sábado, 16 de fevereiro de 2013

[Apps] Windows Defender já tem versão offline e de arranque

Por muito que nos consigamos proteger e aos nossos computadores, a segurança nem sempre é garantida e acontecem situações em que necessitamos de ferramentas para nos limpar as máquinas e trazer de volta a estabilidade aos sistemas.
Existem muitas formas de proceder a essa limpeza mas a mais simples e mais usada em sistemas realmente comprometidos e com problemas de performance é o recurso aos CD’s de arranque com sistemas de recuperação e limpeza.
A Microsoft resolveu agora entrar neste campo e fazendo uso do seu software detecção e limpeza de virus, malware e outro software malicioso, o  Windows Defender, criou uma ferramenta offline e que permite que seja usada no arranque dos computadores.
WindowsDefenderOffline_0
Esta ferramenta, de nome Windows Defender Offline, tem a capacidade de limpar o vosso sistema sempre que detectarem problemas com o seu funcionamento devido à presença de vírus, malware ou outro software malicioso.
Sempre que precisarem de limpar a vossa máquina, que se apresenta com problemas e impossibilitada de correr ferramentas de limpeza de problemas, podem recorrer a esta versão do Windows Defender.
A forma de a usar é tão simples como as restantes que se encontram disponíveis e resume-se a fazer arrancar a vossa máquina pela pen USB ou pelo CD/DVD e seguir as instruções que forem apresentadas para procurar e resolver problemas.
Mas antes de poderem usar o Windows Defender Offline é necessário que criem o vosso media de suporte para utilização.
Este é um processo que a Microsoft criou para ser simples e rápido de usar. Tudo começa com o download da aplicação de criação do Windows Defender Offline.
Escolham a versão (32 ou 64bits) que se ajusta ao sistema operativo que pretendem limpar e comecem o processo com a execução da aplicação descarregada.
Notem que é importante que tenham atenção à versão que vão usar e que deve ser escolhida em função do SO em que a pretendem aplicar, não a do SO onde a ferramenta vai ser criada. Uma escolha incorrecta compromete a utilização do Windows Defender Offline.
WindowsDefenderOffline_1
Todo o processo começa com a apresentação por parte da ferramenta de criação do Windows Defender Offline, a explicação da sua utilidade e forma de utilização e os requisitos para o seu correcto funcionamento.
De seguida o processo real de criação do Windows Defender Offline vai iniciar-se e devem por isso indicar qual o tipo de media pretendem usar. Estão disponíveis três opções que são o CD/DVD, uma pen USB ou a criação de um ISO que posteriormente devem gravar.
WindowsDefenderOffline_2
O passo seguinte é completamente automático e é a criação do Windows Defender Offline. São apenas 3 passos que correspondem ao download do Windows Defender Offline ou dos ficheiros de actualização, da sua verificação e a incorporação na pen ou DVD.
Notem que caso tenham já uma pen criada para o Windows Defender Offline, com uma versão anterior, esta será apenas actualizada com as mais recentes assinaturas de vírus e formas de os eliminar.
WindowsDefenderOffline_3
No final deste processo é novamente mostrada a forma simples que podem usar o Windows Defender Offline. Toda a informação para podere usar o Windows Defender Offline numa máquina comprometida está lá. Basta reiniciarem o vosso computador com a pen ou o CD/DVD inserido e que façam boot por ele.
O Windows Defender Offline irá arrancar e dar-vos a possibilidade de analisarem o sistema e apresentará soluções para os problemas encontrados.
WindowsDefenderOffline_4
Fica assim apresentada e disponibilizada mais uma alternativa para combaterem problemas em máquinas que tenham sido comprometidas e que estejam com vírus, spyware ou outro software malicioso.
O Windows Defender Offline é simples de criar e ainda mais simples de usar, mantendo a interface a que os utilizadores encontram no Windows.
Pode não ser a ferramenta perfeita, mas permite que tenham acesso ao vosso sistema e que o possam limpar em caso de problemas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP (SP3)/ Vista/ 7/ 8
Download: Windows Defender Offline 32bits
Download: Windows Defender Offline 64bits
Homepage: Windows Defender Offline

