quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

[Info] Qual a diferença entre MBR e GPT?

Com a introdução do Windows 8 e com a adopção da problemática interface UEFI – (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) concebida para substituir a tradicional BIOS (Basic Input/Output System), houve também uma mudança no modelo de particionamento do disco rígido.
“MBR” ou “GPT são os modelos agora disponíveis, sendo que, apesar de arquitecturas diferentes, o GPT é considerado quase uma evolução do MBR.
Mas Qual a diferença entre MBR e GPT?
mbr_gpt

Partições nos discos rígidos
Na prática, particionar é o acto de dividir um disco rígido em múltiplas unidades lógicas (partições), isto é, como se múltiplos discos existissem dentro do disco físico. Mas qual a estrutura de particionamento do disco? MBR (Master Boot Record) ou GPT (Guid Partition Table).
Master Boot Record (MBR)
O MBR é um standard antigo, que todos certamente conhecem, e que define a estrutura das partições, mantendo a informação sobre como as partições lógicas estão organizadas no disco. Usando esta estrutura, há mais limitações do que propriamente vantagens.
  • Um disco pode dividir-se num máximo de 4 partições primárias (Para contornar esta limitação é possível dividir o disco até 3 partições primárias e 1 partição estendida). Uma partição estendida pode dividir-se em múltiplas partições lógicas. Cada partição primária e lógica tem a sua própria letra de drive.
  • Como o MBR usa 32 bits para guardar informações da partições, cada partição apenas pode ter um tamanho máximo de 2 TB
  • Toda a informação das partições é guardada apenas num único local (..se o MBR ficar corrompido…)
mbr
Guid Partition Table (GPT)
A estrutura GPT (Tabela de Partição Guid) é um novo layout relativo a particionamento de disco rígidos. O GPT traz muitos benefícios comparativamente ao tradicional MBR (Master boot record), dos quais se destacam:
  • Suporte para partições acima dos 2 TB (ou seja, 2^64 blocos, um máximo de 1 ZB). De referir que no Windows, devido ao sistema de ficheiros NTFS, este tamanho está limitado para 256TB
  • Apesar de poderem ser criadas um número ilimitado de partições, o GPT “apenas” suporta 128 partições primárias
  • Melhor estrutura/organização ao nível das partições
  • Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas
  • Aumenta a probabilidade de recuperação de dados, na existência de sectores do disco danificados, uma vez que tem um cabeçalho secundário (Secondary GPT Header) que funciona como backup da tabela de partições.
  • O campo Protective MBR funciona ao estilo do MBR, mas com suporte para 64 bits. Esta área funciona como como “mecanismo” de retro compatibilidade.
gpt_00
O modelo GPT é actualmente suportado pela maioria dos sistemas operativos. De referir, que no caso do windows, apenas as versões a 64 bits suportam este esquema de partições.
Como vimos, o GTP traz melhorias significativas comparativamente ao tradicional MBR e é este o único modelo de partições suportado quando activamos a interface UEFI.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

[Apps] Como obter qualquer versão do Windows e Office oficial

A Microsoft permite o download de qualquer ISO do Windows ou Office em vários portais da própria empresa. Desta forma, sem recurso à pirataria, os utilizadores podem obter legalmente uma cópia de uma versão do Windows e Office.
No entanto existe uma ferramenta que permite descarregar qualquer versão do Windows e Office, também legalmente, sem a necessidade dos utilizadores se registarem nos portais da Microsoft. Vamos conhecer a ferramenta Windows ISO Downloader.
Imagem pen USB com Windows 10

Sem qualquer problema e de forma oficial, a Microsoft permite que se descarreguem imagens do Windows ou do Office directamente e gratuitamente de vários portais, como por exemplo via TechNet ou TechBench.
Outra das formas é recorrendo à ferramenta Windows ISO Downloader.
Para descarrregar o produto que quer, basta selecionar a versão do Windows ou Office desejada do menu do lado direito. No caso so Windows podem obter as seguintes versões:
  • Windows 7
  • Windows 8.1
  • Windows 10
  • As versões disponíveis a Insiders (sem a necessidade de registo)

Em seguida escolham qual a versão que pretendem obter.

De refererir ainda, que no menu lateral, podem escolher qual o idioma em que pretendem obter uma determinada versão do Windows ou do Office.

Ao nível do Office podemos obter o:
  • Office 2007
  • Office 2010
  • Office 2011 para Mac
  • Office 2013
  • Office 2016
  • Office 2016 para Mac

Depois de descarregarem é só instalar. No caso do Windows podem criar uma PEN de instalação usando  Windows 7 USB/DVD Download tool ou então virtualizar o sistema usando, por exemplo, o VirtualBox ou VMWare. No caso do Office é só instalar no sistema. Se o seu Windows não reconhecer o formato .ISO, use a ferramenta WinCDEmu.
Depois, para que tudo fique operacional, é só registarem o produto com uma chave válida.

[Apps] WinCDEmu 3.6 – Montar ficheiros ISO e muito mais…

A forma mais rápida de emular uma imagem ISO,CUE, NRG, MDS/MDF, CCD, IMG numa drive
A Microsoft já fez saber que com o Windows 8 será possível montar ISO’s e VHD’s (ver aqui)
Para quem tem o Windows 7 (ou outras versões mais antigas) e necessita de uma ferramenta prática do tipo ‘one click’,o WinCDEmu é certamente a melhor ferramenta neste segmento.
wincdemu_00

O WinCDEmu é um software de código aberto que suporta ficheiros/imagens ISO, CUE, Bin, RAW, IMG e SMB. Basicamente, após instalar, o utilizador só tem de dar um clique na imagem que pretende abrir e está é montada automaticamente aparecendo no Menu Computador.
Depois de dar dois cliques na imagem, basta escolher a letra da drive
wincdemu_01
Desmontar Drive
Para desmontar a imagem, basta simplesmente usar o botão direito do rato e escolha a opção “Eject
wincdemu_02
Principais funcionalidades
  • Suporte para imagens ISO, CUE, NRG, MDS/MDF, CCD, IMG
  • Suporte para um número ilimitado de drives virtuais
  • Suporte para 32 e 64 bits
  • Possibilidade de criar facilmente ISO a partir do explorador do Windows
  • Disponibilização de uma versão portável (ver aqui)
  • Traduzido para cerca de 20 idiomas
Para quem nunca experimentou esta ferramenta, hoje é o dia ideal. Experimentem e digam de vossa justiça se não é uma pequena aplicação fantástica.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: WinCDEmu 3.6 [816.9KB]
Homepage: SysProgs