sábado, 30 de outubro de 2010

[Apps]Oracle VirtualBox 3.2.0 disponível

Novidades no suporte para MacOS

Depois da aquisição no início do ano da Sun Microsystems pela Oracle Corporation, foi ontem lançada a primeira versão do VirtualBox com o carimbo da Oracle.

O VirtualBox passa agora a chamar-se Oracle VM Virtualbox e esta nova versão traz consigo muitas novidades e melhorias.

virtual_Box

VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores tirar partido de todo o potencial da virtualização. Nesse ambiente virtualizado podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual – não permanente.

virtualBox_00

Depois de referir em outros artigos que tenho realizado alguns testes exaustivos com o VirtualBox e VMWare e a conclusão que tiro é que o VirtualBox está efectivamente melhor e esta nova versão vem reforçar o meu contentamento e confiança desta aplicação no processo de virtualização de sistemas operativos.

Principais novidades

  • Suporte experimental para MacOS
  • Suporte para os mais recentes processadores da Intel
  • Melhor desempenho para sistemas operativos Windows e Solaris na inicialização de máquinas virtuais
  • Configuração de NAT (Network Address Translation)
  • Novas funcionalidades a nível de Hypervisor
  • Novos recursos CPU Hot-Plugging e Page Fusion(reaproveitamento de memória, aquando do funcionamento de máquinas virtuais com conteúdos semelhantes)
  • Sistema de armazenamento totalmente redefinido para bibliotecas I/O e melhorias na aceleração de vídeo através do VirtualBox Remote Display Protocol (VRDP)
  • Novos ícones

Confira todas as novidades aqui

virtualBox_01

O Oracle VM Virtualbox 3.2 apresenta também algumas melhorias no suporte ao Ubuntu 10.04 e também a possibilidade experimental o sistema operativo da Apple.

Neste momento, o Oracle VM Virtualbox é compatível com Mac Intel que tenha com sistema operativo o OS X 10.4 Tiger ou versões superiores.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS (experimental)
Download: [Win] VirtualBox-3.2.0-61806-Win.exe [69,64 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-3.2.0-61806-OSX.dmg [69,64 MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

[Apps]Instale e experimente o Android no seu PC

O Android é considerado por muitos como o sistema operativo do momento. As vezes em conversa, quando refiro que o meu smartphone usa Android, alguns utilizadores ainda me questionam sobre o que é isso do Android. É certo que o Android ainda não atingiu o seu nível de popularidade, mas com as publicidades que têm aparecido no âmbito dos telemóveis/smartphones o Android será brevemente um termo conhecido de todos.

Bem, mas é só possível testar o Android se tiver um telemóvel/smartphone? A resposta é NÃO!, e hoje vamos ver como colocar o Android a funcionar num PC.

Android_000

Há muitas formas de colocarmos o sistema operativo Android a funcionar no nosso PC. A forma mais simples é através de uma máquina virtual, usando para isso o VMWare ou o VirtualBox. No entanto podemos também instalá-lo nativamente na nossa máquina sem qualquer problema.

Hoje vamos testar/explorar o Android através do VirtualBox. Para isso devem seguir os seguintes (simples) passos:

Passo 1 – Caso ainda não tenha o virtualBox instalado, pode fazê-lo a partir daqui

Passo 2 – Download do sistema Operativo Android android-x86-1.6-r2.iso

Passo 3 – A partir de agora é criar uma máquina virtual “normalíssima”, com base no .iso do sistema operativo Android

Para começar, indicamos qual o nome para a nossa VM

Android_00

Em seguida, definimos quando vamos partilhar da nossa memória RAM total para a máquina virtual (Para este exemplo, defini 512 MB de RAM e o rendimento é excelente)

Android_01

Depois mandamos criar o disco rígido virtual para a nossa VM.

Android_02 Depois das “pré-configurações” e criada a nossa máquina virtual, mandamos iniciar a mesma através do botão “iniciar”

Android_03Durante o processo de arranque, teremos de indicar onde se encontra o sistema operativo (para instalar nativamente ou apenas correr em live mode).