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[Apps] Opswat’s Security Score – Avalie a segurança da sua máquina

Cada vez mais os utilizadores estão cientes da necessidade de tomarem medidas de segurança preventivas e de se prepararem contra intenções menos claras de outros utilizadores.
É muito mais frequente a instalação de um antivírus e a activação de uma firewal nos sistemas operativos, independente do grau de segurança que se pense estar disponível.
Mas e depois dessas medidas todas aplicadas estamos realmente protegidos? Não existe uma resposta taxativa, mas podemos usar ferramentas para avaliar essa mesma protecção. É esta a tarefa que o Opswat’s Security Score realiza.
opswat_1


O Opswat’s Security Score permite que analisem o vosso sistema e obtenham um resultado em função de diversas métricas que ele mede.
Para além do resultado obtido do sistema, mais importante que isso é a verificação dos principais itens de segurança associados ao sistema e o seu estado.
As verificações que o Opswat’s Security Score faz assentam em sete pilares fundamentais e que podem ser vistos de forma isolada. As zonas de segurança que são verificadas são as seguintes:
  • Firewall: Verifica se a firewall está instalada e activa no sistema.
  • Encriptação do disco: Se está instalado software de encriptação do disco e se o disco principal está encriptado.
  • Gestão de actualizações: Se as actualizações automáticas estão activas.
  • Backups: Verifica se o o software de backup está instalado e se algum backup está criado.
  • Partilha de ficheiros pública: Se software P2P está instalado no PC.
  • Antivírus: Se o antivírus está instalado, se tem a protecção em tempo real activa, quando fio actualizado pela última vez e se quando foi feita a última verificação total ao sistema.
  • Anti-Phishing: Verifica se o Anti-Phishing está activo nos browsers. Apenas verifica o Internet Explorer  e o Firefox. Controla ainda se existe outros software instalado para proteger contra estes ataques.
A verificação que o Opswat’s Security Score faz avalia cada um desses pontos sob vários factores e no final apresenta a sua pontuação com base na informação recolhida.
opswat_2
Após a verificação de cada um destes elementos é possível aceder a informação detalhada sobre cada um deles. Essa informação é especifica para cada elemento e ajuda a compreender a pontuação atribuída e quais os pontos a serem melhorados.
Caso no sistema esteja mais que um software alocado a uma função, a informação é detalhada para cada um deles e a métrica resulta da avaliação de ambas.
opswat_3
Esta não é uma ferramenta de segurança nem melhora qualquer um dos parâmetros fundamentais, mas garante e avalia  que garantias de segurança estão a ser aplicadas no vosso sistema e quais as que devem ser melhoradas.
Não requer qualquer instalação e pode ser usado em qualquer versão mais recente do Windows. Providencia informação válida para melhorarem a vossa segurança e dos vossos sistemas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: Opswat’s Security Score Beta [7.06MB]
Homepage: Opswat’s Security Score

[Dica] RKill, ajuda de emergência contra malware

Geralmente, quando o nosso PC é infectado por algum tipo de malware, o mais natural é que as ferramentas de antivirus nem sempre consigam de forma eficiente detectar ou até mesmo livrar-se dessa ameaça. Por vezes necessitamos de uma ajuda extra sendo aqui mesmo neste espaço que entram ferramentas como o RKill.
O grande objectivo desta ferramenta de segurança passa por tentar eliminar processos maliciosos, juntando-lhe a realização de alguns reparos básicos do sistema, de modo a que o nosso software de segurança possa remover todas as ameaças de forma eficaz
rkill

