sexta-feira, 26 de agosto de 2011

[Apps]Patch My PC – Mantenha o seu PC actualizado

A necessidade de mantermos o software que temos no nosso computador actualizado deve ser um imperativo de todos. É acima de tudo uma questão de segurança, mas pode também resultar na aquisição de novas funcionalidades.

A existência de processos automáticos facilita este processo e evita que estejamos com a nossa máquina desactualizada. Uma ferramenta que permite essa actualização automática ajuda a termos de manualmente efectuar a verificação de novas versões. O Patch My PC faz isso de forma simples e muito modular.




Com o Patch My PC vão poder ter a vossa máquina devidamente actualizada e por conseguinte um pouco mais segura.

O Patch My PC tem o seu nível de actuação dividido em 4 áreas distintas. Uma crítica, onde é verificada a necessidade de actualização de software como o Flash, o Adobe Reader, o iTunes ou o Java.

Existem depois mais três zonas, de menor criticidade, e que foram divididas consoante a sua integração com o sistema operativo. Em primeiro lugar temos as aplicações. Podem escolher da lista apresentada quais as que pretendem que o Patch My PC actualize.

As duas áreas seguintes são específicas do sistema operativo e estão divididas em ferramentas, e aí podem iniciar alguns processos e programas que vos ajudam a manter a vossa máquina mais afinada. A última zona é dedicada às actualizações do sistema operativo. Podem aí iniciar o processo de verificação e instalação dos mais recentes updates.

No Patch My PC vão ainda encontrar outras opções adicionais, no menu Tools. Aí podem ver informação variada sobre o software que este actualiza e podem, por exemplo, criar um ponto de restauro.

A forma de utilização do Patch My PC é extremamente simples. Ao lançarem a ferramenta ela vai verificar a necessidade de actualização dos componentes que entende serem críticos. Será mostrado na janela de actualizações críticas o estado de cada uma delas. A vermelho são mostradas as que necessitam de actualização, a verde as que estão ok e a preto as que não foram detectadas no vosso Windows.

Após isso devem, se assim o pretendem, escolher da zona Optional, que software pretendem actualizar. No final podem iniciar o processo carregando no botão de execução da actualização.

Vejam no vídeo abaixo uma apresentação do e Patch My PC e o seu modo de funcionamento.


http://www.youtube.com/watch?v=E_Gt1HP88C4


Usem o Patch My PC para manter a vossa máquina mais actualiza e sem problemas de versões de software. É uma aplicação portátil e pode por isso ser executada em qualquer máquina, sem qualquer dependência.

Se gerem máquinas então aproveitem as funcionalidades que o Patch My PC vos oferece. Evitam perder tempo a verificar versões e a actualiza-las.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Patch My PC 1.2.2 [368KB]
Homepage: Patch My PC

sábado, 13 de agosto de 2011

[Dica]Windows – Aumente a taxa de transferência em dispositivos USB

ÚLTIMA HORA – Hotfix do Windows para aumentar a velocidade de transferência em dispositivos USB (Pen, MP3, discos externos, etc)

Enquanto utilizador do Windows 7 e Linux (Ubuntu, Mint e CentOS), sempre reparei que no Linux a taxa de transferência em dispositivos USB era bastante superior, quando comparada a um cenário idêntico mas no Windows 7. E se lhe dissermos que essa taxa de transferência era “limitada” devido a restrições do Windows 7?

Pois, era mesmo isso!!! A Microsoft disponibilizou ontem uma actualização para windows 7 e Windows Server 2008 R2 que permite ultrapassar essa limitação.

windows_00

A actualização identificada como kb2581464 permite que o Windows 7 ou Windows Server 2008 aumentem a taxa de transferência de dados para dispositivos USB. Segundo informações da própria Microsoft, depois de instalado o Update, a taxa de transferência passa dos 64 kilobytes para os 2 MB através do driver Usbstor.sys.

Para começar, faça download do UPDATE aqui, descompactem e depois corram o ficheiro Windows6.1-KB2581464-x86.

Depois de instalado o Update, devem seguir os seguintes passos no windows 7:

Passo 1 – Carregar em iniciar start button , escrever regedit e carregar em Enter

Passo 2 – Já dentro do registo do Windows, ir até:

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\usbstor

Passo 3 – Depois criar uma nova chave VVVVPPPP

Passo 4 – Carregar em Editar, depois Novo e depois escolher QWORDValue

Passo 5 – Escreva MaximumTransferLength e depois carregue em Enter

Passo 6 – Carregar em Editar e depois Modificar

Passo 7 - No campo Value data, insira o valor máximo de transferência de dados. Escolha a base Decimal e altere o valor para 2097120 (que equivale ao valor máximo para a taxa de transferência para dispositivos USB).

regedit_02

No final devem ter algo do género:

Nota: Caso achem os passos anteriores complicados, instalem o seguinte script (download aqui)

regedit_03

Feitas todas as alterações, devem reiniciar o PC e verificar se a transferência de dados de dispositivos USB (ex. Pens, MP3, discos USB externos) é efectivamente mais rápida. Deste lado está confirmado!