Para isso, indicamos ao VirtualBox onde se encontra a nossa imagem .iso, obtida no passo 2

Android_04 Depois de tudo configurado, o sistema arrancará normalmente dando a possibilidade ao utilizador de arrancar em Live mode ou de ser instalado nativamente no nosso sistema. Para este exemplo, vamos correr como LiveCD – Run Android-x86 without Installation

Android_05

O sistema operativo é bastante rápido no boot, e em breves segundos está disponível para o utilizador.

Android_06Para quem está habituado a este sistema operativo num smartphone, a grande diferença que nota é que no PC temos uma teclado e um rato para interagir com o mesmo (ahhh..não esquecer que não podemos realizar chamadas pois não temos como obter rede de uma operadora, mas temos endereço IP via NAT do virtualbox).

Android_08

De resto é tudo igual. Vamos ver por exemplo o Menu com as diversas aplicações disponíveis.

Android_000

O pplware também funciona muito bem através do browser disponível no Android, e sem qualquer problemas a nível do flash.

Android_07O resto deixo para vocês testarem e explorarem. Para quem não possui um smartphone ou telemóvel com Android, esta pode ser uma excelente forma de testar o tão badalado sistema operativo Android.

[Apps]LaunchLater 1.5 – Programe o iniciar das aplicações

Uma das preocupações que devemos ter nos nossos sistemas operativos, é o consumo de recursos por aplicações parasitas, inúteis e ineficazes. Tenho insistido neste ponto, pois ao nível da velocidade de utilização do Windows, este problema é fulcral. Será tanto mais cómoda a utilização, conforme a optimização deste ponto em concreto.

Nos PC’s novos, é um problema tanto bloatware, nos computadores das pessoas menos experientes são as aplicações parasitas que não pedem licença para entrar e nos computadores dos utilizadores mais avançados são as ferramentas indispensáveis ao inicio da actividade. E se tudo estivesse desligado e fosse programado o lançamento individual de cada aplicação?

Pois é o que lhe proponho hoje a título experimental. Vamos tirar tudo o que arranca com o Windows, em termos de aplicações. Vamos desligar mesmo do arranque a suite de segurança.

Agora vamos configurar esta ferramenta para abrir as aplicações de forma ordeira e programada. Esta tentativa de performance, irá possibilitar que o Windows arranque nalguns segundos, depois vá colocando em modo activo cada uma das aplicações que irá necessitar.

Faça adicionar, depois procura o executável da aplicação e coloque o atraso que será carregada a aplicação após o arranque definitivo do Windows.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Xp/Vista/Win7
Download: LaunchLater 1.5 [1.13MB]
Homepage: LaunchLater

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

[AppsTed 0.9715 – O Perdigueiro das Séries Televisivas

Eu não passo muito tempo a ver televisão. Confesso que me cativa mais o mundo da Internet e da informática do que a televisão, mas o pouco que vejo são essencialmente séries ou filmes. As séries acabo por perder o interesse porque não as consigo seguir com assiduidade.

Mas e porque não os saquei da Internet? Hmmm principalmente por preguiça de os procurar, de os descarregar e depois de os estar a ver sem um sequência lógica. Se tivesse conhecido antes o Ted… tudo seria mais interessante.

Ted é uma aplicação desenhada para procurar séries televisivas e enviar em formato torrent para o nosso cliente de torrents as descarregar.

Esta é uma aplicação que merece uma atenção especial, pois serve os muitos “viciados” nas séries de televisão que são hoje um grande foco de audiências. Esta aplicação é muito intuitiva, tem uma base de dados, relativamente às séries, grande, actualizada e muito informativa.

Como automatizar o processo?

Primeiro temos de ter um cliente de torrents que irá descarregar as “sementes” que o Ted encontrará e descarregará.

  • No utorrent, deixo uma pasta configurada para auto-carregar os torrents que caiam nessa pasta, vinda do Ted.
  • No Ted, configuro uma série para que, ao encontrar o próximo episódio (permite escolher a partir de que episódio queremos fazer o download). No dia do episódio (caso este ainda não tenha sido apresentado), o TED, que usa uma base de dados do site http://www.tvrage.com, encontra o torrente da séria via RSS,. Depois, como é pormenorizado, permite que o utilizador escolha, além da séries, o capítulo. Após todo este processo configurado, coloca o torrent descarregado via RSS dentro da pasta de predefinida para o utorrent.