Antes de tudo, é muito importante compreender que a principal função do RKill passa somente por finalizar processos em execução. A aplicação não apaga nem mexe sequer nos ficheiros originais. Ora neste caso, quando reiniciarmos a nossa máquina o malware irá ser lançado de novamente. Insistimos para que tenham em conta que o programa não é de todo um substituto para uma ferramenta antivírus real, tratando-se apenas de um acessório potencialmente muito útil que nos pode ajudar caso o nosso software habitual de segurança tenha sido comprometido.
O RKill pode ser descrito como sendo uma ferramenta para todo o tipo de públicos, mais ou menos experiente. Não existem quaisquer opções, definições de configuração e não traz consigo qualquer interface. O seu funcionamente é simples: basta correr o executável, e de forma automática este começa a correr pelo nosso PC, mostrando numa janela de consola (modo ms-dos) toda a informação das acções que estão a ser efectuadas, guardando todas as operações num ficheiro de texto para referência futura.
rkill-01-pplware
Gostaríamos de alertar que, por vezes o RKill pode detectar alguns falsos-positivos, como foi o caso do teste efectuado onde um software da Freemake foi considerado como um malware a correr. De todas as formas, o próprio programador da ferramenta recomenda que corramos somente esta aplicação somente quando estejamos certos que o PC está infectado, ficando ao cuidado do utilizador a realização de backups de todos os seus softwares e trabalhos incluídos no mesmo.
Portanto, face às explicações acima referidas, podemos perfeitamente encarar o RKill como uma poderosa ferramenta mas de último recurso. Além do mais, corremos também o risco de o próprio malware reconhecer esta ferramenta e evitar que este tenha qualquer acção de defesa. Já nesta última situação, a página oficial do programador disponibiliza vários ficheiros, com nomes diferentes e aparentemente inocentes (iexplore.exe, userinit.exe, winlogon.exe, explorer.exe e assim por diante) de forma a que malware não reconheça o programa original.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8 – 32 e 64-Bits
Download: RKill 2.4.6 [1.71 MB]
Homepage: Bleeping Computer

[Apps]XBOOT – Multiboot em Pens e Discos USB

As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje equipamentos que desempenham funções de grande utilidade. Além da capacidade elevada de armazenamento, permitem ainda que possamos instalar ou correr sistemas operativos.
Então e se pretendermos combinar mais do que um sistema operativo ou utilitário na PEN ou Disco USB? A solução é Xboot!
xboot_00

O Xboot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários (ex. Acronis, Clonezilla, Ophcrack live CD, etc) num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO. A sua utilização é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar a imagem .ISO para cima da janela principal da aplicação. Para cada imagem .ISO carregada, será apresentada a informação sobre o nome, tamanho, categoria e o Xboot encarrega-se de calcular o tamanho total para que o utilizador tenha a noção do espaço livre no dispositivo.
xboot_02
Depois de adicionadas todas as imagens .ISO, basta ir ao separador QUEMU e definir qual o dispositivo que vai receber a “colecção” de sistemas operativos ou outro tipo de aplicações.
xboot_01
Para finalizar, basta voltar ao menu inicial e escolher uma das opções: Create ISO ou Create USB.
xboot_04
Considerações finais
Ao permitir desta forma criar multiboot dispositivos de armazenamento, o Xboot simplifica um processo que tende sempre a ser complexo e demorado.
O Xboot é compatível com Windows de 32/64 bits e requer que o utilizador tenha o Microsoft .NET Framework 4.0 instalado na máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: xboot vs 1.0.0.0 beta14 [8 MB]
Homepage: shamurxboot

[Apps] Puran Utilities 2.0, a revolução da manutenção no PC?

O Puran Utilities, é uma útil e completa ferramenta gratuita que oferece aos seus utilizadores um conjunto de mais de 20 utilitários agrupados e com funções bem distintas no que toca à manutenção correcta do nosso sistema operativo Windows e que promete surpreender tudo e todos.
Com todas as opções disponibilizadas poderemos obter um melhor desempenho do nosso computador com a grande mais valia do «modo automático», que com apenas um clique no rato mantém o computador limpo e livre de erros.