Homepage: Microsoft

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

[Dica]Aceder via Ubuntu a uma impressora partilhada na rede

As redes informáticas facilitam em muito a acção do utilizador, uma vez que podemos ter um conjunto de recursos partilhados e disponíveis a partir de qualquer lugar. Na sequência do artigo “Sabe como partilhar uma impressora no Windows 7”, hoje vamos aprender como aceder a uma impressora partilhada através do Ubuntu.

ubuntu_00

Para aceder a partir do Ubuntu a uma impressora partilhada na rede devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 - Carregar no botão “desligar” e escolher a opção “System Settings

printer_00

Passo 2 – Já dentro do Control Center, devem escolher Hardware e depois Printing

printer_01

Passo 3 – Depois carregamos em Add para adicionar uma nova impressora. Abrirá uma nova janela onde devemos escolher a opção “Find Networl Printer”. No campo Host devemos indicar o nome ou endereço IP da máquina que tem a impressora partilhada.

printer_03

Passo 4 – Caso o sistema com Ubuntu consiga chegar à máquina Windows (que tem a impressora partilhada), serão solicitadas as credenciais de acesso (neste caso, são as credenciais de acesso à máquina Windows).

printer_04

Passo 5 – Se a autenticação foi realizada com sucesso, será definido automaticamente o caminho para a impressora, usando o protocolo samba (smb).

printer_05

Passo 6 – Em seguida basta indicar a marca/modelo da impressora e indicar onde se encontram os drivers (ou numa pasta local, ou online ou o Ubuntu indica os drivers a usar)

printer_07

Passo 7 – Se os passos anteriores foram realizados com sucesso, chegados a este ponto, temos já acesso à impressora partilhada (no meu caso uma HP Deskjet f300). Para usar a impressora partilhada, basta escolher um documento e mandar imprimir para a mesma.

printer_08

Considerações finais

As redes informáticas (com recursos ao protocolo TCP/IP), permitem nos dias de hoje que os recursos sejam facilmente partilhados por diferentes sistemas. Podemos partilhar impressoras, discos (mais concretamente partições), aceder remotamente a outro sistema, partilhar rato e monitor…enfim, uma panóplia de situações.

[Dica]Saber como partilhar uma impressora no Windows 7

Em conversa com um aluno, ele questionava-me se havia a possibilidade de partilhar uma impressora entre vários computadores através do Windows 7. Referiu-me ainda que tinha todos os computadores ligados através de uma rede Wireless e que a impressora estava apenas ligada a um deles.

A solução para tal problema é bastante simples, bastando apenas partilhar a impressora, da mesma forma que partilhamos uma pasta.

printer_000

Para procederem à partilha de uma impressora na rede, usando o Windows 7 devem começar por aceder a Devices and Printers através do menu inicial.

printer_00

Em seguida definem a impressora, e carregando com o botão do lado direito do rato escolhem a opção “Printer Properties

printer_01

Estando já dentro das configurações associadas à impressora a partilhar, devem escolher o separador Sharing e carregar no botão Change Sharing Options.

printer_02

Essa opção possibilita definir os parâmetros de partilhar a impressora e ainda associar um nome à mesma.

Nota: É aconselhável que atribuam um nome simples para depois aceder facilmente via rede.

printer_03

O próximo passo é activar o serviço de partilha. Para isso, através do menu inicial procuramos por “Network and Sharing Center

printer_04

Das opções disponibilizadas, seleccionamos do lado esquerdo “Change advanced sharing settings

printer_05

Em seguida activamos o serviço de partilha através da opção “Turn on file and printer sharing

printer_06

No meu caso tive ainda de activar a opção “File and Printer Sharing for Microsoft Windows” que se encontra disponível através do menu Properties da placa que se encontra ligada a rede (wired ou wireless).

printer_07

Aceder à impressora através de outro PC

Para verificarem se acedem à impressora através de outro computador na mesma rede, basta abrirem o menu iniciar e indicar o endereço IP ou nome do PC que tem a impressora partilhada (ex:\\192.168.10.127)

printer_008

Caso tudo esteja a funcionar, aparecerá uma janela onde poderão ver a(s) impressora(s) partilhada(s) na rede.

Nota: Em alguma situações, carregando na impressora em questão, é solicitado que o driver seja instalado da mesma.

printer_08

Considerações finais

As redes informáticas permitem que tudo esteja ligado a tudo, facilitando assim a vida ao utilizador e poupando alguns recursos. Este é um processo relativamente fácil, permitindo que todos os equipamentos em rede usufruam do acesso à impressora e possam imprimir.