A informação está de tal forma bem organizada que, quando são várias séries escolhidas para o download, ele indica qual o dia da semana onde será exibido o próximo episódio, e também as séries que estão interrompidas.

É uma ferramenta brilhante para aquilo que foi talhado. A cereja em cima do bolo, é a possibilidade de podermos escolher também se queremos as séries em HD ou não.

Depois podemos ajustar algumas preferências, usando a configuração. É uma excelente ferramenta para quem não pode passar sem as séries que têm sido amplamente usadas nas TV’s mundiais.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Ted 0.9715 [4.2MB]
Download [mac]: Ted 0.9715 [5.0MB]
Download [linux]: Ted 0.9715 [2.10MB]
Homepage: Ted

[Apps]TapinRadio 1.19 – Rádio do Mundo no seu PC

Uma aplicação completa, muito bem apetrechada com opções interessantes.

São milhares de rádios divididas por género e por países. A cada sete dias esta lista é actualizada, trazendo as novas e retirando as que vão caindo. Traz muitas funções e opções que permitem até adicionar extensões do Winamp. Personalize a cor do fundo, dê prioridade a esta aplicação, coloque esta aplicação a gerir o tempo e funcionamento do seu computador, pode colocar uma hora para esta aplicação desligar e com isso desligar também o computador. Provavelmente esta opção foi criada para poder gravar as suas emissões e de seguida desligar a máquina… mas está tudo lá.

Como são milhares de estações de rádio, use a pesquisa para procurar um género, uma estação que tenha em mente ou uma frequência dentro de uma país. Crie a sua lista de favoritos, adicione alguma rádio caso não a tenha no vasto leque de ofertas, através da URL de streaming dessa mesma rádio.

Características Principais:
  • Suporte para os formatos áudio mais comuns de rádios online (mp3, wma, ogg vorbis, aac etc…)
  • Rápida pesquisa dentro das categorias
  • Passagem suave entre as estações de rádio
  • Grava o que está a ouvir, permitindo separar diferentes músicas em ficheiros separados
  • Verificação automática de actualizações da aplicação e da lista de estações de rádio
  • Suporte para Windows XP, Vista, Windows 7 (32 e 64 bit)
  • Possibilidade de criar grupos de favoritos
  • Possibilidade de acrescentar manualmente estações de rádio
  • 11801 Rádios disponíveis hoje
  • Tags para o Messenger
  • Extensões de letras
  • Suporte à utilização de Proxys
  • Atalhos de teclas
  • Versão portátil
  • Temporizador que permite desligar o TapinRadio, bem como o computador


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Xp/Vista/Win7
Download: TapinRadio 1.19 [7.70MB]
Download: TapinRadio 1.19 Portable [10.78MB]
Homepage: TapinRadio

[Apps]MouseFighter – Controle o rato com o teclado

A integração dos diferentes periféricos com os nossos PC’s tem vindo a melhorar desde que estes foram introduzidos. Temos actualmente uma panóplia de periféricos que nos permitem fazer quase tudo sem recorrer ao teclado. Mas e se um desses periféricos avariar ou desaparecer? Estamos metidos em trabalhos.

Imaginem controlar o vosso PC sem o rato! Por incrível que pareça não é assim tão difícil se recorrem ao MouseFighter.


O MouseFighter consegue simular na perfeição o vosso rato. Conseguem desta forma evitar a utilização de forma repetitiva dos movimentos do rato e terem de estar a retirar as mãos do teclado, o que melhora a vossa produtividade.

Existem teclas para os quatro movimentos básicos e ainda mais três para os botões que normalmente acompanham o rato. Se pretenderem podem ainda activar duas teclas que permitem o navegar entre janelas e efectuar saltos dentro do ecrã.