Resumidamente, o Puran Utilities permite-nos de forma objectiva manter o nosso sistema limpo, optimizado, desfragmentado, entre outras vantagens. Existe, por exemplo, um assistente de manutenção disponível que é bastante útil pois ajuda na obtenção de um melhor desempenho do seu computador.
Tal como mencionado, no Puran Utilities existe uma vasta gama de utilidades que se tornam preciosas ao longo do tempo e que servem para dar uma manutenção contínua a nosso PC. Aqueles e aquelas que se preocupam em manter o sistema a funcionar sem problemas, têm uma panóplia de utilitários de manutenção que são mais do que suficientes para conseguir esse objectivo eficazmente. Entre eles podemos encontrar ferramentas para:
  • Verificação do disco rígico (Disk Check);
  • Desinstalador (Uninstaller);
  • Gestor de programas de arranque (Startup Manager);
  • Gestor de Serviços (Service Manager);
  • Limpeza do disco rígido (Disk Cleaner);
  • Limpeza de pastas vazias (Delete Empty Folders);
  • Correcção de atalhos (Fix Shortcuts);
  • Limpeza do Registo do Windows (Registry Cleaner);
  • Desfragmentação do Registo do Windows (Registry Defrag);
  • Desfragmentação do disco rígido (Puran Defrag);
  • Pesquisa de ficheiros duplicados (Duplicate File Finder);
  • Recuperação de informação (Data Recovery);
  • Análise aos ficheiros mais acedidos do disco (Disk Files);
  • Optimização para jogos (Gaming PC);
  • Eliminar ficheiros de forma permanente (Permanente Delete);
  • Limpeza geral do Disco, parcialmente ou na totalidade (Disk Wipe);
  • Temporizador para encerramento (Shutdown Timer);
  • Dividir ficheiros de pequena ou grande dimensão (Splitter);
  • Apagar histórico dos nossos passos, seja na Internet seja em diversos programas (Delete History);
  • Optimização por processos programados (Batch Fix)
  • Guia de manutenção passo-a-passo (Maintenance Wizard);
  • Converter o nosso PC aos serviços mínimos de funcionamento poupando recursos (Minimal PC);
  • Informações sobre o nosso PC (System Information).
Podemos partir de vários principios como por exemplo o facto de o disco rígido ser um dos principais motores do nosso computador e ser colocada à nossa disposição uma ferramenta de verificação de disco e que ainda pode corrigir eventuais erros encontrados. Por outro lado temos também um desinstalador que ajuda a libertar espaço em disco e uma ferramenta de desfragmentação, do disco e do registo, que permitem optimizar o layout e desempenho.

Para aqueles que se preocupam mais com a privacidade, existe um utilitário completo de limpeza que vai limpar o histórico tanto da cache dos exploradores de Internet mais conhecidos (Internet Explorer, Firefox, Chrome)  como também da utilização de programas populares (Explorador do Windows, Winzip, Winamp, Office, a Área de Transferência, Filezilla, 7-Zip, etc).

Quando precisarmos de maximizar os recursos do sistema, como por exemplo quando pretendemos jogar ou executar software de uso intensivo do hardware e queremos garantir que não há nada de supérfluo no funcionamento do sistema em geral, temos à disposição uma ferramenta para tal, cortar as gorduras de tudo aquilo que na verdade não faz falta ao funcionamento essencial no nosso PC. O componente coloca o PC nos «serviços mínimos» e permite facilmente alternar entre perfis de serviços.

