos próximos dias, aproveitamos hoje para vos dar a conhecer melhor o ZoneMinder.
zon_00
O ZoneMinder é uma fantástica plataforma para capturar, analisar, gravar imagens/vídeo e  também gerir os dispositivos responsáveis por essa captura (ex. câmaras de video). Esta plataforma oferece ainda um sistema de detecção de movimento, com gravação de imagens, podendo assim aumentar o segurança do cenário monitorizado, como por exemplo, Vídeo vigilância da nossa casa, do nosso carro.
zon_01
Tudo o que sejam eventos, estes são representados numa timeline, dando assim ao utilizador uma visão geral de todo o sistema.
zon_04
Ainda relativamente ao eventos, estes podem ser representados também através de thumbnails.
zon_05
Para visualização correcta das imagens das câmaras é necessário que o Linux as reconheça devidamente e estejam abrangidas pelo driver UVC (USB Video Class) com V4L (Video for Linux).
Podem consultar aqui uma lista de hardware suportado.
Principais características
  • Suporte para qualquer distribuição Linux (incluindo as distros para o Raspberry PI)
  • Suporta para câmaras USB e câmaras IP
  • Suporta para Pan/Tilt/Zoom, recorrendo a um diverso conjunto de protocolos
  • Aplicação feita em C++, perl e php
  • Base de dados MySQL
  • Deamons de captura e análise de vídeo permitindo redundância em caso de falha
  • Possibilidade de definir várias zonas de interesse, com vários graus de sensibilidade
  • Interface web
  • Suporte de vídeo em directo em mpeg e com várias imagens em jpeg
  • Suporte de replay de eventos, juntamente com diversas estatísticas
  • Notificação de eventos por email incluindo imagens dos acontecimentos
  • Suporte de ecrã com as várias câmaras
  • Possibilidade de upload automático dos eventos para servidores FTP, para backup.
  • Suporte multi-utilizador
  • Multi-língua
  • Suporte para executar outras aplicações, consoante um determinado evento
  • Suporte para dispositivos moveis
zon_06 zon_07 zon_08
O ZoneMinder pode ainda ser integrado em sistema de automação de edifícios, tendo suporte para o protocolo X.10, entre outros.
zon_02
Como referido, a partir da Interface WEB podemos controlar uma ou várias câmaras.
zon_03


Pequeno tutorial de instalação do zoneminder para ubuntu:
  1. Instalar o pacote do zoneminder e todas as suas dependências através do seu gestor de pacotes preferido
  2. Correr o seguinte comando na consola para instalar o ficheiro de configuração para o apache:
  3. sudo ln -s /etc/zm/apache.conf /etc/apache2/conf.d/zoneminder.conf
  4. Reiniciar o apache
  5. sudo /etc/init.d/apache2 force-reload
  6. Para que o zoneminder tenha acesso as configurações de video é necessário adicionar o utilizador www-data ao grupo video, com o comando:
  7. sudo adduser www-data video

Depois de executarem todos os comandos anteriores, já podem configurar o zoneminder através do endereço:

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Zoneminder 1.24.2 [942.89KB] Homepage: ZoneMinder

[Apps] Portable-VirtualBox: As suas máquinas virtuais na PEN USB

Quando se fala em virtualização, o VirtualBox da Oracle, para o segmento doméstico, é uma das plataformas mais populares. Com o Virtualbox podemos, por exemplo, ter um sistema operativo nativo e virtualizar outros sistemas operativos que pretendermos.
Além da virtualização, quem quiser “levar”, num disco ou PenUSB, as suas máquinas virtuais para usar em outra máquina nativa agora já pode fazê-lo, usando para isso o Portable-VirtualBox.
virtualbox_02
Uma das tecnologias que marca esta nova onda de tendências tecnológicas é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos, de uma forma simples, ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações ao nível das partições/disco. Como plataforma de virtualização, o Pplware aconselha o uso do VirtualBox ou VMware. No caso do VirtualBox, agora já é possível correr as máquinas virtuais através de uma Pen/Disco USB, recorrendo ao Portable-VirtualBox.
O Portable-VirtualBox é uma ferramenta gratuita que dá a possibilidade dos utilizadores executarem as suas máquinas virtuais, a partir de uma Pen/Disco USB, sem qualquer instalação.
Para usar o Portable-VirtualBox basta que siga os seguintes passsos:
Passo 1) Descarregar o Portable-VirtualBox aqui
Passo 2) Escolher um directório para extrair o software
Passo 3) Ir a pasta onde se encontra o Portable-VirtualBox descompactado e executar o  Portable-VirtualBox.exe.
portable_00
Nota: Para quem não tiver o Virtuabox instalado no PC, irá ver a seguinte interface que dá a possibilidade de descarregar a ferramenta de virtualização.
portable_01
Depois de ter a ferramenta a correr, basta que criem as vossas máquina virtuais ou importem as mesmas para esta versão Portable – pode ver aqui como fazer.
portable_02
As máquinas virtuais, por norma, ficam em Portable-VirtualBox\data\.VirtualBox\Machines. Para levar as máquinas virtuais na Pen/Disco USB, basta que simplesmente copie o directoria Portable-VirtualBox para dentro do dispositivo. Num outro sistema, basta que execute o Portable-VirtualBox.exe e inicie a máquina virtual que pretende. Veja também aqui como criar teclas de atalho e mais informações sobre este projecto.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Portable-VirtualBox
Homepage: VBox