A sua forma de utilização é extremamente simples. Basta definirem as teclas a serem usadas e depois disso activem o MouseFighter. Agora devem usar as teclas de direcção para navegarem para o objecto pretendido e depois usem as teclas de botão para agirem com esse objecto (janela. botão ou o que quer que seja). Voltem a carregar na tecla de activação e passam a ter novamente o teclado ao vosso dispor.

Porque existem diversos tipos de teclado disponíveis, o MouseFighter está preparado para uma disposição de teclas standard ou ergonómica.

As configurações disponíveis no MouseFighter estão centradas nas teclas a serem utilizadas. Podem definir quais as teclas de movimento (esquerda, direita, cima e baixo), as teclas dos botões do rato e a tecla de activação. É ainda possível definir o ritmo a que o cursor acelera e trava.

Vejam no vídeo abaixo a forma de utilização do MouseFighter e compreendam a utilidade desta ferramenta.

http://www.youtube.com/watch?v=bE9GObSE5Cw

Fica então apresentada uma ferramenta que podem usar para substituir na íntegra o vosso rato. Evitem movimentos repetitivos no pulso e que vos causam problemas e aumentem a vossa produtividade ao não retirarem as mãos do teclado para irem mover o rato. Concentrem-se no teclado e a partir dai façam a gestão dos vossos “movimentos”.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: MouseFIGHTER 5.4.1 [1.73MB]
Homepage: MouseFIGHTER

[Apps]Notepad Replacer – Troque o seu editor de texto

As ferramentas que acompanham os nossos sistemas operativos nem sempre são as ideias para nós. Se bem que são as que quem o desenvolveu entendeu serem as melhores para agradar a um vasto número de utilizadores, têm lacunas e faltam funcionalidades que quem faz uma utilização mais intensiva tem necessidade.

O Notepad é um excelente exemplo de uma dessas ferramentas. Perfeito para quem quer escrever ou editar ficheiros de texto, mas não tem presente funcionalidades que muitos outros editores oferecem. Na maioria das vezes os utilizadores optam por outras soluções mais capazes e robustas, deixando o Notepad para trás, mas infelizmente os ficheiros de texto insistem sempre em ser abertos por este. O Notepad Replacer consegue resolver esse problema de forma simples.


Esta aplicação, que apenas deve ser executada uma vez para que seja realizada a substituição, consegue substituir o editor por omissão do Windows para o que definirem.

Este software é uma excelente alternativa a muitos truques e dicas apresentadas por essa Internet fora e que requerem alterações ao registo do Windows ou a instalação de software que consume recursos do vosso PC. Executem o instalador, cumpram os passos apresentados e indiquem o caminho para a aplicação que pretendem usar. Apenas e só isso.

O reverter do processo é tão ou mais simples que a sua activação. Basta desinstalarem o Notepad Replacer e o Notepad volta a ser o editor pré-definido.

A lista de aplicações em que o Notepad Replacer teve sucesso na substituição é extensa e encontra-se abaixo:

  • BDV Notepad
  • EditPad Pro
  • Komodo Edit
  • Metapad
  • Microsoft Visual Studio 2005/2008/2010
  • Microsoft Word 2003/2007/2010
  • Microsoft Wordpad
  • Notepad++
  • Notepad2
  • Notepad GNU
  • NoteTab
  • Programmers Notepad
  • PSPad
  • Scintilla Text Editor (SciTE)
  • Sublime Text
  • UltraEdit
  • Win32Pad

Com certeza que encontraram na lista apresentada o vosso editor de eleição.

Depois de instalado o Notepad Replacer só têm mesmo que chamar o Notepad e vão ver o vosso editor escolhido ser aberto. Da mesma forma ao clicarem num ficheiro que tem o Notepad como editor, vão ver que ele é aberto no mesmo editor.

Esta ferramenta acaba com o trabalho extra de estarem ou a definir o vosso editor como o seleccionado para ficheiros de texto ou terem de abrir esse editor antes de editar os ficheiros pretendidos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000/ 2003/ XP/ Vista (x86/x64)/ Windows 7 (x86/64)/ 2008
Download: Notepad Replacer 1.1.4 [0.58MB]
Homepage: Notepad Replacer