De forma quase indiscutível, uma das características que melhor se apresenta é o Assistente de Manutenção (Maintenance Wizard), pois enquanto o programa de forma separada torna bastante simples a melhoria do desempenho com a sua variedade de ferramentas de limpeza e manutenção, com este assistente podemos executar vários componentes, um após o outro, de forma automática – tenham em conta que pode levar algum tempo na execução de várias ferramentas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista / XP / 7
Download: Puran Utilities 2.0 | Download via KeroDownload [10.12 MB]
Homepage: Puran Software

[Apps]Puran Defrag, desfragmentar é sinónimo de optimizar

Há quem acredite neles e há quem duvide da sua legitimidade para ajudar o nosso sistema, falo dos conhecidos desfragmentadores de informação. O que é certo é que, já dos meus tempos de DOS os desfragmentadores já existiam (uma das mais famosas nas primeiras versões do norton) e, cada vez que o utilizava, no final sentia um boost ainda que ligeiro do meu 386SX a 25Mhz.
Mas como não estamos para falar de história mas sim do presente, e por acreditar que um bom desfragmentador do disco rígido pode trazer nada mais que benefícios, gostaria de apresentar o Puran Defrag - um desfragmentador de disco muito próprio e muito simples de usar, que tem como missão desfragmentar ficheiros e optimizar o sistema, reunindo todos os fragmentos de um ficheiro e alocando tudo num só espaço ou no mesmo conjunto, acelerando dessa forma a leitura da informação no disco.




Os ficheiros que um disco rígido contém vão sendo gravados de forma aleatória, contribuindo, a longo prazo, para uma notória deterioração da performance de acesso aos mesmos, pois estão totalmente fragmentados, que é como quem diz, espalhados pelos mais diversos sectores do disco. Ora uma ferramenta que nos ajuda automaticamente a reunir todos esses fragmentos o máximo possível só pode ser benéfica.
O programa inclui algumas opções de configuração úteis. Assim, seremos capazes de reorganizar directórios para acesso mais rápido, seremos capazes de excluir ficheiros específicos do processo de desfragmentação, o que a tornará mais rápida. Além do mais o Puran Defrag inclui o seu algoritmo próprio de optimização inteligente de maneira a colocar os ficheiros acedidos com maior frequência na parte mais pequena do seu disco rígido, o que inevitavelmente fornece um impulso significativo da velocidade.

O Puran Defrag pode ser usado de diferentes maneiras: podemos desfragmentar ficheiros seleccionados pelo botão direito do rato a partir do Explorador do Windows, por exemplo; ou reorganizar todo o disco rígido, ou executar o defrag no momento do arranque para que ele possa trabalhar com os ficheiros do sistema.

Por outro lado, além da vulgar desfragmentação do disco, o Puran Defrag traz consigo a desfragmentação do arranque (Boot Time Defrag) cuja qual visa diminuir o tempo do arranque através da desfragmentação e optimização dos ficheiros do arranque e do sistema.

A verdade é que, apesar de não existir versão em português, a interface e opções são do mais básico que pode existir sendo que os resultados são do melhor. Evitado será dizer que os resultados dependem de máquina para máquina e que cada caso é um caso, podendo variar no alcance da obtenção de resultados.
Principais características:
  • Puran Inteligente Optimizer – PIOZR;
  • Directórios de consolidação para aumentar a velocidade;
  • Optimização por libertação de espaço;
  • Desfragmentação Automática;
  • Boot Time Defragmentation para ficheiros sistema;
  • Baixa Prioridade para ir desfragmentar enquanto trabalhamos no PC;
  • Ficheiro / Pasta Individual para desfragmentar de forma selectiva;
  • Suporte tanto a GUI como a modo de consola de linha de comando;
  • Reiniciar / Encerrar após a função de Boot Time Defragmentation;
  • Suporte nativo para as versões do Windows 64 bits

NOTA: aquando da instalação somos indagados para instalar um software da Babylon que em nada contribui para o correcto funcionamento do programa, pelo que devem decidir se pretendem ou não instalar o software. Notem também que o programa é gratuito para uso pessoal e não-comercial. Caso pretendam utilizar o Puran Defrag numa empresa devem adquirir uma uma licença.

Licença: Freeware para uso pessoal
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Pura Defrag 7.5 | Via KeroDownload [3.39 MB]
Homepage: Puran Software