O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Outras características
Pcmanfm – rápido e funcional gestor de ficheiros que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao NautilusOpenbox – Um gestor de janelas, totalmente escrito em C, para o LXDE, que derivou do Blackbox. Mais uma vez a leveza e performances são factores predominantes.
Lightdm – O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos
Chromium (browser) – é o projecto Open-Source que está por trás do browser Chrome e do Chrome OS, da Google. Nele são testados e implementados os mais variados códigos e arquitecturas, para possíveis futuras adaptações no Chrome (digamos que é uma “cobaia”)
Slypheed (cliente de e-mail) – O Slypheed é um cliente de e-mail muito leve e user friendly que oferece a maioria das funcionalidades que são oferecidas por outros clientes de e-mail mais populares.
No categoria da Internet, o Pidgin (como IM por omissão) e o Transmission, para torrents, estão também disponíveis.
Produtividade (Office)
Como ferramentas de produtividade, o Lubuntu inclui o AbiWord, um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Além do Abiword, o Lubuntu inclui também o Document Viewer e o Gnumeric (como folha de cálculo).
No campo da multimédia, o Lubuntu oferece apenas umas ferramentas básicas. mtPaint como editor gráfico e o Simple Scan para digitalizações.
Jogos
Para diversão, o Lubuntu traz também um conjunto de jogos muito simples mas viciantes.
…entre muitas outras aplicações. Confira aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário