segunda-feira, 7 de julho de 2014

[Apps] 5 Ferramentas diferentes para clonar discos

Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo.
São várias ferramentas para esta finalidade. Hoje deixamos algumas sugestões.
clonar
1) Clonezilla
Clonezilla é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados.
O resultado da clonagem pode ser guardado numa simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba ou servidor NFS. O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.
clonezilla_011
Homepage: Clonezilla
2) Redo Backup
O Redo Backup & Recovery é uma distribuição baseado no Ubuntu, que oferece um interface bastante simples e um conjunto de funcionalidades que permitem o backup e restauro de informação.
Segundo informações da equipa responsável pelo Redo Backup & Recovery, além da possibilidade de clonar discos, esta distribuição é capaz de recuperar na totalidade ficheiros que foram apagados acidentalmente ou devido à acção de vírus.
rede0
Homepage: Redo Backup
3) HDClone
HDClone é uma ferramenta que permite copiar o nosso disco, transformando-o numa imagem ISO. Posteriormente e depois de instalado e particionado o novo disco, o HDClone coloca a imagem no novo suporte.
hdclone
Homepage: HDClone
Simple HDD Cloner
Com esta pequena aplicação podemos então fazer cópias (clones) dos nossos discos rígidos. Basta definirmos qual o dispositivo de origem e o de destino. E no destino podemos inclusive indicar qual a pasta que queremos que albergue a nossa cópia.
simple_clone
Homepage: Simple HDD Cloner
EaseUS Todo Backup
EaseUS Todo Backup é uma solução completa tanto para cópias de segurança como para o respectivo restauro.
Tem a capacidade de proceder a uma cópia do estado atual do sistema por completo, dados, todas as configurações, ou apenas daquilo que pretender, incluindo partições ou discos completos, e restaurar o seu computador caso ocorra um problema no Disco Rigido ou outra calamidade.
easus
Homepage: Easus Todo Backup

Sem comentários:

Enviar um comentário