Para nos ajudar em situações como a descrita, apresentamos o PCI- Z. Esta é uma pequena grande ferramenta, que não requer instalação, que contorna o problema através da consulta a uma base de dados pública com a capacidade de identificar hardware – o PCI ID Repository – mostrando depois os respectivos nomes associados ao dispositivo tornando mais fácil a sua identificação.
O programa não podia ter uma interface mais simples. Basta correr o executável que não tem qualquer requisito especial, a não ser uma ligação à Internet, e ver de seguida a listagem, única, de hardware analisada e encontrada no nosso PC.
A criação da listagem é muito rápida, bastando alguns segundos para receber toda a informação completa. Poderemos aceder a uma simples tabela com cada dispositivo PCI (e respectivo código) , fabricante real, nome do dispositivo, juntamente com o subsistema e, se existir, alguma mensagem de erro .
Se por cima de um qualquer dispositivo clicamos com o botão do rato veremos as opções que nos permitem copiar os dados mostrados para a área de transferência.
Por outro lado, podemos exportar toda a informação para um ficheiro de formato CSV caso pretendamos consultar mais tarder alguma informação.
Tudo muito simples.
Temos de ser sinceros. O PCI- Z não é uma ferramenta para uso diário, no entanto a sua utilidade está mais do que provada quando algum dispositivo não é detectado ou é detectado de forma incorrecta. Sem dúvida a guardar num dos kits de emergência, pois nunca se sabe quando é que poderá solucionar-nos algum problema…
Sem comentários:
Enviar um comentário