Pode tentar, mas o Windows não permite que crie uma pasta com o nome “con”. No XP, o nome será ignorado, já no Windows 7 e Vista recebe-se uma frustrante mensagem de erro. A verdade é que qualquer versão do Windows impede que se crie ou renomeie ficheiros e pastas para nomes como “con”, “prn”, “aux”, “com1” e “ltp1”.
Trata-se de uma antiga herança que os sistemas operativos Windows carregam do MS-DOS. Essas palavras são reservadas para a comunicação interna do SO e designam comandos e estruturas.

Portanto, mesmo o mais recente sistema da Microsoft é incapaz de interpretar tais sentenças como simples nomes através do Windows Explorer.

O termo “con”, por exemplo, origina-se da palavra “console” e prepara o sistema para entradas de texto a partir do teclado. O motivo para que tais comandos continuem presentes é a compatibilidade das versões modernas do Windows com programas e bancos de dados antigos.

Confira a lista de comandos reservados ao sistema:
CON, PRN, AUX, CLOCK$, NUL, COM0, COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8, COM9, LPT0, LPT1, LPT2, LPT3, LPT4, LPT5, LPT6, LPT7, LPT8, LPT9

Não adianta, o Windows não deixa!

Através da Janela de Comandos do Windows (actual “cmd”, linha de comandos) é possível criar pastas e ficheiros com qualquer um dos nomes acima. Mas, da mesma forma, o sistema impede que os documentos sejam eliminados pelo Explorador do Windows.